Depois de ter sido tanto tempo desconsiderado ou mal compreendido, o desenho da criança se beneficia atualmente do grande interesse manifestado por nossos contemporâneos em relação à infância. Todavia, essa exploração do universo gráfico infantil suscita numerosos problemas: lugar de projeção privilegiada dos fantasmas do adulto, o desenho suscitou numerosas interpretações (psicológica, sociológica, estética). É bem de ver, porém, que, efetuados com freqüência sob a capa de uma ideologia estética (e pedagógica) suspeita e ultrapassada, tais estudos mascaram antes as produções infantis, em vez de revelá-las. O DESENHO INFANTIL, de Florence de Meredieu, docente da Universidade de Paris na área disciplinar de artes plásticas, faz uma exposição crítica dos métodos utilizados na análise do grafismo, esforçando-se por indicar as perspectivas às quais devem ser restituídos os desenhos das crianças, se quiser que sejam, não reduzidos às categorias "adultas", mas abordados em seu caráter diferencial e irredutível. Como tal, é um livro que interessa enormemente a quantos tenham sua atenção voltada para o mundo da criança: professores em geral e particularmente de Arte-Educação, psicólogos, estudantes de Estética, artes plásticas, comunicação etc.
Pedagogia