1984

1984 George Orwell




Resenhas - 1984


10796 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


neitandrade 20/05/2024

Clássico Utópico
O livro é bom, mas lembro que quando li (cerca de 3 anos atrás) me arrastei no meio da leitura. Entre os clássicos da utopia, eu diria que ele está antes de "Fahrenheit" e depois de "Admirável Mundo Novo", mas essa é apenas minha opinião. O final é muito impactante, o romance é mais impactante ainda, e o livro carrega uma crítica profunda... Lembro que passei alguns dias pensantes quando terminei a leitura
comentários(0)comente



Reinaldo91 19/05/2024

Opressora realidade
1984 é sem dúvidas, a obra prima de George Orwell, uma narrativa que traz toda a sua estética e forma de escrita ao extremo. George traz uma ficção com a qual o público consegue de certa forma imaginar como possível realidade, mesmo tendo sido escrita a mais de 70 anos. A liberdade de expressão é o principal assunto deste livro, um sistema que tenta controlar tudo e todos, além de uma misteriosa medida de controle para que todos os indivíduos sejam tidos como máquinas manipuláveis e sem escolhas, são o sol sobre o qual todo o enredo orbita, assim, trazendo uma crítica e explanação do real poder de um sistema totalitário, e do porque este é totalmente desumano.
comentários(0)comente



whotfsbeatriz 19/05/2024

Complexo!
Todo o universo do livro é extremamente bem construído, todo o conceito do Partido é muito profundo e detalhado. O livro, porém, não é meu estilo. A leitura é muito densa e temas políticos não são minha preferência pessoal.

Os primeiros capítulos são maçantes e não tão atrativos, mas depois da parte dois a história começa a prender mais.

O final foi uma quebra de expectativa gigantesca, mas, mesmo assim, não amei a história. É muito bem feita, mas não diria que foi boa para mim.
comentários(0)comente



emanuelly 19/05/2024

1984 é sem dúvidas um livro clássico,
se passa em um mundo distópico muito bem pensado e construído, ótimo pra refletimos sobre nossa atual realidade.
Achei os primeiros capítulos muito cansativos e chatos de ler, não me prenderam nem um pouco na leitura e poderiam ser bem resumidos, mas depois me envolvi na história e fiquei muito interessada a saber a conclusão e o que aconteceria com Winston.
Confesso que um dos principais motivos pra ler foi pra usar como repertório em redações, e mesmo sabendo que o livro nos dá ótimas oportunidades pra isso, não sei se leria novamente.
comentários(0)comente



ggmends_ 19/05/2024

1984
"1984", escrito por George Orwell e publicado em 1949, é um romance distópico que retrata um futuro sombrio em que a liberdade individual é esmagada por um regime totalitário. A narrativa é ambientada em uma Londres distópica, parte de um superestado chamado Oceânia, governado pelo Partido, que é liderado pela enigmática figura do Grande Irmão.

O protagonista, Winston Smith, trabalha no Ministério da Verdade, onde seu trabalho é reescrever a história para que se alinhe com a propaganda do Partido. Winston começa a questionar o regime opressivo e nutre um desejo secreto de rebelião. Ele inicia um relacionamento clandestino com Julia, uma colega de trabalho, desafiando as normas do Partido que proíbem relações afetivas e sexuais fora dos limites estabelecidos pelo Estado.

O romance explora temas profundos como a manipulação da informação, vigilância constante, e o controle psicológico e físico sobre os indivíduos. A frase "Big Brother is watching you" (O Grande Irmão está de olho em você) tornou-se sinônimo de regimes opressivos e vigilância governamental.

A sociedade de Oceânia é descrita como uma estrutura rígida, onde o pensamento independente é considerado um crime (o "crime de pensamento") e a língua oficial, a Novilíngua, é projetada para eliminar qualquer possibilidade de rebelião ideológica. A história de Winston é uma exploração do desespero humano diante de um sistema que busca controlar não apenas as ações, mas também os pensamentos dos cidadãos.

O romance é uma crítica feroz ao totalitarismo, destacando os perigos da perda de liberdade e da verdade objetiva em um mundo dominado por propaganda e censura. Orwell utiliza a história de Winston para mostrar como a resistência pode ser solitária e perigosa, e como o poder absoluto corrompe absolutamente.

"1984" é amplamente reconhecido como um dos trabalhos mais importantes do século XX, não apenas por sua narrativa envolvente e seus personagens complexos, mas também por suas implicações políticas e sociais. A visão de Orwell sobre um futuro onde a liberdade é aniquilada pelo poder opressor continua a ressoar, tornando-se cada vez mais relevante em um mundo onde a vigilância e a manipulação de informações são preocupações constantes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
GabrielB33 18/05/2024minha estante
Acompanhar toda a leitura foi muito interessante, já sabia que o mal acabaria vencendo, é uma característica nata do George Orwell.


rachelbb 19/05/2024minha estante
Tu nem leu, mentiroso kk


GabrielB33 19/05/2024minha estante
No caso acompanhar tua leitura kkkk




Evangeline 18/05/2024

Este é bastante interessante para quem gosta de estudar sobre ditaduras. Porém, é uma leitura monótona e prolixa. Demorei muito para concluir. Recomendo somente para aqueles que se interessam por este assunto.
comentários(0)comente



Ceci!! 18/05/2024

Me enganou do início ao fim.
Eu li esse livro porque uma professora me emprestou, e ai eu comecei a ler achando o livro bem "Nhé, é legal, mas não tanto".Mas ai quando chegou na 3 parte eu surtei, e eu fiquei assim: ????????. Porque realmente, no começo, o protagonista, Winston, já sabia que uma hora ele seria pego, e o Partido tem olhos em todos os lugares, SÓ QUE LITERALMENTE ELES TINHAM OLHOS EM TODOS OS LUGARES! Juro eu me surpreendi demais. Mas como o livro ele é uma crítica ao capitalismo, em uma distopia mais madura, eu já esperava um final trágico. MAS PLMDS O FINAL FOI TAMBÉM UM SURTO. Porque acaba mostrando o que aconteceria se ele saisse do Ministério Do Amor vivo só que isso não aconteceu, então deu uma quebra de expectativa.
Eu real fiquei com medo e assustada na parte das torturas mentais juro, eu fiquei tipo " socorro esse cara é maluco, ele só fala absurdos ?"
Olha o universo é bem feito, a crítica é muito boa, a escrita acaba sendo também, só que eu não dei 4 estrelas porque eu demorei para realmente a minha leitura fluir, e isso só aconteceu na 3 parte que foi quando eu descobri que fui enganada o tempo todo juro.
Mas olha, o livro ele não é leve, contêm: tortura, violência, sofrimento, guerra, e hot não explícito.
comentários(0)comente



Bianca (@fallandfox) 17/05/2024

Esta é a segunda releitura deste clássico e, às vezes, sinto-me com a sensação de estar aprofundando minha compreensão.

Nessa segunda resenha vou me concentrar mas em comentar sobre a edição, assim como minha nota também foi para ela, por já fazer ano passado a resenha da história.

A edição é muito bonita, cheia de imagens nos finais dos capítulos e troca de partes (elas têm um aspecto de colagem modernista), a única coisa que me incomodada foi o fato de terem sido colocados na mesma pagina o original e a tradução, ficou muito apertado e me deixou cansada. Isso foi feito para provavelmente aumentar o número de páginas, mas prejudicou minha leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@-Lay 17/05/2024

1984
Orwell, através de sua obra, fala simultaneamente do passado e de um futuro que estão sempre presentes quando e onde quer que germine a semente do totalitarismo.
comentários(0)comente



Mourino 16/05/2024

Uma distopia sombria e interessante. O tom lúgubre acompanha a obra, vivemos na desesperança do personagem principal. Boa escrita com leitura agradável.
comentários(0)comente



itsnotbgam 16/05/2024

Se é que há esperança, a esperança está nos proletas
Winston é um personagem que vive em um mundo distópico, constantemente em guerra e governado pelo Partido. Desde o começo do livro, percebemos que Winston tem consciência da realidade que vive, ele sabe que o Partido mente sobre o racionamento constante em que o país vive por conta da guerra, além dele trabalhar editando notícias e suas inverdades.
O personagem, já pronto para entender o por quê o governo age do jeito que age, conhece Júlia. Júlia é a primeira personagem que não parece estar no mundo distópico em que vive, e é a primeira derrapada do autor. Como ela não liga de não estar seguindo as ordens em um mundo como aquele, não faz sentido, não casa com a construção do autor justamente por ela não ter porquês de ser do jeito que é. Eu até pensei que seria ela a deletar Winston, mas não foi.
Quando Winston e Júlia são pegos, parecia que eu estava lendo mais um livro qualquer, eles sendo traídos pelo homem que dava um quarto para eles se encontrarem foi a cena mais esperável do livro.
Depois disso, na tortura, O?Brien é visto como a personificação da loucura e do mal, outra coisa que também não gostei. Ele diz que o Partido apenas quer o poder, mas até para isso precisa de um porquê, e o autor não nos dá essa resposta.
Dez minutos antes de Winston ser assassinado, ele trai o governo pelo pensamentocrime novamente, depois desses dez minutos, com uma notícia na teletela em prol do governo, ele entende que, mais uma vez, ele errou, e o Líder desse mundo distópico estava certo. Assim, fica claro que o único jeito do governo ter a fidelidade total da população, é em algum momento, essas mesmas pessoas, serem bombardeadas de notícias em prol deles.

Esse livro mudou a minha visão sobre livros e sobre por quê eu devo ler. Na Oceania, o Partido muda a língua falada oficialmente no país, justamente para os proletas não terem intelectualidade suficiente para nomear seus sentimentos sobre as notícias, assim, apenas aceitando os ?fatos?. Com isso, percebi que não devo ler qualquer livro que tenha por aí, devo ler livros cada vez mais densos de acordo com a minha ?intelectualidade?, para ter cada vez mais, mais vocabulário e consequentemente mais poder de argumentação. Não devo ler livros apenas por ler, mas ler livros BONS.
comentários(0)comente



10796 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |