O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Lia 06/08/2024

O puro suco do naturalismo
Essa edição é simplesmente perfeita! Por ser um livro naturalista, imaginei que seria difícil e no início de fato a narrativa é lenta e bem detalhada, mas as legendas explicativas ao lado das páginas ajudaram muito.

A história tem muitos personagens e gostei que apesar do João Romão ser o que detem mais protagonismo, o foco se divide ao longo do livro. Parece um livro inteiro de fofoca.

Também foi interessante observar os traços das críticas portuguesas às camadas mais populares através do determinismo, descrições cruas e comparação dos comportamentos dessas pessoas a animais. Me surpreendeu muito.

Letlety 05/08/2024

Bom, como esse livro é bem antigo, a escrita também é KKKKKKK, eu achei a história legal , mostra a realidade de antigamente, mais como os capítulos são longos eu não gostei por isso, tem tantas palavras que eu não sabia o significado, tive que pesquisar, mais não foi o por isso que dei 2 estrelas , como a linguagem e da época do naturalismo pra mim foi bem difícil entender a história por conta da linguagem , mais o livro e bom a história e boa .

Nico 05/08/2024

????????
Se você não leu O Cortiço no ensino médio, como eu, por achar que não seria tão bom, apenas leia!! Que livro incrível, ele parece uma eterna fofoca, com muitos elementos muito mais intensos que se sobressaíam em muitos personagens, como a raiva, a ganância e por aí vai.

xrayana 04/08/2024

Apesar de saber e entender que nesta obra a personagem principal é de fato o cortiço, ainda foi um pouco difícil para mim acompanhar e identificar as personagens secundárias. de qualquer forma, foi uma leitura prazerosa que me prendeu do começo ao fim.

Nicollau Lobo 03/08/2024

Um conjunto de histórias emocionantes
O Cortiço, retrata as histórias de um dono de uma instalação, dos seus moradores e do que está envolta. A escrita embora seja de uma época datada, não implica no entendimento dos textos e a trama tem um desenvolvimento muito satisfatório, percorrendo pela vida de algumas personalidades da moradia e o relacionamento entre eles e com alguns outros de fora; o livro toma até um ar cômico na descrição de diversas situações inusitadas, mas sem deixar de lado a seriedade quando trata de assuntos mais sérios.
Esse clássico da literatura nacional é altamente recomendável e pode render alguns capítulos sensacionais para discutir ou dar umas risadas também!
Ludmylla24 05/08/2024minha estante
Já vou colocar na minha lista ?fiquei curiosaaa

Aline 03/08/2024

Uma grata surpresa
Me foi inesperada a forma como essa leitura foi fácil. Um livro clássico com narração simples, discorrer natural e que aborda uma série de temas e críticas complexas extremamente atuais mesmo sendo escrito a mais de 130 anos.

Retrata a visão portuguesa do Brasil e do povo brasileiro por vezes visto como exagerado, extravagante (até no pouco que tinha), ciumento, gastador, desordenado e sem ambições. Aborda uma segregação racial muito clara e entendimento do arianismo.

Todos convivem no mesmo local e até que bem. O livro traz homem afeminado, lésbica, poder e prazer femininos em uma época onde mulheres não tinham tal direito, casamento por conveniência, traições, luxúria, violência e assassinato. As mulheres vistas como perdição.

Além de outros tópicos como a exploração do trabalho e o desprezo pelo trabalhador (mas nunca pela riqueza que ele gera). Hipocrisia sendo bem explorada no personagem do João Romão. O fim da Bertoleza é de uma dor inexplicável.

É um livro que vale a pena ser degustado.

Mariana 02/08/2024

É um livro interessante porém, como é um dos primeiros livros de literatura clássica que leio, foi muito complicado para entender. Caso você não tenha o hábito de ler livros clássicos, recomendo que comece por algo mais fácil.

Carol 31/07/2024

Séc. XIX e Séc. XXI, tanto faz, dá no mesmo.
"E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco."

Como pode o ser humano ser um só desde sempre. Seus problemas, suas lamúrias, suas imperfeições e ações diante das banalidades da vida. Somos fruto do ambiente em que vivemos? Ou o cortiço é um exagero da escola naturalista, do quão horríveis e brutais nós somos capazes de ser em nome dos nossos interesses?
O cortiço é o personagem principal, e os demais parte de um cenário bem construído, que ganha realidade em cada página lida.
Livro obrigatório em muitos vestibulares não é por acaso ele é o retrato do Brasil despido e nu.
"... o Brasil, essa terra que, na sua opinião, só tinha uma serventia: enriquecer os portugueses..."

