1984

Resenhas - 1984

Tainan Santos 02/02/2022

O PESADELO AUTORITÁRIO: A VIGILÂNCIA, PRIVAÇÃO E CONTROLE
1984

Obra elaborada pelo escritor e ativista político George Orwell, que relata com um tom atemporal a dura realidade das políticas ditatoriais autoritárias. Onde, por meio de um personagem de nome Winston, ele expõe como é a árdua vivência de um indivíduo em uma sociedade permeada pela privação da liberdade. George também realça nesta sociedade a utilização de câmeras para o monitoramento contínuo dos então membros do Partido, para que qualquer contrariedade das normas postas fossem descobertas e desmascaradas. Orwell, expõe outro fato marcante, a liberdade de expressão, isso não existia nessa sociedade, nem sequer poderia ser verbalizado essa ideia de opiniões vindas dos trabalhadores. Um romance permeado pelo suspense da proibição de relacionamentos entre membros do regime. No qual, Winston (membro do ministério da verdade) e Julia (membro do ministério da ficção) buscam contrariar essa prática e consumar a mesma. Com um contraste de coragem e medo, os dois se tornam íntimos, e vivem de encontros em encontros sabendo que um dia tudo seria descoberto e, dessa forma, a morte seria a única e última certeza que teriam.

Em seu início a história de Winston se passa na chamada Oceania, e ele traz a tona todas as mazelas que essa sociedade demasiadamente burocrática e autoritária trás sobre todos os cidadãos. Sejam eles indivíduos que trabalhem para o Grande Irmão (o comandante supremo desse regime exacerbadamente rígido) ou os proletas, pessoas que viviam nas mais miseráveis condições possíveis, sem apoio algum do então governo. Onde os mesmos, se encontravam em condições deploráveis, imersos na imundícia e depravação.

A manipulação dos pensamentos da população era a ferramenta mais utilizada por esse regime, eles exponha somente o que lhes engrandecia, com o intuito ferrenho de retirar qualquer indagação questionadora do povo, que cumpria o que lhe era ordenada sem almenos fazer cara "feia". A adulteração forçada das mentes dos membros foi o clímax da vitória do Partido. Por intermédio do Duplopensar e do Novoidioma eles mantinham simultaneamente duas crenças contraditórias nos indivíduos e ambas eram estritamente aceitas. Por exemplo, o Ministério da Paz se ocupa da guerra; o Ministério da Verdade, das mentiras; o Ministério do Amor, da tortura; e o Ministério da Fartura, da fome. Essas contradições não são acidentais nem resultam da hipocrisia comum: elas são exercícios propositais de duplopensar.

Não existia mais privacidade nesta sociedade, tudo era fiscalizado 24 horas por dia. As teletelas como eram chamadas, observavam tudo, nada poderia ser feito sem que o Partido soubesse. O autoritarismo desse regime, não permitia sequer que expressões faciais de inconformidade fossem feitas, caso contrário a sentença seria a morte. A essa linha de raciocínio, nota-se semelhanças em determinados pontos, com a contemporaneidade que vivemos. A privacidade deixou de existir, pois a tecnologia evolui de tal maneira que certamente tudo pode, decerto, ser "fiscalizado" seja com, ou sem consentimento.

Toda a verdade era escondida, tudo estava no poder do G.I (Grande irmão), as camadas da sociedade oceânica só via e ouvia o que fosse do agrado deste poder ditatorial. Contudo, Winston, a principal figura do enredo, busca de forma constante recordações do passado, ele busca saber se a sua atual época é verdadeiramente a melhor, ou se a época que outrora vigorou foi melhor. E nesse sentido, Winston se arrisca todos os dias, à procura da verdade, pois aquilo que é exposto pelo Partido, o traz dúvidas constantes, da veracidade de tais fatos.

