O Amor Não é Obvio

O Amor Não é Obvio Elayne Baeta

Resenhas - O Amor Não é Obvio

Jenni 23/06/2024

Mas, por dentro, tudo estava laranja ultraforte.
Já tive a oportunidade de ler esse livro algumas vezes antes mas fico feliz que fiz isso só agora. Não haveria momento melhor para ler ele. Obrigada, Elayne Baeta. Quero andar em zigzag pra sempre

luazoka 22/06/2024

Laranja (extremamente) ultraforte
Não importa quantas vezes eu releia esse livro, eu sempre vou sair me sentindo tão corajosa, como se eu pudesse tocar o céu com a ponta dos dedos da minha mão, como se eu pudesse fazer ziguezague pelos carros sem medo de colidir, e falando sobre colidir, sem ter medo de colidir novamente com algum planeta.
A escrita da Elayne foi uma das melhores que eu ja pude ler, fico completamente embasbacada com o quão ela te puxa a cada frase, e te conquista a cada oração colocada.

Esse livro é algo que eu me sinto extremamente sortuda por ter acesso na idade a qual estou, essa representatividade que é tão ausente principalmente para nós, meninas/pessoas que gostam de meninas. E ler isso e me encontrar ali a cada dúvida, beijo e palpitação, mas não mais por um garoto e sim por uma mulher, é inexplicavel. Espero que outras meninas que gostam de meninas se sintam corajosas ao ler essa obra como eu me senti, de conseguir encontrar esse livro e achar um casulo igual eu achei, achar um lugar para reconhecer que isso nunca foi um problema e sim a coisa mais incrivel que possamos ser a cada dia.

Íris, obrigada por cada nervosismo, cada erro que você teve e tem a cada dia nesse universo, obrigada por não ser uma pessoa perfeita e mostrar que igual a todos você erra, mas como todos, tem a chance de evoluir a partir disso. Obrigada por me descrever coisas que nem eu mesma consigo achar palavras para fazer, obrigada por ser um espelho mas uma inspiração, obrigada por ser você.

Édra, obrigada por ter as melhores intenções, os sorrisos, cheiro, e planos mais organizados. Obrigada por ter uma paciencia imensa, obrigada por ter esse coração doce e cheio de ternura a qual você tem, e pode ter certeza que sua mãe tem muito orgulho da menina a qual compartilha o sangue.

Dona Simia, obrigada por conselhos jamais dados a mim, mas que levarei daqui em diante. Obrigada por cada sorriso, e ternura que você demostrou a quem ama, obrigada por mostrar que ninguém pode rasgar seu vestido independente de tudo, e me mostrar sua coragem que me inspirou tanto.

Obrigada Elay, por me fazer me descobrir que igual a elas, eu também podia me sentir laranja ultraforte, me sentia assim e me sinto a cada vez que vejo com orgulho quem sou.

victor108 22/06/2024

Adolescentes sem noção kkkk?
Um belo romance adolescente, com todos os seus dramas e imaturidades, eu me incomodei demais em certas partes do livro e a escrita dele parece muito uma escrita de fanfic, mas ele entrega o que ele promete, um romance fofo e com a loucuras da adolescência, eu acho todos os personagens desse livro extremamente sem noção, acho que até para adolescentes, e eu incluo as duas principais aqui, digo sem peso na consciência que elas são uma das mais malucas do livro, é um livro divertido demais e eu quero ler a continuação e ver o futuro de edra nor e iris pêssego

dica: colocar para tocar girls de girls in red em alguns momentos da leitura torna a leitura muito imersiva e emocionante

Quincas Borba 22/06/2024

"O amor é tudo, menos óbvio."
"O amor não é óbvio" é um romance YA escrito por Elayne Baeta, lançado em 2019. A história segue a narradora, Íris Pêssego, que mora na cidade fictícia de São Patrique. Entre assistir novelas e recusar chá da sua vizinha, a vida de Íris é deprimente; isto é até um evento envolvendo sua paixonite mudar tudo que ela conhece sobre si, desde sua visão de mundo até, principalmente, sua sexualidade.

