O estranho caso do cachorro morto Mark Haddon

Resenhas - O Estranho Caso do Cachorro Morto

Maaaaaaaaaaaa 27/03/2022

O estranho caso do cachorro morto
Livro que não é muito do meu gênero preferido, porém é um livro muito bom e nós nos envolvemos muito com o livro. A verossimilhança desse livro é muito boa, já que conseguimos sentir os sentimentos de Christopher ao longo da história. Além disso, nesse mundo criado pelo autor, nessa história em que o personagem principal (autista) que é narrador, junto com nós, vai descobrindo as pistas de quem matou o Wellington.

Pietro G. Primieri 14/03/2022

O estranho caso do cachorro morto
Achei fantástico q se passa (praticamente toda) na cabeça de um autista. É exercício e tanto. Quem curtiu assistir "Atypical", vai gostar do livro. Algo no funcionamento do cérebro dos autistas me atrai e me prende. Algumas pessoas podem não ter paciência para algumas partes do livro, normal e esperado, afinal é isso q acontece na vida real nos relacionamentos com autistas. Essa é apenas uma das morais empáticas q podem ser encontradas no livro.

bozô 12/03/2022

Agregador
Comecei a história com poucas expectativas. Me disseram que seria agregador para o meu trabalho e foi assim que me joguei em um gênero que foge da minha zona de conforto.
Mesmo assim, terminei positivamente surpresa com a narrativa em primeira pessoa de Christopher, um garoto autista que queria escrever um livro. Acredito que Mark Haddon, o autor, tenha capturado muito bem o imaginário do garoto e nos mostrou com perfeição, página por página, como pode funcionar a mente de alguém no espectro.
Apesar do título, a história não circula ao redor do caso do cachorro morto. É muito mais profunda que isso. Apesar de muitas vezes Christopher tratar de situações com muita naturalidade, nos colocamos no lugar de pais e professores e autoridades que cruzam o caminho do garoto. Christopher é um gênio, isso nos prova desde a primeira página. Só precisava de uma chance para escrever seu livro e sua história. Foi um prazer acompanhar cada linha.

Titi 01/03/2022

Fiquei muito presa na história, gostei muito de alguns personagens e fiquei com muita raiva de outros...
O desenvolvimento foi muito bom e extremamente confortável para o meu estilo de leitura.

LAY 30/01/2022

O estranho caso do cachorro morto
Um mergulho em uma cabecinha autista!
Gostei muito dos personagens, a narrativa em si é bem interessante pois são os pensamentos e ideias do Christopher que lemos...
Os adultos são tão complicados, só dificultam as coisa.
Sim Christopher você consegue fazer qualquer coisa !

???????

Saturnotemanéis 25/01/2022

O estranho caso de julguei o livro pela capa
Que leitura boa!! Foi um pouco angustiante, porque o livro não é em nada o que eu esperava (não julguem livros pela capa, sério!) E tem uns momentos que são bem intensos (inclusive podem ser gatilhos). O livro é basicamente um diário e tá repleto de partes que podem parecer inúteis para a narrativa, e realmente são, mas ainda assim necessárias e engrandece a leitura (meio contraditório, eu sei) nessa tour pela cabeça complexa do narrador.

Mariana.Moreira 21/01/2022

O estranho caso do cachorro morto
O livro vai além da proposta do título.
A história é referente a um garoto de 15 anos que tem um tipo de autismo, é contada em primeira pessoa e nos faz ter noção de como é a cabeça de uma pessoa com essa condição.
Em muitos momentos fiquei aflita, com uma mistura de sentimentos.
E certeza que saio desta leitura com uma maior empatia pelo autismo.

klebio 18/01/2022

Despretensioso e bom
esse é um livro bem sessão da tarde (categoria que acabei de inventar pra um livro)

a história vai além do mistério apresentado no início, chegando a tratar de assuntos mais abrangentes que envolve o autismo.
eu achei o livro bem escrito, o autor não é autista mas bem que poderia ser, devido a forma como criado o personagem principal.

confesso que as vezes me dava um pouco de agonia e raiva do Christopher, mas isso reflete a como ainda estamos despreparados pra lidar com pessoas autistas, a nossa dificuldade em entender os comportamentos dessas pessoas acaba prejudicando a todos os envolvidos. enfim, uma leitura muito gostosa e que me fez pensar muito a cerca dos temas que o autor quis abordar.