Na história, existem outros dois locais, chamados respectivamente de Eurásia e Lestásia. No qual, a Lestásia era ligada à Oceania e à Eurásia segundo o Governo oceânico era o primeiro e único inimigo da sua nação. Fato refutado por Winston, que segundo relata lembrar que há 4 anos atrás (isso é, de acordo a época do refutamento 1984), a Oceania e a Lestásia eram inimigas ferrenhas. O que reforça a reformulação do passado pelo Partido, para a conformidade no presente e futuro. Assim dizia o partido, "Quem controla o passado, controla o futuro", "A história era um palimpsesto raspado a zero e reinscrito com a frequência exata da necessidade."

George trás contrastes entre o capitalismo e o socialismo em sua obra, demonstra que tais preceitos políticos podem ser ou não "bons". Bem como, o que cada um oferece aos cidadãos, como ainda as mazelas que os mesmos trazem sem precedentes sobre a sociedade. Orwell, faz reflexões sobre as guerras e, expõe porque tais acontecimentos catastróficos ocorrem e, quais são as finalidades das mesmas. Como todo romance, não poderia faltar o amor, isso é óbvio, e ele traz no casal Winston e Júlia uma força e determinação que se esvaiu na atualidade, eles de fato se amavam, onde nem mesmo a sentença certa da morte pode afastá-los, ou sequer amedrontá-los. Por fim, George realça o poder das camadas pobres das sociedades, seja no enredo do livro, ou na vida real, certamente essas camadas que possuem a maior gama de pessoas, são de fato poderosas, porém, elas não possuem a compreensão adequada para efetivar lutas que transformem suas vidas, até porque, elas são desprezadas pelos governos, seja autoritário ou não. E dessa forma, não dispõem de ensinamentos básicos que as capacitem a desenvolver seu intelecto. E assim, induzi-las a procurar meios de combater as desigualdades e misérias que permeiam suas vidas.

Com um final comovente e triste a obra se finda. Com traços de desumanidade e brutalidade sem precedentes, Winston e Júlia são transformados pela polícia do pensamento. Ou melhor, agora não mais são diferentes, agora eles são iguais a todos aqueles que amam cegamente o Grande Irmão. E tudo, sem exceções, tudo para o Partido não passava de uma ganância arbitrária de querer mais e mais poder. Fundamentados no ódio e na cobiça, os princípios desse partido estavam alicerçados na loucura extrema. "As antigas civilizações alegavam ser fundadas sobre o amor e a justiça. A nossa se funda no ódio."
Rafael Rodrigues 02/02/2022minha estante
5 estrelass ?

Tainan Santos 02/02/2022minha estante
Esse mereceu?

Renata FSM 21/01/2022

Não leiam nessa edição!
Essa edição é de um profundo desrespeito com a obra do autor, pois colocaram convidados com um viés ideológico claro para comentar o posfácio do livro.
Afinal, o próprio George Orwell disse: "A aceitação de qualquer disciplina política parece ser incompatível com a integridade literária".
Dalila 22/01/2022minha estante
Já li esse livro algumas vezes e por sorte, era o livro puro, sem interpretação do povo ideológico.

Ainda bem! É extremamente cansativo que não se possa refletir e compreender obras sem aparecer a polícia do pensamento para dizer o que você DEVE concluir da obra e qual a mensagem que ele quer passar.

A primeira vez que eu li foi há uns 12 anos atrás... E eu fiquei muito perturbada pois percebi muitas similaridades em nosso mundo, especialmente no Brasil, porém eramos um regime democrático, então por que tantas semelhanças? Ministério da verdade, polícia do pensamento, controle do que se pensa, o que se fala, o que não se fala, o que não se pode nem questionar... o passado constantemente apagado e reescrito... A nova história, os novos inimigos (e tente falar que eram outros!
Mas no mundo democrático não tem a violência contra quem pisa fora da linha, mas tem a segregação, o desprezo, a perseguição e mais recentemente, o cancelamento. Livro genial e incrivelmente atual.

Renata FSM 22/01/2022minha estante
Pois é, essa edição foi a que a própria Amazon organizou e inclusive deu de graça naquela promoção de levar 3 livros físicos de graça, agora ficou evidente o porquê.

