Brasil, construtor de ruínas

Brasil, construtor de ruínas Eliane Brum

Resenhas - Brasil, construtor de ruínas

vitoriamfm 30/05/2024

O brasil não é para principiantes e nem para profissionais
O intuito desse livro era fazer uma resumida passagem do primeiro governo lula até o início do governo de bolsonaro e, nossa, ele fez com maestria.
eu sempre soube que o governo do PT tinha controvérsias, mas aqui eu fui finalmente esclarecida do porquê dessas controvérsias. não só do PT, mas também dos partidos direita.
eliane não só narra os acontecimentos, mas constrói problemáticas em cima deles. e agora vejo que, de fato, é impossível falar do bolsonarismo sem falar da autoverdade, como também é impossível falar de elitismo sem falar de racismo, etc. é uma grande aula, não só histórica, mas refletiva.
recomendo para aqueles que, como eu, não vivenciaram os primeiros governos de lula e querem entender mais sobre eles e também para os que querem entender as raízes profundas do brasil (pq não avançamos, pq temos tais esteriótipos, etc). é impossível construir um futuro sem olhar para o passado ?

Kim 22/02/2023

Eliane Brum faz uma retrospectiva dos últimos 20 anos do Brasil, focando na política institucional do Estado, na figura dos seus presidentes e mandatários, e também na política realizada nas ruas, nas florestas, nos movimentos sociais. Como poucos, ela mantém uma imparcialidade impressionante para falar dos 13 anos do governo ptista, das suas falhas, dos seus acertos. Fala sobre o golpe, antes disso, conta como o golpe foi construído na sociedade através de grupos que alçavam pautas morais, gerando medo e instabilidade na sociedade. Comenta como o governo do PT foi se entregando para se manter no poder, mas não resistiu às investidas da direita do país. Por fim, nos apresenta aquele que vive do mal, o ex presidente Bolsonaro. Brum fala apenas sobre os 100 primeiros dias do governo bolsonaristas, mas parece que ela estava prevendo como seria o restante dos anos sob o mandato de Bolsonaro. Por fim, ela nos convida a nos juntarmos para tecer uma nova sociedade cujas revelações são horizontais. Um caminho para isso? Através da arte. Porque a arte une os diferentes.

Bibliotecadabri 18/01/2023

Construtor de ruínas
Primeira leitura do ano finalizada e, claro, tinha que ser escrito pela Eliane Brum. Sou suspeita pra falar quando é algo escrito por ela.
Repórter, escritora e documentarista, uma das principais vozes sobre a exploração da Amazônia e marginalização dos povos indígenas.
No livro "Brasil, construtor de ruínas, Brum traz um olhar sobre a política brasileira, de Lula até os primeiros 100 dias do governo Bolsonaro.
Ela narra as transformações de um país que acreditava ter finalmente chegado ao futuro, mas, que na verdade, está atolada no passado. Um passado marcado por violência e barbárie. Brum chama o leitor para o debate, apontando os erros e acertos dos governos com um olhar crítico e atento a partir da violação da floresta nesses últimos anos.
Me pergunto, como chegamos até aqui? Como disse Brum, não esqueceremos nem deixaremos esquecer. Vencemos os 4 anos do governo Bolsonaro, mas perdemos mais de 600 mil vidas pela irresponsabilidade e desgoverno do genocida e o bolsonarismo ainda não acabou.

Tatiane 21/10/2022

Este livro é de 2019 e retrata desde Lula até o centésimo dia do governo Bolsonaro. Com uma análise crítica mordaz para ambos os lados e uma capacidade de expressar sentimentos e emoções paradoxais em meio a toda essa loucura que estamos vivendo, Eliane Brum traz, a meu ver, uma das mais lúcidas reflexões sobre os últimos e difíceis anos de nosso país.

Excelente leitura para pensarmos o Brasil e seria também muito boa para antes do 2o turno.

Nic 23/06/2022

Obra magnífica, essencial!!
Mais uma vez Eliane Brum sendo a maravilhosa Eliane Brum. Que livro!!!
Fazendo uma análise precisa do Brasil desde o primeiro governo Lula até os 100 primeiros dias do governo do verme.
Este livro deverá ser umas das obras principais num futuro próximo para quem quiser entender este país nestas duas décadas, passando por análises políticas, econômicas, sociais, tratando da questão da Amazônia, questão indígena, feminismo, homofobia, etc...
Sobre os governos no período, Eliane não poupa críticas aos governos do PT, apontando cada um dos erros cometidos pelo partido, o "governo dos trabalhadores" era a esperança da mudança, mas foi mais do mesmo ao não jogar a merda no ventilador das atrocidades que desde a fundação deste país corroem as instituições, ao mesmo tempo, ela aponta todos os avanços obtidos no período.
Sobre Bolsonaro, (o "antipresidente"), o país saiu totalmente do prumo quando o verme invocou um ditador naquela votação pelo impeachment da Dilma, naquele momento, tudo se perdeu no Brasil, Bolsonaro foi e é tudo de pior que poderia acontecer neste país, uma criatura das mais baixas que conseguiu trazer a tona todo o esgoto e podridão que estava escondido.
Recomendo demais!!!
E fica a mensagem dela: "Vamos rir juntos dos perversos que nos governam. Vamos responder à tentativa de controle dos nossos corpos exercendo a autonomia com nossos corpos. Vamos libertar as palavras fazendo poesia. Vamos rir por desaforo. E amar livremente"(Pág 300).

Bia 25/03/2022

Deveria ser um livro de leitura obrigatória para todos os brasileiros. Eliane Brum dá uma bela aula de história de maneira imparcial, precisa, mas não neutra, fazendo um panorama do que é o Brasil contemporâneo, desde o início do governo Lula até outubro de 2019 3 me É um livro que incomoda os dois lados. A jornalista tece críticas muito duras ao governo do PT, que perdeu a oportunidade de fazer uma mudança real em nosso país e de como isso ajudou na ascensão do bolsonarismo. Ela ainda explica de maneira muito clara como se dá a formação de governos totalitários e de como o bolsonarismo consegue se manter, ainda que o atual presidente mequetrefe seja um desastre ambulante.
Por fim não podia deixar de elogiar o título "Brasil: Construtor de Ruínas" porque é exatamente assim: a gente tenta construir uma vida boa nesse país mas ao nosso redor só se constrói ruínas ( só se destrói).

Fernanda 01/01/2022

Essencial
Eliane Brum, como sempre com textos de fácil entendimento e leitura fluida.
Leitura, essencial para entender como chegamos no Brasil de hoje.

Gra Cae 30/12/2021

Muito bom para entender como chegamos na situação política atual. Entender que os acontecimentos políticos são planejados para o ganho de apenas algumas pessoas, e definitivamente essas pessoas não são a população mais frágil. Tudo que estamos vivendo é resultado de um planejamento de anos. Leitura muito boa.

Flavia Flavitchia 22/11/2021

Eliane Brum - uma das melhores jornalistas deste país.
A escrita de Eliane é maravilhosa, já tive o prazer de ler outros livros dela. Pra quem quer entender (na verdade deveriam) e saber mais sobre os acontecimentos políticos desde a eleição de Lula, aos primeiros 100 dias de Bolsonaro; esse é o livro!

Ju Ragni 05/08/2021

Ótimo trabalho jornalístico
Gosto muito quando encontro jornalistas do nível da Eliane Brum: corajosa a ponto de deixar clara sua posição política e opiniões e compromissada com a verdade, mostrando os fatos, não as idéias que muitas vezes querem nos vender como fatos. Nessa obra, todos apanham: políticos de esquerda, de direita, de centro, todos tem seus erros e acertos apontados. Embora eu não concorde com todas as idéias dela, achei sua narrativa muito lúcida e válida para a discussão necessária que estamos tendo agora, e mais ainda, no ano seguinte, hora de eleger nossos representantes. Para mim, o diferencial dela é ser uma pessoa que vive a situação para poder falar dela com propriedade: foi morar em Altamira para nos falar sobre Belo Monte. Acho que isso não é pouca coisa, numa época de divulgação de todos os conhecimentos pela internet de maneira superficial, levando todo mundo a se achar especialista em tudo, o que na maior parte das vezes leva a uma discussão vazia, em que o verdadeiro problema permanece escondido, porque desconhecido, encoberto pela falácia, e quando for realmente entendido, pode ser tarde demais.