Na minha opinião, Aluísio via o homem em sua natureza real e instintiva, no livro a escrita já mostra de modo grosseiro e animalesco as ações e egoísmos dos personagens, todos eles, repito, todos eles, são péssimos de maneiras inacreditáveis.
Não é um livro de agora com um pouquinho de lá, é um livro de lá com ou tantão de agora. Marquei quase o livro todo, toda a grosseria, racismo, imparcialidade, tudo está grifado para provar que nada mudou, o Brasil é o mesmo de 134 anos atrás.

"... lançava para baixo olhares de desprezo sobre aquela gentalha sensual, que o enriquecera, e que continuava a mourejar estupidamente, de sol a sol, sem outro ideal senão comer, dormir e procriar."

# Justiça por Bertoleza
# Rita Baiana eu te odeio
# João Romão voce é o mais egoísta.

E assim é o cortiço, ninguém está a salvo do seu destino, que "Diabo!" Pode ser bem
pior que morte.

Ana Helena 31/07/2024

BRILHANTE
Você começa esse livro e pensa, meu DEUS quanto detalhe, que narrativa lenta, mas não meus queridos amigos, isso é CONSTRUÇÃO DE PRIMEIRA!!

O livro é construído, os detalhes tem motivos e representa a história do Brasil nua e crua, a verdade que acontece nos cortiços, o que acontece com a população que não é agraciada de riquezas financeiras.

Um livro muito bom, que te deixa triste com o final de quase todos os personagens mas que só prova a crueldade do Brasil na época. Adorei e já penso em reler, acompanhada de artigos para entender cada segredinho dos "detalhes".

stephanie408 30/07/2024

O livro que mais me incomodou. Não sei se era a intenção do autor, mas a forma como é narrado as características dos personagens, o modo como são descritas as cenas e os hábitos deles, é muito desconfortável. Você passa a ver os personagens como bichos cheios de instintos primitivos, sei lá, eu meio que amei e odiei.

mariaclaraacdo 30/07/2024

O Cortiço - Aluísio Azevedo
De início, não achei que ia conseguir ler, por não ser o estilo de leitura que eu gosto e pelo fato de estar em ressaca literária. Demorei pra ler? Sim, mas não foi pelo conteúdo do livro, até porquê a obra é muito boa, você pensa que tá chato, mas começa a ficar interessante e a acontecer tanta coisa bem "cotidiano brasileiro" que você se pergunta se esse livro foi realmente escrito no século 19. Recomendo super a leitura! Não foi o melhor livro que eu já li, mas com certeza foi um dos melhores.

Tatá 30/07/2024

Livro histórico que remonta a fase dos cortiços no Brasil e as subtramas embaralhadas de seus moradores. Muito interessante a ambientação, a história em si não me prendeu muito e a linguagem é um pouco difícil até se adaptar com ela.

Mª Júlia 30/07/2024

Que livro rico! Rico em detalhes, em personagens maravilhosos e com interações que envolvem você de uma maneira sem igual.
Foi deliciosa a experiência de ler o cortiço.

Julia4477 29/07/2024

Lindo lindo
AMEI MTO, só confusão, 🤬 #$%!& , sapatão, 🤬 #$%!& , invejosos, mão de vaca, teorias do sec 19 determinismo e mds socorro bom de mais

Bruno1107 27/07/2024

"Arriscar espontaneamente a vida por alguém é aceitar um compromisso de ternura, em que empenhamos alma e coração."
"O Cortiço" é um clássico que faz parte do movimento naturalista do Brasil, escrito por Aluísio Azevedo e publicado em 1890.

João Romão ascende no negócio e, de pouco em pouco, vai construindo um cortiço no Rio de Janeiro. Esse cortiço é futuramente assombrado por diversas histórias e brigas; é um lugar onde o ser humano se encontra em seu estado mais feroz e ambicioso.

Dá para se achar "O Cortiço" uma obra com uma introdução lenta, mas, se olhar por esse lado, o leitor achará a leitura inteira lenta. Isso acontece porque o livro mantém o mesmo ritmo de início ao fim.

Aluísio Azevedo trabalha muito bem no desenvolvimento dos personagens e demonstra quanto o ser humano pode de fato ser ruim e podre, muitas vezes apenas por poder. O romance é considerado um clássico naturalista por vários motivos, mas esse é um dos maiores.

A história engloba diversos preconceitos, mas o maior aqui, sem sobra de dúvida, é o racismo. De início ao fim, o preto é tratado como uma aberração, como um criado que só serve para lavar, cozinhar e servir; infelizmente, essa era a dura realidade da época. A leitura dessa obra é de extrema importância nessa área, porque é observável até os dias atuais o grande número de atos racistas, não só no Brasil como no mundo inteiro.

Em suma, "O Cortiço" é um livro necessário, um clássico que todos deveriam ler. Mesmo com uma escrita antiga e difícil, as situações que a obra traz por meio de palavras são chocantes. É um ótimo livro.