Vinicius39 05/03/2022minha estante
tô doido para ler esse!

João 05/03/2022minha estante
Mano, leia, vale muito a pena

Yuno 12/03/2022

Bom.
Tive muita espectativa para esse livro, talvez porque amei a Revolução dos Bichos ou porque ele é o "livro obrigatório para todo leitor" sinceramente amei o começo e realmente me prendeu muito e indicava para todo mundo, mas o livro é dividido em 3 partes, a segunda parte é terrivelmente entediante, faz você querer largar o livro, mas também depende muito de tradução, a tradução da versão da Novo Século era tão travada que eu mudei pra esse. Enfim... Muito bom, é um livro que trás um choque de realidade, ele não romântica e nem abafa as coisas, tudo é o mais real possível para o mundo que foi criado, e tudo segue do início ao fim com o toque de realidade primeiro mostrado. Amei.
Hey_Impv 13/03/2022minha estante
Eu larguei esse livro pq achei a primeira parte muito entediante, se a segunda for pior? meu Deus kakakaka

Yuno 14/03/2022minha estante
Eu gostei da primeira mas odiei a segunda, na terceira eu voei. Porém eu alternei entre duas versões do livro, e essa tem a tradução mais fluida

akio 14/11/2012

Muito irregular
A primeira parte é sensacional - envolvente, original, intrigante. Na segunda parte, já passei a achar a trama sem graça; na terceira, achei péssima. Como pode um livro ser tão irregular?

Minha impressão é que a principal contribuição do autor - mergulhar o leitor em um universo que é o extremo dos regimes totalitários que já existiram - termina na primeira parte do livro, sendo o restante apenas um epílogo para informar onde foram parar os personagens.

Todos dizem: "é um clássico", "leitura obrigatória", etc. Ok, não concordo 100%, mas posso concordar 33.33%! :-D
Yoshi 22/12/2012minha estante
Pulei a parte "educativa", sobre o sistema de governo, na primeira vez que li, e achei muito bom, capta-se o sentido sutilmente. Depois, lendo com mais calma e apesar de não ser tão interessante tem um ponto de vista diferente sobre a saciedade, o poder e o controle mental.

Canjerana 26/11/2014minha estante
Finalmente alguém que pensa como eu! Diferente sim, mas obrigatório? Jamais!!

psraissafreire 16/04/2021minha estante
O final desse livro é SENSACIONAL! O último parágrafo (pelo menos da minha edição) me deixou de boca aberta uns 10 segundos

giovanna 16/04/2021minha estante
SIM nosssa ainda to em choque

Maxe 12/04/2021

Agoniante...
Um livro que do começo ao fim você se sente pressionado e sufocado por esse partido criado por Orwell. Achei muito bem escrito e você acaba se envolvendo na história, com as peculiaridades da vida das personagens e com essa ditadura que proíbe pensamentos.
Realmente um livro muito bom e essencial.
JoAo.Vitor 12/04/2021minha estante
eu n consigo terminar ele ?

Maxe 13/04/2021minha estante
Ele é meio arrastado mas juro que vale a pena, mas quase no final tem um capítulo super longo que enrolei demais ?

Raquel 21/04/2021

Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade.
?Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade.? A frase de Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha Nazista resume bem a premissa deste livro.

Para mim, o que torna este livro tão fantástico é a construção psicológica de toda a história.
A maneira como o Partido consegue influenciar as pessoas, entrando em suas mentes, é de tirar o fôlego e deixar o coração ora apertado, ora agitado demais.

Orwell mostra como a desintegração do homem a partir de uma sociedade em regime totalitário se consegue com nossas próprias fraquezas e crueldades. ?1984? não é somente uma crítica à esses governos totalitários, mas também, um alerta sobre a corrupção do homem, um mal a que estamos sempre fadados a viver.

