1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

conta inexistente 29/11/2021minha estante
nao me gatilha agr só vou ler em janeiro para

steesz 29/11/2021minha estante
KKKK oh amg desculpa viu, boa sorte ?

Helô 24/10/2021

Sem palavras?
George Orwell, você me paga?
Que livro, meus amigos, que livro.
As referências e a estranha veracidade da obra, chega a ser perturbadora. Uma obra utópica, mas não tão distante da realidade. Foi interessante ver o desenvolvimento da obra, e o final como sempre, foi um tapa na cara.
Valney 24/10/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li na vida.

Helô 26/10/2021minha estante
George Orwell é incrível!

yasmim294 01/01/2022

Reflete nosso passado, presente e futuro.
"A burrice era tão necessária quanto a inteligência, e igualmente difícil de ser adquirida" enfim, o duplipensar.

Esse livro nos mostra o quanto nossa liberdade é preciosa e o quanto ela é frágil. Foi escrito anos atrás, mas continua sendo assustadoramente atual.

O duplipensar é aceitar simultaneamente duas crenças contraditórias e acreditar em ambas. E isso é mostrado várias vezes no livro. O ministério do Amor lidava com o ódio, o ministério da Paz lidava com a guerra, o ministério da Verdade lidava com a mentira, o ministério da Fartura lidava com a escassez e por aí vai. Inclusive, o lema do partido é:

"Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força."

O Winston trabalhava no ministério da Verdade, e a função dele era editar documentos, jornais, e fazer com que os registros históricos sempre estivessem à favor das ideologias do partido. O que me deixa assustada e me faz refletir sobre as coisas que o governo nos diz hoje. E se o que conhecemos como verdade, é só uma manipulação da verdade? E se o que aprendemos na escola já foi alterado?

Manipulação dos pensamentos, crimepensar, levavam os filhos a denunciarem os PRÓPRIOS PAIS! (a doutrinação que o Grande Irmão implanta chega a esse ponto). No livro, tem uma parte que diz que o único lugar que o grande irmão não vigia, é na sua própria mente, nos centímetros cúbicos do seu crânio. Mas, no fim, vemos que até na mente ele consegue entrar e fazer uma lavagem cerebral.

"Se existe esperança, está nos proletas." Ou seja, na base da pirâmide, nos trabalhadores (mais pobres), para fazer uma rebelião contra o partido. Mas, quem é o grande irmão? Pois é... Mais um questionamento.

E a novilíngua que consiste em diminuir as palavras, para que ao decorrer do tempo, as pessoas não possam mais expressar seus sentimentos, opiniões, pensamentos e ideias. Ou seja, quem não tem a liberdade de pensamento, não se rebela. (Sim, muitas coisas coincidem com a atualidade)

O autor, George Orwell, escreveu a obra após a segunda Guerra mundial, e ele fez uma "sátira" ao cenário em que vivia. "O totalitarismo se não for combatido, pode triunfar em qualquer lugar." É até estranho como ele meio que "previu" as coisas né?

As teletelas são os smartphones... Alguma vez já quis muito "tal coisa", e logo depois começou a aparecer anúncios sobre aquela "tal coisa" no seu celular? Acho que não é só coincidência... Já estamos sendo vigiados e estão com nossos dados salvos.

Os dois minutos de ódio, quando o Grande Irmão fazia todos redirecionarem tudo de ruim que acontecia ao "inimigo" Goldstein, como se tudo que desse errado fosse culpa dele... Assim como Hitler dizia que tudo era culpa dos judeus, por exemplo.

O final foi impressionante, e me deixou muito triste... Mas no apêndice fala sobre 2050, como um novo fim.
É a primeira vez que tenho contato com a obra (tenho 16 anos), consegui captar bastante coisa, mas pretendo reler futuramente, porque provavelmente vou ter uma percepção melhor e verei coisas que não vi agora. Primeira leitura de 2022, com um clássico literário que acho que todos deveriam ler. Foi a maior resenha que fiz porque tentei descrever tudo o que absorvi ao decorrer da leitura, pois o livro fez um grande impacto em mim. Mesmo assim, não consegui colocar tudo o que senti lendo. Enfim, obra ATEMPORAL!!!
AlexN 02/01/2022minha estante
Não é só o atual governo que trabalha na mentira. Todos os governos criam seu mundo paralelo para manipular seguidores e fiéis.

AlexN 02/01/2022minha estante
Excelente resenha, aliás.

