Por que a escola não ensina a gramática assim?

Por que a escola não ensina a gramática assim? Stella Maris Bortoni-Ricardo...


Compartilhe


Por que a escola não ensina a gramática assim? (Estratégias de ensino #47)





A pergunta feita pelos futuros professores nas salas de aula dos cursos de Letras quando se deparam com explicações simples de questões gramaticais, torna-se agora o título deste livro: Por que a escola não ensina gramática assim? Este livro vem contribuir para a discussão e reflexão sobre tópicos de gramática, de fenômenos fonético-fonológicos, morfossintáticos e semânticos que ocorrem tanto na variedade de prestígio quanto nas variedades estigmatizadas, empregadas em vários contextos de uso, nas modalidades orais e também em alguns gêneros escritos do português brasileiro. Todos esses fenômenos não são trabalhados em livros didáticos e em gramáticas da forma como são registrados aqui. Por que a escola não ensina gramática assim? baseia-se em explicações segundo princípios funcionais dos usos reais da língua. Propõe respostas às inquietações de alunos e professores quanto aos modos de ensinar, compreender e fazer uso da língua em movimento e desvenda parte da complexidade implicada nos empregos linguísticos dinâmicos numa proposta pedagógica contemporânea. Além de apresentar discussão e reflexão, a obra ainda faz sugestões de como trabalhar cada tema em sala de aula.

Didáticos / Técnico / Educação

Edições (1)

ver mais
Por que a escola não ensina a gramática assim?

Similares

(10) ver mais
Manual da Boa Escrita
Nova Gramática do Português Brasileiro
Educação em Língua Materna - A sociolingüística em sala de aula
A ordem do discurso

Resenhas para Por que a escola não ensina a gramática assim? (2)

ver mais
Livro ainda distante da realidade da sala de aula
on 3/9/20


Por causa do título do livro, esperava uma obra que, de fato, me ajudasse a repensar e replanejar minhas práticas de ensino de gramática em sala de aula - sou professora de português do Ensino Fundamental 2. No entanto, minhas expectativas não se efetivaram, porque o livro é teórico demais. Os autores focam mais na explicação teórica dos fenômenos linguísticos do que nas reflexões sobre como ensinar esse fenômenos em sala de aula. Ao final de cada capítulo, há sugestões de atividades, ... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 3.6 / 10
5
ranking 10
10%
4
ranking 50
50%
3
ranking 30
30%
2
ranking 10
10%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Leo Barbosa
cadastrou em:
22/10/2014 08:25:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR