As bruxas da noite

As bruxas da noite Ritanna Armeni

Resenhas - Bruxas da Noite

Diego1129 28/04/2024

Bom.
O livro traz uma história que foi apagada por conta da época em que mulheres possuíam pouca visibilidade. O livro é uma entrevista que torna-se um conto, ele é bom para quem gosta de história, eu não gostei tanto pois não é do meu gosto. Acho que se fosse apenas um conto em si seria melhor e mais fluida a leitura. O livro é denso em conteúdo e gera revolta na sociedade da época, e nos toca 100% da obra na questão de que mulher não são inferiores a homen em nenhum aspecto. E que há sim heroínas da pátria. Nenhuma bruxa da noite está viva, mas não podemos deixar que suas histórias morram, a acada leitor desse livro é uma chama acesa não podemos deixar essas chamas apagar, então leia a obra e reflita.

Maria.Eduarda 11/04/2024

Relembrar o papel das mulheres na Guerra é não apagar a história das mulheres.
A leitura é fluida e pesada ao mesmo tempo.
As memórias são vivas e latentes.
Viva as mulheres da história da humanidade!

Hellen 11/04/2024

Um lado da guerra que eu não conhecia até pouco tempo atrás, assim que descobri tive que ler e me aprofundar. A autora escreve de uma forma que as vezes esquecia que ela só estava repassando as memórias de Irina, parecia um diário e que ela estava realmente na linha de frente.
Agora que terminei, me sinto responsável por honrar a memória das mulheres do 588, não podemos esquecê-las, é necessário compartilhar suas histórias e não deixarmos seu legado desaparecer, todas batalharam por isso.

Thifanny 03/04/2024

Bruxas da noite é um livro que parte da história de uma das mulheres soviéticas que atuaram no regimento aéreo feminino durante a Segunda Guerra Mundial, Irina Rakobolskaya. Os capítulos não são longos e a leitura é fácil, de modo que rapidamente já estamos querendo saber mais e mais. Há uma mescla de narração dos acontecimentos durante a guerra e o encontro da autora com Irina, mas sem citar fontes históricas. É um livro de memória. Poderia ter fotos, mapas e mais detalhes. Achei muito interessante relatar a história dessas mulheres, que, apesar de todos os desafios que tiveram, foram capazes de atuar sim no regimento aéreo e se destacar por isso. É lamentável que não sejam reconhecidas como deveriam. Achei a história das "bruxas" inspiradora e, como o título original em italiano diz, "uma mulher pode tudo".

Moya2 28/02/2024

História apagada
Uma divisão de mulheres voluntárias no front da Segunda Guerra Mundial que só conseguiram entrar para o exército vermelho quando a queda de Moscou parecia inevitável.
Lutaram em condições inferiores aos batalhões masculinos, mas não deixaram nada a dever.
Uma leitura rápida e interessante, com estilo jornalístico.

Gabi Sagaz 19/02/2024

O livro conta a história dessas mulheres incríveis que subiram aos céus para combater os nazistas e fizeram um verdadeiro combate para chegar onde queriam, para ser o que queriam e para defender seu país.
Muito bom.

Policaio 11/02/2024

Feminismo na União Soviética
Livro escrito pela jornalista italiana Ritanna Armeni sobre o regimento aéreo feminino soviético que combateu os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Os nazistas apelidaram essas mulheres de "bruxas da noite", pois era no anoitecer que elas bombardeavam os acampamentos dos seus inimigos.

A autora reconstrói episódios das aventuras e desventuras das Bruxas sovietes a partir do relato da última integrante viva do regimento, a importante física Irina Rakobolskaya (1919-2016). Um ponto interessante, que Armeni expõe, é que embora as "Bruxas" tenham sido importantes na decisão contra o Terceiro Reich não conquistaram espaço muito importante nas historiografias ou nos museus, provando que o patriarcado detém a "História Oficial".

Bicoitoxxz 04/02/2024

Me prendeu bastante, não fiquei surpresa por elas terem passado por tudo aquilo até no final por que era meio esperado do mundo em que vivemos. Uma leitura que super recomendo, a história é incrível e se virar filme provavelmente vai ser foda, a não ser que caguem tudo.

hidebss 30/01/2024

A forma como a história é contada te leva a ler o livro sem nem perceber. Gostei tanto de conhecer mais sobre as bruxas que tiveram um papel tão importante em lutar contra os alemães na segunda guerra.

tiadodudu 10/01/2024

As mulheres podem tudo
Com coragem, inteligência e sororidade conseguimos escalar e abrir buracos nas muralhas, o difícil é demolir enquanto o poder estiver nas mãos dos homens.

Pretto 31/12/2023

As Bruxas da Noite
Sensacional história de um destacamento feminino russo durante a 2ª Guerra Mundial, assunto que por si só já é sempre interessante.

Incrível conhecer sobre mulheres que se sobressaíram em condições tão adversas, tendo que batalhar também contra o machismo que, se hoje continua tão enraizado na sociedade atual, era a norma naqueles dias.

Como diz o subtítulo do livro, realmente trata-se de uma história não contada, eu pelo menos nunca tinha ouvido falar, o que tornou a leitura ainda mais gratificante.

Aninha 21/12/2023

Do crente ao ateu, do oriente ao ocidente, do capitalismo ao socialismo, o tratamento dos homens perante às mulheres é o mesmo. Mulheres históricas que são tratadas como uma simples nota de rodapé em toda a segunda guerra. Enfrentaram o pior que o mundo poderia oferecer, e se não fosse a fascinação de uma escritora e a sorte de a vida preservar a última bruxa viva. Muito provavelmente nunca teríamos a história dessas mulheres contado por elas próprias. A história pode ser contada sempre sob o ponto de vista dos vencedores, mas nunca por outrem além de um homem.

Kesy 19/12/2023

Amo as Bruxas da Noite!
Que história para ser contada, lida e relida!

Já havia lido A Guerra não tem rosto de mulher
da Svetlana Alexijevich, que foi um divisor de águas nas minhas leituras. Livro amado e idolatrado por minha pessoa.?

Apesar de ser um livro curto As bruxas da noite, é de tirar o folego. Eu ri, vibrei e chorei, mesmo já conhecendo a história. ??

Chegar tão perto dessas heroínas, entrar em seus corações, compartilhar de seus pensamentos, vencer as batalhas junto delas, sentir as perdas, viver suas vidas após a Grande Guerra Patriótica, é de um encantamento que só pode ter sido conjurado por bruxas!??????

Nessa 17/12/2023

Nunca tinha ouvido falar dessas mulheres até bem pouco tempo e ao me interessar pela história descobri que já tinha o e-book,(obrigada Skeelo)e pra melhorar tem no Audible.

Nos não estamos acostumados a ver mulheres em batalhas pois temos em nossa mente a parte feminina da mulher. E mesmo na guerra mulheres podem se quiserem ser tão perigosas como qualquer homem .
Ao lutarem na 2 guerra mundial , essas mulheres tiveram varios inimigos. Alem de lutar com os soldados de Hitler , tiveram que lutar contra os tantos preconceitos de sua sociedade .
Apesar de pela lei todo russo é considerado igual. Elas não foram tratadas com igualdade e nem o respeito mínimo dado a um companheiro de batalha. Essas pioneiras foram esquecidas pela história, mesmo o que elas fizeram ser incrível.
O mundo avançou, mas parece que a passos de formiga.