Com isso, podemos fazer vários paralelos com o período em que vivemos atualmente. E com o que ainda viveremos. Livro atual a cada página lida, infelizmente.
Tatu 23/04/2021minha estante
Esse foi meu sentimento também, que esses regimes fazem com que se perca a humanidade, e isso em sentido amplo...se perde a empatia, se perde a solidariedade, se perde O amor e cresça nas pessoas.

Raquel 23/04/2021minha estante
Uhum! Perde-se a identidade e individualidade. Acho que isso é o ponto principal do livro.

Pudim.Frango 03/04/2022

necessário
É um livro necessário pra vida, e contra isso não há fatos. É confuso, é chocante, é genial. George Orwell preveu o futuro tão bem (mesmo metaforicamente muitas vezes) que chega a ser perturbador.
A 03/04/2022minha estante
O livro foi escrito em 1948, quando já havia transmissão de TV no UK.

Pudim.Frango 03/04/2022minha estante
sim, mas me refiro ao futuro atual, os dias de hoje.

Maju Deolindo 23/04/2021

Brazil, I'm devastated.
Puta livro pesado. NOSSA SENHORA.
Foi um misto de sentimentos essa LEITURA. Todas as críticas feitas à governos totalitários são incríveis. Teve uma hora que eu tive q largar a leitura porque estava me fazendo mal. E uma ressalva, não vá esperando um final feliz, porque ao final do livro a gente fica com um sentimento de desesperança. Acredito q não seja um livro para todo mundo.
Erica 23/04/2021minha estante
Tbm to lendo, mas bem devagar... Pesadão!

WalterGoncalves 07/05/2021minha estante
Não achará o mais pesado depois de ler "Laranja Mecânica" de Anthony Burgees

emily 09/03/2022

primeiro livro q me fez sentir medo
livro que faz refletir sobre muitas coisas, tanto sobre a sociedade quanto sobre nós mesmos
bizarro pensar q ele foi escrito 1948 e ainda se encaixa na sociedade atual, não é atoa que é um clássico
o final é de te deixar se sentindo um merda insignificante medroso burro e manipulável eu amei????
Nowhere¿ 10/03/2022minha estante
Esse livro é de explodir a mente ?

emily 10/03/2022minha estante
demaiss, fiquei dias pensando nele

Nathy 19/04/2021

"Se é que há esperança, escreveu Winston, a esperança está nos proletas."
Levei um certo tempo pra finalizar a leitura, é de fato uma obra muito densa, a leitura não é fácil, alguns pontos são como um soco no estômago de tanto o desconforto, e a parte mais assustadora de todo o livro é a semelhança dessa narrativa “fictícia e distópica” com a realidade, com o que estamos vivenciamos hoje e com o que foi vivenciado. Foi escrito no final da década de 40 mas é dolorosamente atual. É um livro excelente, pude aprender DEMAIS com essa leitura! 1984 é sem dúvidas uma leitura essencial.
Reader.. 19/04/2021minha estante
Estava entre o Laranja Mecânica e o 1984 para ser a minha próxima leitura, decidi pelo Laranja Mecânica.

Nathy 20/04/2021minha estante
laranja mecânica é excelente! está na lista dos meus livros favoritos, espero que goste da leitura tambémm!!

Kika.Castro 20/03/2022

Estamos muito longe de 1984?
Depois de terminar a leitura do livro 1984, fiquei me perguntando como George Orwell conseguiu criar um livro tão interessante e, ao mesmo tempo, tão atual, em 1949.

Classificado como um romance, Orwell apresenta o personagem Winston Smith que trabalha como funcionário público no Ministério da Verdade, de um regime totalmente autoritário, conhecido como Partido.

Durante a sua carga horária, Winston tem como atividade alterar o passado seguindo as ordens do Grande Irmão, mostrando como o Partido manipulava, alterava e criava novas informações sobre o próprio passado.