Ronoc 19/04/2021

Uma arma para lutar contra os sádicos e perversos
É bem provável que este livro vá ser, no futuro ? como já o é agora ?, uma das obras fundamentais que explicam as primeiras décadas do século XXI brasileiro. Está tudo ali, bem analisado, alinhavado e apresentado. A chegada à presidência de um operário, e depois de uma mulher, a tensa concertação que tornou ambos os movimentos possíveis, evocando um equilíbrio impossível entre um Brasil que se queria mais justo, inclusivo, e outro que olha para trás com saudades da escravidão, da tortura. A contaminação que esse monstrengo gerou. A putrefação que deu na ascensão de um sádico psicopata ao cargo máximo da política nacional. Como resistir e lutar contra os perversos que tomaram o poder, sequestrando a mente e as emoções dos brasileiros ? mantendo-nos acuados, com pavor ou com ódio. Eliane Brum compôs, a partir de suas colunas na imprensa, uma obra sólida, urgente, essencial.uma verdadeira arma para lutarmos contra o sadismo e a perversão que querem nos dominar.

Livros e Pão 07/04/2021

Um olhar preciso sobre o Brasil
Foi uma experiência muito interessante poder revisitar, em 2020, acontecimentos das últimas décadas; tanto aqueles que marcaram a história como aqueles que foram esquecidos com o tempo. Na leitura, percebemos que o que vivemos hoje estava em construção há anos e que nada é coincidência. Recomendo.

P. H. de Aragão 10/03/2021

Ruínas humanas
“Sheila da Silva desceu o morro do Querosene para comprar três batatas, uma cenoura e pão. Ouviu tiros. Não parou. Apenas seguiu, porque tiros não lhe são estranhos. Sheila da Silva começava a escalar o morro quando os vizinhos a avisaram que uma bala perdida tinha encontrado a cabeça do seu filho e, assim, se tornado uma bala achada. Ela subiu a escadaria correndo, o peito arfando, o ar em falta. Na porta da casa, o corpo do filho coberto por um lençol. Ela ergueu o lençol. Viu o sangue. A mãe mergulhou os dedos e pintou o rosto com o sangue do filho.
[...]
“A cena ocorreu em 10 de junho de 2016, no Rio de Janeiro. O país vivia a realidade como farsa.
[...]
“Não fosse vida, seria arte.
[...]
“A pietà da favela não ampara o corpo morto do filho como na imagem renascentista. Ela ultrapassa o gesto. Porque no Brasil não há renascenças.”

Quem acompanha a coluna da Eliane Brum no El País, e nos outros livros e veículos em que ela publica, conhece a qualidade notável da sua escrita, e como ela nos transporta para dentro dos acontecimentos com um olhar humanista, solidário — mas também lúcido e duro.

Neste seu livro mais recente, a jornalista nos traz fatos e análises sobre o Brasil das últimas duas décadas, debruçando-se em especial sobre nossa queda livre no abismo dos últimos cinco anos e dos primeiros cem dias do governo atual — que não tem nada de atual.

Recomendo a leitura pra ontem.

Nota 9/10

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Rodrigo de Lorenzi 16/02/2021

O buraco sem fundo chamado Brasil
O que Eliane Brum faz com as palavra é algo magnífico. Em 'Brasil, construtor de ruínas', ela produz uma análise certeira sobre o Brasil desde Lula até Bolsonaro e como fomos construindo esse buraco sem fundo em que estamos presos. O mais interessante é que Brum quebra todas as nossas certezas. Faz duras críticas aos governos petistas e duras críticas ao governo bolsonarista. Deve ser lido com a devida crítica e autocrítica, sem paixões ou frases de twitter. É uma análise dolorosa sobre um Brasil extremo que parece estar muito longe de acabar e que superará Bolsonaro, porque o que ele trouxe de perverso não vai embora tão cedo.

André 18/01/2021

Extraordinário
Eliane Brum é uma jornalista que escreve como poucos, e este livro de sua autoria é uma excelente análise para entender como chegamos ao buraco em que estamos metidos. Certamente a leitura mexe como muitas de nossas crenças, sejam elas políticas ou morais. Eliane, ao costurar os fatos políticos com eventos do mundo artístico, nos faz pensar sobre tudo aquilo que defendemos ou deixamos de defender nesse período, sobre nossos limites e nossa ignorância. Mais do que isso, ela percebe, de forma muito aguda, o vazio que as palavras adquiriram no contexto nacional, e, posteriormente, sua "literalização" como forma de manipulação, disseminada, especialmente por grupos evangélicos neopentecostais. Por fim, a brutalidade de um "passado" que nunca foi passado a limpo é outro dos fatores que contribuem de forma decisiva para que cheguemos ao esgoto da atualidade.

Certamente "Brasil: construtor de ruínas", responde, com grande argúcia e enorme responsabilidade, ao desafio de tentar escrever sobre um momento da história que se move entre escombros.