Larissa Lendo 13/12/2021

Uma leitura difícil
Confesso que não gostei do livro, apesar de entender seu impacto na cultura e tal. O que estragou pra mim foi o ser desprezível que é o personagem principal. Ter que lidar com ele foi massante. Esperava mais.
Joao.Pedro 13/12/2021minha estante
SIM, o principal é um porre já tô ficando com preguiça

giu 13/12/2021minha estante
serio?? surpreendente

Carolina831 05/01/2022

vale a leitura mas ele é, pra mim, bem obvio do começo ao fim de um jeito que o final não te surpreende nem te traz uma experiência diferente de toda a leitura, no máximo um sentimento de desconforto por ter que se conformar (o que é bom pela ideia do livro)
te traz algumas visões de mundo mas acaba por ser uma leitura massante, senti que rodava em círculos no assunto porque me dizia a mesma coisa com palavras diferentes toda hora
Diego 05/01/2022minha estante
Um dos melhores livros de todos os tempos!!

pampamcviana 05/01/2022minha estante
O que é a percepção, né! Para mim foi imprevisível! Será que sou otimista demais?

Alisson 12/12/2021

Não é só um soco no estômago, ele te deixa no chão.
É uma ótima leitura, extremamente flúida e cativante. A narrativa vai te envolvendo no deserronlar dos acontecimentos
cada vez mais tensos, enquanto você tenta compreender oque está acontecendo.

É muito instigante você ver esse mundo pelo olhos do Winston, todo esse controle, esse autoritarismo, a apatia das pessoas,
o medo de ser descoberto a cada esquina, você sente que está perdedendo a sanindade junto com o personagem. Chega um determinado
momento que você não sabe oque o personagem pensa, você na verdade pensa junto com ele, e toda a loucura desse mundo faz a gente pensar se não somos nós junto com o Winston que estamos loucos.

" Considerou a hipótese, como tantas vezes antes, de ele próprio ser um
doente mental. Talvez um doente mental fosse simplesmente uma minoria
de um."

É incrivel como faz vc passar por varias sensações, medo, angustia, apatia, paixão. Tudo isso com uma narrativa espetacular que faz vc refletir sobre o mundo atual, mesmo passando tanto tempo e sendo um mundo fictício, infelizmente tem paralelos com a nossa realidade.

Não é um livro alegre, pelo contrário é triste e não deixa perspectivas de salvação. Enquanto ele vai roubando a humaninade do Winston ele vai tirando a nossa junto.
Mas isso é definitivamente um aviso, George Orwell elevou a dominação desse Partido a niveis estratosféricos para realmente nos alertar, que eles não vão ter piadade caso chegue a esse nivel.

Algumas questões no livro são extremamente pesadas, ao ponto de deixar desconfortavel, como a misoginia extrema do Winston, mas eu acredito que seja proposital, não uma apologia
mas evidenciando essa característica no personagem, talvez causada por essa sociedade quebrada.

So teve um momento que a leitura perdeu o fólego, no momento em que o Winston está lendo o tratado dos rebeldes, fora isso o livro é muito cativante.

É uma litaratura essencial para todos, pois faz a gente refletir sobre a nossa própria sociedade, e avisa oque pode acontecer caso nos deixemos levar por discursos autoritarios de ódio, e de falsos messias.

Recomendo para todos, mas cabe o aviso, o livro vai te deixar no fundo do poço.
ElaneFs 12/12/2021minha estante
Adorei a visão que você teve do livro! Eu ainda estou lendo e a angustia do personagem passa o leitor mesmo. Parei de ler e retomei hoje porque estava tendo muitos pesadelos com a leitura. Que loucura não? Rsrs

Alisson 13/12/2021minha estante
Sim! tem momentos bem pesados, que a gente tem que pegar um fôlego pra continuar. Mas acho que é uma mensagem forte e pesada que todos deviam ler.

akio 14/11/2012

Muito irregular
A primeira parte é sensacional - envolvente, original, intrigante. Na segunda parte, já passei a achar a trama sem graça; na terceira, achei péssima. Como pode um livro ser tão irregular?

Minha impressão é que a principal contribuição do autor - mergulhar o leitor em um universo que é o extremo dos regimes totalitários que já existiram - termina na primeira parte do livro, sendo o restante apenas um epílogo para informar onde foram parar os personagens.

Todos dizem: "é um clássico", "leitura obrigatória", etc. Ok, não concordo 100%, mas posso concordar 33.33%! :-D
Yoshi 22/12/2012minha estante
Pulei a parte "educativa", sobre o sistema de governo, na primeira vez que li, e achei muito bom, capta-se o sentido sutilmente. Depois, lendo com mais calma e apesar de não ser tão interessante tem um ponto de vista diferente sobre a saciedade, o poder e o controle mental.

Canjerana 26/11/2014minha estante
Finalmente alguém que pensa como eu! Diferente sim, mas obrigatório? Jamais!!

Julis 12/01/2022

1984
Ler 1984 me trouxe muitas reflexões.
É um livro que te proporciona conhecimento.
Te faz ter várias emoções.
O final, não foi meu preferido, mas eu entendi o porquê.
Confesso, que em determinados momentos a leitura foi massante mas, considero um clássico até pela data que foi escrito e ser tão atual.
Eu gostei mas, não amei.
Importante, eu li na versão da antofagica e que edição bem feita ( um mimo a parte ).
Quero ver o filme agora.
Mayara 12/01/2022minha estante
e a Ju faz tudooooooooooooooo

beca 12/01/2022minha estante
concordo com tudo que disse

Eduarda.Rocha 22/12/2021

Um classico
Precisa ter estômago, sinceramente fica meio arrastada no início, mas vale a pena ler até o fim. Eu adoro George Orwell.
juju 22/12/2021minha estante
achei tão arrastado no início que nem consegui terminar.

Eduarda.Rocha 22/12/2021minha estante
Mas vale a pena continuar ?

Hiarlly 31/03/2021

"Liberdade é escravidão"
Um livro muito bom que faz refletir sobre diversas coisas da atualidade e muitos perspectivas do mundo. Porem fiquei esperando mais alguma coisa, provavelmente pelas expectativas que tinha ao ler esse livro.
Juliana1853 31/03/2021minha estante
Também esperava mais!

Carolini21 31/03/2021minha estante
O final foi uma decepção pra mim, mas de um modo geral gostei bastante do livro.

Ana 10/01/2022

Difícil de terminar
Embora seja um clássico, pra mim não funcionou, uma lastima.....
A trama da distopia em si é boa, traz questionamentos e reflexões até os dias atuais, mas....
A leitura é arrastada, extremamente cansativa, ainda bem que comprei em uma super promoção. não recomendo, fiz um grande esforço pra terminar de ler, pois não gosto mesmo de abandonar a leitura.
Eduardo 10/01/2022minha estante
Mds, eu tô na mesma situação; me arrastando horrores pra terminar a leitura!

Brudoida7 20/01/2022minha estante
Mal comecei o livro e já estou assim.

Saraa 23/12/2021

" Não haverá crime do pensamento, tornaremos ele impossível"
De 336 páginas, o último parágrafo foi o que fez tudo se revirar. Cruel, dolorido, mórbido, revolucionário e atual.
Bella 23/12/2021minha estante
Necessito ler esse livro!!

Saraa 23/12/2021minha estante
Leia! Muito bom pra abrir a mente.

Herick 02/12/2012

Ao chegar no final do livro, eu não tive opção a não ser colocá-lo entre meus favoritos.

Para mim, a psicologia iniciou-se no Gêneses do livro sagrado, a Bíblia, quando a Lúcifer, por meio da cobra, persuadiu Eva a comer do fruto proibido. No entanto, ao ler "1984" percebe-se o quanto essa psicologia desenvolveu-se. Eu fiquei estarrecido, admito.

No início achei exagerado o nível de alienação daquela sociedade - apesar de ainda enxergar alguns traços dela na nossa atual - porque era algo realmente grande demais. Mas quando vi o que fizeram com o protagonista, foi fácil compreender. Sem dúvida alguma, é um livro que figurará sempre na história. George Orwell criou um governo totalitário perfeito, que se colocado em prática seria uma ameaça real para o mundo, o desfalecimento do passado, a construção de um futuro certo: um poder controlador e inexpugnável, e a própria descaracterização do ser (verbo) humano.
Aline Stechitti 08/12/2012minha estante
Na vdd o Grande Irmão foi baseado em Stalin e mto do q ele escreveu de modo tão extremo, acredito eu, tenha vindo como consequência da época em que viveu onde havia guerras, desumanidades, torturas e controle de massas.

Herick 08/12/2012minha estante
Sim, claro, Aline. No livro mesmo ele faz muita referencia ao comunismo da URSS. Até diz que o sistema utilizado para mecanizar a mente humana era semelhante aos do passado (comunismo, fascismo, nazismo), mas com o toque a mais que não os fez decair, a parte de assumir o poder com a pura finalidade de possuir poder, sem usar subterfúgios como paz e igualdade para isso.