Brasil, construtor de ruínas

Brasil, construtor de ruínas Eliane Brum

Resenhas - Brasil, construtor de ruínas

Rafaela.Saragiotto 21/04/2020

Presente, passado e futuro entre as ruínas do Brasil
?Brasil, construtor de ruínas? de Eliane Brum (2019)

Sou suspeita para falar quando se trata de algo escrito por Eliane Brum. A repórter, escritora e documentarista é hoje uma das principais vozes a denunciar a exploração da Amazônia e a marginalização dos povos da floresta. Eliane é uma observadora da realidade e uma exímia contadora de histórias.

Nesse livro, Brum parte de suas colunas de opinião no jornal El País para trazer seu olhar sobre as atuais conjecturas dos diversos Brasis, orbitando desde a eleição de Lula até os primeiros cem dias do governo Bolsonaro.

Engana-se quem espera apenas uma narrativa de eventos políticos em ordem cronológica. A partir de suas vivências como jornalista, Brum reflete sobre diversos aspectos da história e cultura brasileira que nos fazem a nação que somos hoje e que culminaram com a eleição de um candidato da extrema-direita em 2018. Com muita propriedade, a autora debate temas que vão desde a desigualdade social, racismo, sexismo e homofobia até a ditadura militar, a destruição da floresta Amazônica e dos indígenas, o aquecimento global e a ascensão de grupos religiosos na política.

O que mais me agradou no livro foi o fato de que, por mais que Brum tenha seu ideal político de esquerda bem consolidado, sabe ser crítica na hora de reconhecer e apontar os erros dos governos Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro, sem enaltecer nenhum político ou partido. Como ela mesma afirma: ?Como jornalista, meu compromisso foi e sempre será o de olhar criticamente para todos os governos, independentemente se de esquerda ou de direita. Isso não significa que não tenha lado. Significa, sim, que os fatos determinam minha interpretação ? e não o contrário.?

Indico esse livro para todos que buscam compreender melhor o cenário que estamos vivendo no Brasil, independentemente se você se identifica com o posicionamento da autora ? que te chama para o debate e para a reavaliação de suas próprias convicções. Apesar da revolta que sentimos (um verdadeiro tapa na cara) com os fatos que nos cercam ao terminar o livro, Brum clama pela união dos brasileiros em busca de dias melhores.

Para mais resenhas: @paginasdarafa no instagram ?

Luciana 31/05/2020

Necessário!
Cada capítulo um soco no estômago. Eliane abre um campo para reflexões necessárias se quisermos dar um passo adiante tanto individualmente como coletivamente.

Ronoc 19/04/2021

Uma arma para lutar contra os sádicos e perversos
É bem provável que este livro vá ser, no futuro ? como já o é agora ?, uma das obras fundamentais que explicam as primeiras décadas do século XXI brasileiro. Está tudo ali, bem analisado, alinhavado e apresentado. A chegada à presidência de um operário, e depois de uma mulher, a tensa concertação que tornou ambos os movimentos possíveis, evocando um equilíbrio impossível entre um Brasil que se queria mais justo, inclusivo, e outro que olha para trás com saudades da escravidão, da tortura. A contaminação que esse monstrengo gerou. A putrefação que deu na ascensão de um sádico psicopata ao cargo máximo da política nacional. Como resistir e lutar contra os perversos que tomaram o poder, sequestrando a mente e as emoções dos brasileiros ? mantendo-nos acuados, com pavor ou com ódio. Eliane Brum compôs, a partir de suas colunas na imprensa, uma obra sólida, urgente, essencial.uma verdadeira arma para lutarmos contra o sadismo e a perversão que querem nos dominar.

Rodrigo de Lorenzi 16/02/2021

O buraco sem fundo chamado Brasil
O que Eliane Brum faz com as palavra é algo magnífico. Em 'Brasil, construtor de ruínas', ela produz uma análise certeira sobre o Brasil desde Lula até Bolsonaro e como fomos construindo esse buraco sem fundo em que estamos presos. O mais interessante é que Brum quebra todas as nossas certezas. Faz duras críticas aos governos petistas e duras críticas ao governo bolsonarista. Deve ser lido com a devida crítica e autocrítica, sem paixões ou frases de twitter. É uma análise dolorosa sobre um Brasil extremo que parece estar muito longe de acabar e que superará Bolsonaro, porque o que ele trouxe de perverso não vai embora tão cedo.

JCnaWeb 12/08/2020

Obrigatório
Deveria ser obrigatório para cada brasileiro ler, de Lula a Minions.
Uma visão ampla do que acontece com nosso Bresiu....

Kim 22/02/2023

Eliane Brum faz uma retrospectiva dos últimos 20 anos do Brasil, focando na política institucional do Estado, na figura dos seus presidentes e mandatários, e também na política realizada nas ruas, nas florestas, nos movimentos sociais. Como poucos, ela mantém uma imparcialidade impressionante para falar dos 13 anos do governo ptista, das suas falhas, dos seus acertos. Fala sobre o golpe, antes disso, conta como o golpe foi construído na sociedade através de grupos que alçavam pautas morais, gerando medo e instabilidade na sociedade. Comenta como o governo do PT foi se entregando para se manter no poder, mas não resistiu às investidas da direita do país. Por fim, nos apresenta aquele que vive do mal, o ex presidente Bolsonaro. Brum fala apenas sobre os 100 primeiros dias do governo bolsonaristas, mas parece que ela estava prevendo como seria o restante dos anos sob o mandato de Bolsonaro. Por fim, ela nos convida a nos juntarmos para tecer uma nova sociedade cujas revelações são horizontais. Um caminho para isso? Através da arte. Porque a arte une os diferentes.

