Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Ellyson.Santos 11/06/2024

Um romance deliberadamente sensual em cada página. Anne Rice carrega este livro com um peso filósofico ao ampliar as duas maiores e mais complexas dúvidas humanas à esfera vampiresca: De onde eu vim? Qual o sentido da vida? Em "O que sou eu? Qual o sentindo da imortalidade?"

AndrA.Lima 10/06/2024

Uma nova abordagem literária aos vampiros
Anne Rice, a criadora deste universo encantador, teve a genialidade de criar, não só um, mas vários Vampiros extremamente humanos e profundos, em qualidade e defeitos, ela teve uma sensibilidade absurda em criar personalidades com cargas emocionais assustadoramente complexas(Lestat é com certeza uma dessas), do início ao fim, a obra possui uma aura abafada, escura e melancólica, muito melancólica, boa parte destes sentimento se dá ao fato da obra ser narrada pelo nosso protagonista Louis Pointe Du Lac, personagem este que até o momento acredito ser o mais profundo com quem ja tive a chance de conviver em minhas jornadas literárias, mas nem tudo são flores, aliás, neste livro, quase nada são flores, por vezes me peguei compartilhando a mesma perspectiva do protagonista sobre os eventos narrados e sofri junto com ele, Louis é um ser extremamente sentimental e eu como todo introspectivo me identifiquei com muitos de seus sofrimento, compreendi sua mensagem final e fiquei quase que de luto por muitos trechos deste livro, não foram poucas as páginas que fizeram com que eu me sentisse vazio, triste e destruído, se você gosta deste tipo de enredo, irá amar este aqui, e ainda que não seja seu forte, ainda acredito que valha a leitura devido a riqueza de escrita de Anne, vou lembrar deste livro e de seus personagens com muito amor.

Também gostaria de destacar que em sua escrita Anne se mostrou a frente dos padrões literários de sua época, seus vampiros possuem um fervor sexual intimamente ligado a suas práticas de sobrevivência, o erotismo e a sexualidade diversa está presente por toda a obra, o que certamente foi uma afronta a muitos tabus para sua época, com sua abordagem natural da homossexualidade e ainda por cima escrito por uma mulher.

Soube antes de ler, que pouco antes de escrever o romance, a autora perdera sua filha de apenas 5 anos para a Leucemia, tendo conhecimento deste fato, é notável como alguns elementos são resultados diretos do impacto desta experiência, como os temas centrais da obra abordados diversas vezes por Louis e a existência da pequena Claudia.

Para mim este é um grande marco na literatura dos vampiros e um dos melhores que li do gênero.

Credico 10/06/2024

Maravilhoso
Reler o início das crônicas vampiresca depois de 15 anos é uma experiência fantástica. O que me atraiu anos atrás continua atraente hoje em dia, só que com uma camada a mais de beleza e riqueza de detalhes que não compreendi anteriormente. Anne Rice foi muito certeira na criação desse mundo misterioso e sedutor dos Vampiros.

bwetlejuice 10/06/2024

Não sei direito nem o que comentar sobre essa obra que a muito estava na minha lista de leitura e comecei graças a série ??
que leitura boa meus amigos. tirando claro certas formas que a claudia fora retratada e tratada pelo próprio louis e uns momentos confusos que me perdi entre a narrativa da entrevista em si e dos fatos narrados pelo louis

Sarah 09/06/2024

Entrevista...
É importante falar que só li depois de assistir o filme então estava um pouco ansiosa para ver mais de Lestat e não muito de Louis.

Ok, vamos lá.

A escrita é maravilhosa ela me envolvia muito, embora em alguns momentos achei cansativa os devaneios de Louis sobre o que é a vida e seu significado, enquanto isso Lestat que no filme parecia muito mais sarcástico, está no livro sendo uma criatura ainda mais desprezível (eu amei isso).
Sobre Cláudia, todo o conflito da personagem é interessante e o fato de ela se ver como uma vampira e nunca como uma humana me fascinou muito. E sua morte ser o pivô para que Louis finalmente reagisse foi triste mas ao mesmo tempo esplêndido.

O final foi um tanto quanto normal para mim, não foi nada surpreendente como eu achei que seria.
Mas gostei do livro no geral então ok.

De Amendola 04/06/2024

O livro é muito bom, uma temática bem diferente do que estou acostumada de ver em livros com vampiros.
Louis e Lestat conseguem ser enigmáticos...
Cláudia talvez por sua tenra idade, não me cativou muito... Achei uma personagem bem construída, mas não tão surpreendente.

jessy :)) 31/05/2024

O livro trata de temas cotidianos como saudade, felicidade, perda e partida? Com uma narrativa singular, fluida e de fácil compreensão. Vale a pena a experiência!

lilylibrary 28/05/2024

Cláudia
Claudia, nossa verdadeiro Female range.
Se Claudia tem mil fãs eu estarei entre eles, se ela tiver 1 fã eu serei esse fã e se não tiver é pq estarei morta

Anna3371 28/05/2024

Considerações finais
O livro é muito bom tem uma história envolvente. A escrita da autora é muito boa. É um livro que que super recomendo e leria facilmente outra vez. Porém é uma leitura cansativa para aqueles que não têm o hábito de ler.

Nelson.Nogueira 26/05/2024

Tinha lido a muito tempo atrás e na releitura percebi que continua muito bom, cheio de nuances e percebi coisas que na primeira leitura não tinha atentado ou esquecido. Recomendo!