Minhas experiências (no caso, única experiência) com romances YA não foram muito boas; essa aqui, porém, foi interessante e, no final, satisfatória e uma das melhores leituras do ano.
A escrita de Elayne Baeta é maravilhosa. Consegue traduzir as sensações confusas vindas de suas personagens enquanto consegue manter um ótimo humor, balanceando com momentos de drama e sem exageros; até mesmo as cenas de hot não foram tão ruins.
O que mais se destacou nesse livro para mim foi como os relacionamentos são descritos; enquanto a dita cuja do livro anterior descreveu os relacionamentos de forma esdrúxula, romantizando diversos aspectos e simplificando tudo ao máximo, esse livro faz de forma bem diferente. Não é como se estivéssemos vendo robôs, como a srta. C.H faz; são pessoas, que cometem erros, mas também acertos. É um livro muito humano.
Claro que não é perfeito; senti que a grande maioria dos personagens secundários não foram bem utilizados (fora o Maurício e a Dona Símia), mas são detalhes insuficientes.
Adoro a recorrência de temas, simbolismos e frases. Desde o chá, pizzas, "mentirosa, hipócrita e de meias", perfumes... Nossa!
Ainda bem que tirei minha virgindade de livros gays com esse aqui (quem leu vai entender o sentido dessa frase, aparentemente sem sentido e estranha).

Leiam!

mluisad 21/06/2024

Elaine baeta mae de nos saficas
Um livro que fiz questao de so ler quando tivesse condicao de comprar um para chamar de meu, o que demorou um pouco, mas valeu cada centavo. uma leitura que estava muito ansiosa para ler, mas infelizmente recebi alguns spoilers o que nao deixou a experiencia tao inovadora assim. mas eu amei, gostei muito de toda representatividade. é um romance adolescente comum mas que realmente te deixa de coracao quentinho por ser tao escasso a literatura bem escrita de romances saficos.

o livro conta no ponto de vista da iris pessego que é apaixonada por um garoto a muito tempo mas ela perde o foco apos descobrir uma garota que vazia seu coracao bater mais forte, entao ela foi fazer um esperimento cientifico para tentar descobrir dessa menina misteriosa e o que ela estava sentido.

um livro de descobrimento, queria eu poder ter lido ele na epoca que estava me descobrindo, acho que isso ia me ajudar muito, obrigada elay, por fazer um mundo melhor com a literatura das saficas.

licalys 21/06/2024

Aliens ?
Por motivos de experimentos científicos, quis ler esse livro e acho que foi um dos maiores acertos do meu ano.
O Amor Não É Óbvio acabou de se tornar um livro muito importante pra mim, tanto agora, como no futuro, e eu espero que consiga tirar conclusões sobre meus experimentos com a ajuda dele :)

é uma história linda de descoberta lésbica e sobre sentir sentimentos e emoções e amor por garotas e em como sentir isso é maravilhoso e lindo!!! além de contar com uma das cenas que mais românticas já existentes do mundo ??

to ansiosa pra uma continuação e pra perder a virgindade de mais livros da elayne baeta

Julia.Trettin 21/06/2024

Um dos melhores livros que já li, me identifiquei horrores com a Iris. Chorei quando acabei de ler porque queria mais?

lia m 19/06/2024

Nao lembro
O primeiro livro gay a gente nunca esquece ?? nem lembro de muita coisa, mas achei interessante. fofo e etc. lembro de ter gostado.

nevohtbee 19/06/2024

Gostosinho e bobinho de ler!!! bem vibe adolescente então se a intenção é esperar algo complexo e mais serio pode tirar o cavalinho da chuva??

Camila1856 18/06/2024

Ótimo livro, história cativante e representativa, personagens cativantes e icônicos, vale super a pena ler.

vicky.lnm 18/06/2024

Meu livro de romance favorito, queria ter lido ele quando tinha 15 anos. simplesmente te prende da primeira página até o final, li tudo em um dia, percebi que tinha acabado o livro quando olhei pra janela e já tava de dia.

Grazielyvr 18/06/2024

Romance gostosinho demaisss, é meu livro de conforto. Marcou extremamente a minha vida e sou completamente apaixonada!!!

?Édra Norr? Você abriu a cabeça de todos nós desse colégio onde nada nunca acontece. Você nos mostrou que vale a pena pagar qualquer preço para ser quem nós somos. Então, Édra Norr, pela coragem.?

deadpoetz 18/06/2024

Estava com altas expectativas pra esse, mas não funcionou pra mim. achei as protagonistas super chatas e o enredo nível novelas infantis do sbt