Tatiane 21/10/2022

Este livro é de 2019 e retrata desde Lula até o centésimo dia do governo Bolsonaro. Com uma análise crítica mordaz para ambos os lados e uma capacidade de expressar sentimentos e emoções paradoxais em meio a toda essa loucura que estamos vivendo, Eliane Brum traz, a meu ver, uma das mais lúcidas reflexões sobre os últimos e difíceis anos de nosso país.

Excelente leitura para pensarmos o Brasil e seria também muito boa para antes do 2o turno.

Ju Ragni 05/08/2021

Ótimo trabalho jornalístico
Gosto muito quando encontro jornalistas do nível da Eliane Brum: corajosa a ponto de deixar clara sua posição política e opiniões e compromissada com a verdade, mostrando os fatos, não as idéias que muitas vezes querem nos vender como fatos. Nessa obra, todos apanham: políticos de esquerda, de direita, de centro, todos tem seus erros e acertos apontados. Embora eu não concorde com todas as idéias dela, achei sua narrativa muito lúcida e válida para a discussão necessária que estamos tendo agora, e mais ainda, no ano seguinte, hora de eleger nossos representantes. Para mim, o diferencial dela é ser uma pessoa que vive a situação para poder falar dela com propriedade: foi morar em Altamira para nos falar sobre Belo Monte. Acho que isso não é pouca coisa, numa época de divulgação de todos os conhecimentos pela internet de maneira superficial, levando todo mundo a se achar especialista em tudo, o que na maior parte das vezes leva a uma discussão vazia, em que o verdadeiro problema permanece escondido, porque desconhecido, encoberto pela falácia, e quando for realmente entendido, pode ser tarde demais.

André 18/01/2021

Extraordinário
Eliane Brum é uma jornalista que escreve como poucos, e este livro de sua autoria é uma excelente análise para entender como chegamos ao buraco em que estamos metidos. Certamente a leitura mexe como muitas de nossas crenças, sejam elas políticas ou morais. Eliane, ao costurar os fatos políticos com eventos do mundo artístico, nos faz pensar sobre tudo aquilo que defendemos ou deixamos de defender nesse período, sobre nossos limites e nossa ignorância. Mais do que isso, ela percebe, de forma muito aguda, o vazio que as palavras adquiriram no contexto nacional, e, posteriormente, sua "literalização" como forma de manipulação, disseminada, especialmente por grupos evangélicos neopentecostais. Por fim, a brutalidade de um "passado" que nunca foi passado a limpo é outro dos fatores que contribuem de forma decisiva para que cheguemos ao esgoto da atualidade.

Certamente "Brasil: construtor de ruínas", responde, com grande argúcia e enorme responsabilidade, ao desafio de tentar escrever sobre um momento da história que se move entre escombros.

Ana Rabelo 22/08/2020

É sempre bom ler o que Eliane Brum tem a dizer
Gostei muito do ponto de vista da jornalista sobre os acontecimentos do Brasil recente. Ela faz um histórico desde o governo Lula até os cem dias do governo Bolsonaro.

Claudia.Santos 30/12/2020

Imprescindível
Termino o ano de 2020 com esse livro que é essencial a toda sociedade brasileira. A escrita da Eliane é única, sua pesquisa e a lucidez dos processos são fundamentais para que possamos pensar como chegamos a esse momento da nossa história.

Emerson_BH 18/01/2021

5 estrelas é pouco!
Perfeito. A jornalista Eliane Brum descreve perfeitamente a história recente do Brasil. Vale a pena todos lerem. Recomendo.

Antônio Carlos 02/04/2020

Um livro essencial para entender os últimos anos e que levaram a atual situação do país.

P. H. de Aragão 10/03/2021

Ruínas humanas
“Sheila da Silva desceu o morro do Querosene para comprar três batatas, uma cenoura e pão. Ouviu tiros. Não parou. Apenas seguiu, porque tiros não lhe são estranhos. Sheila da Silva começava a escalar o morro quando os vizinhos a avisaram que uma bala perdida tinha encontrado a cabeça do seu filho e, assim, se tornado uma bala achada. Ela subiu a escadaria correndo, o peito arfando, o ar em falta. Na porta da casa, o corpo do filho coberto por um lençol. Ela ergueu o lençol. Viu o sangue. A mãe mergulhou os dedos e pintou o rosto com o sangue do filho.
[...]
“A cena ocorreu em 10 de junho de 2016, no Rio de Janeiro. O país vivia a realidade como farsa.
[...]
“Não fosse vida, seria arte.
[...]
“A pietà da favela não ampara o corpo morto do filho como na imagem renascentista. Ela ultrapassa o gesto. Porque no Brasil não há renascenças.”

Quem acompanha a coluna da Eliane Brum no El País, e nos outros livros e veículos em que ela publica, conhece a qualidade notável da sua escrita, e como ela nos transporta para dentro dos acontecimentos com um olhar humanista, solidário — mas também lúcido e duro.

Neste seu livro mais recente, a jornalista nos traz fatos e análises sobre o Brasil das últimas duas décadas, debruçando-se em especial sobre nossa queda livre no abismo dos últimos cinco anos e dos primeiros cem dias do governo atual — que não tem nada de atual.

Recomendo a leitura pra ontem.

Nota 9/10

site: https://www.instagram.com/phdearagao/