É através da leitura e com a riqueza de detalhes que é possível se perguntar: estamos muito longe de 1984? Acredito que não. O autor expõe que Winston era observado pela "teletela", o olho do Grande Irmão, em todos os lugares, mas você deve se perguntar: e o que isso tem a ver com a atualidade? Simples, hoje, em qualquer lugar, somos reféns da tecnologia e observados em todos os momentos compartilhando cada passo da nossa vida em redes sociais criando as nossas próprias "teletelas".

É possível também perceber como o livro é carregado com teorias da comunicação que muitos aprendem em cursos de graduação superior de comunicação social, mostrando como se leva a informação até o receptor, a seleção de conteúdos que serão passados entre outras atividades que ensinam sobre a importância da mensagem.

O livro 1984 mostra como o Partido acaba com a liberdade de expressão, a seleção da informação, os prazeres sexuais dos humanos e como criar medo e ódio na população, além de ensinar desde cedo a filosofia do Grande Irmão para as crianças, desta forma se perpetuando na sociedade. É através dessas atitudes e de cada detalhe que a revolta e o cansaço de seguir as orientações do Partido chegam em Winston que busca uma maneira de mudar isso, porém, o que ele encontra é a fúria e a traição.

Se olharmos para a nossa sociedade, observamos que não estamos distantes do livro. Todos os dias lidamos com fake news - que já foram (e seguem sendo) uma arma política, também a criação do ódio sobre um líder ou partido político. A arte de compartilhar, todos os dias, a própria vida em redes sociais ou melhor nas "teletelas". Ele deixa claro como a política autoritária só é boa para quem domina e faz parte do partido. Afinal, estamos longe de 1984?
Vini 01/04/2022minha estante
wow, ótima resenha!!

Kika.Castro 02/04/2022minha estante
Obrigada, Vini ??

barbaramr7 24/02/2022

O ÚNICO DEFEITO DESSE LIVRO É QUE ELE ACABA

?Porque se lazer e segurança fossem desfrutados por todos igualmente, a grande massa de seres humanos que costuma ser embrutecida pela pobreza se alfabetizaria e aprenderia a pensar por si; e depois que isso acontecesse, mais cedo ou mais tarde essa massa se daria conta de que a minoria privilegiada não tinha função nenhuma e acabaria com ela.?
Carlos.Henrique 24/02/2022minha estante
É uma leitura meio assustadora né ?

barbaramr7 24/02/2022minha estante
Muito! :(

Herick 02/12/2012

Ao chegar no final do livro, eu não tive opção a não ser colocá-lo entre meus favoritos.

Para mim, a psicologia iniciou-se no Gêneses do livro sagrado, a Bíblia, quando a Lúcifer, por meio da cobra, persuadiu Eva a comer do fruto proibido. No entanto, ao ler "1984" percebe-se o quanto essa psicologia desenvolveu-se. Eu fiquei estarrecido, admito.

No início achei exagerado o nível de alienação daquela sociedade - apesar de ainda enxergar alguns traços dela na nossa atual - porque era algo realmente grande demais. Mas quando vi o que fizeram com o protagonista, foi fácil compreender. Sem dúvida alguma, é um livro que figurará sempre na história. George Orwell criou um governo totalitário perfeito, que se colocado em prática seria uma ameaça real para o mundo, o desfalecimento do passado, a construção de um futuro certo: um poder controlador e inexpugnável, e a própria descaracterização do ser (verbo) humano.
Aline Stechitti 08/12/2012minha estante
Na vdd o Grande Irmão foi baseado em Stalin e mto do q ele escreveu de modo tão extremo, acredito eu, tenha vindo como consequência da época em que viveu onde havia guerras, desumanidades, torturas e controle de massas.

Herick 08/12/2012minha estante
Sim, claro, Aline. No livro mesmo ele faz muita referencia ao comunismo da URSS. Até diz que o sistema utilizado para mecanizar a mente humana era semelhante aos do passado (comunismo, fascismo, nazismo), mas com o toque a mais que não os fez decair, a parte de assumir o poder com a pura finalidade de possuir poder, sem usar subterfúgios como paz e igualdade para isso.