Raissa Carolina 17/01/2022

Esperava mais
É uma história bonita, às vezes divertida e às vezes triste. Confesso que esperava mais do livro quando me indicaram, mas gostei do enredo! Apenas achei que boa parte das explicações de algum fenômeno ou de alguma questão matemática foram desnecessárias - são interessantes, mas longas demais, contribuem pouco para a história e acabam tornando a leitura cansativa. Também não gostei dos rumos que história tomou no final...

HARROWCODED 15/01/2022

ok
o livro é muito bom mas a cada capítulo fica mais dificil de ler por conta do tanto que esse mlk fala de matemática meu deus para com isso garoto eu sou BURRO
Natália 22/02/2022minha estante
???

Danielle 07/01/2022

Eu não sei o que achei desse livro, de verdade.

Ele é muito bem escrito. É de 2003 e eu fiquei surpresa como não envelheceu de forma problematica, pensei que era um livro recente. A forma que o autor tratou o autismo foi muito boa e, acredito eu, real. Por mais que a premissa seja a morte do cachorro, acaba que isso ao decorrer da história "perde a importância" para desenvolver as personagens.

Eu me conectei ao Christopher entendia tudo, sua linha de raciocínio, seus surtos, nem imagino como seria a cabeça de alguém acompanhar tanta coisa que aconteceu. Chega uma hora que vc entende o chris tão fácil mas já os adultos... cade a terapia pra família mds?

Eu li o começo do livro muito rápido mas do meio pro final senti que deu uma arrastada, mesmo acontecendo muitas coisas e reviravoltas.
Ja li livros sobre o tema melhores mas não deixa de ser bom e recomendável.
O que eu não gostei é spoiler!

Atenção ??

a seguir têm spoilers

??????

????

??

Jesus, como os homens dessa história são insuportáveis tao insuportáveis que são reais!!!!

De um lado tem um pai real. Que não aguenta levar um pe na bunda e desconta em quem está mais abaixo. Nossa essa parte me magoou de verdade. Como o ser humano se acha maior e melhor que os animais, sabe? Mas também sua desenvoltura como pai solo de um autista achei boa. Ele é paciente e impaciente, quer o melhor pro filho mas não sabe como reagir. Mas ele é um cuzao demais meu pai.

Do outro lado o padastro oh homenzinho ruim viu. Quer a mulher e quer que ela deixe o filho de lado??? onde ja se viu, que ódio.

Do meio pro final achei a desenvoltura meio bleh.

??????????????

sadbroccolitree 06/01/2022

É sobre como sobreviver no caos
Não tive muitas experiências convivendo com pessoas autistas, então não posso ir muito a fundo nesse aspecto. Meus conhecimentos sobre o autismo vem de algumas aulas sobre nas disciplinas pedagógicas da faculdade, um aluno que tive e um outro livro chamado Passarinha.
O que eu mais gostei nesse livro é que não romantizam nada, mostram o desafio e as dificuldades de um garoto autista passando por um turbilhão de conflitos familiares e tendo que lidar não somente com a sua forma de ver o mundo, mas também com toda a complexidade humana ao seu redor.
O que começa com uma investigação de quem matou o cachorro da vizinha, se transforma em um mergulho profundo em sua vida familiar complicado e seu relacionamento com seu pai, sua mãe e o confuso e complicado mundo lá fora.
Enfim, uma leitura profunda e espetacular!

Erika.Reis 10/12/2021

É um livro bem bonitinho, e tem um tema que eu gosto bastante, mas talvez eu tivesse feito um final diferente. Eu gostei do personagem e me surpreendi com o plot do meio. Então, acho que a experiência como um todo foi boa.

07/12/2021

Sensacional....... O fato de que em nenhum momento a síndrome de Asperger é citada no livro foi algo que me fez ficar embasbacada. É tudo muito intuitivo. Me envolvi demais com a história e criei um afeto gigantesco por Cristopher. Fiquei satisfeita e feliz com o final. Ao término de tudo, de fato, o caso do cachorro morto é só um pontapé para toda a história. NÃO FAZ SENTIDO. Isso que é o melhor! Inesperado e desconexo, mas o contexto explica tudinho.

Danielle 07/01/2022minha estante
exatamente haha