O Inquilino do Imaginário

O Inquilino do Imaginário Emílio Romero


Compartilhe


O Inquilino do Imaginário


Formas de alienação e psicopatologia




Este é um livro de questionamento. Pelos temas tratados parece um manual de Psicologia do anormal, mas é muito mais que isso. Nele se questionam alguns temas que se passam por alto ou simplesmente não se mencionam neste tipo de manuais.
Já no primeiro capítulo nos formulamos uma pergunta iniludível: O que é o psicopatológico? O estudo das perturbações mentais, respondem os manuais. Mas esta resposta escamoteia a complexidade do assunto. Existem pelo menos 4 concepções do psicopatológico que examinamos com atenção:
- a organicista, ou biomédica
- a psicoanálitica, especialmente na versão freudiana
- la comportamentalista, ou experimentalista
- a fenomenomelógica-comprensiva.
Por suposto damos especial ênfase nesta última. Desde um enfoque existencial o psicopatológico implica que Dasein (a existência) tem entrado pelos caminhos do malogro pessoal: significa que está negando, mistificando e alienando-se de seu ser mais próprio. Não importa qual seja o rótulo diagnóstico que receba a pessoa, em todos eles constatamos a perda de suas possibilidades iss genuínas.

Psicologia

Edições (1)

ver mais
O Inquilino do Imaginário

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 4.1 / 7
5
ranking 29
29%
4
ranking 57
57%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Pâmela
cadastrou em:
06/03/2011 15:09:26
Luiza
editou em:
13/03/2019 19:44:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR