Mulheres e caça às bruxas

Mulheres e caça às bruxas Silvia Federici

Resenhas - Mulheres e Caça às Bruxas

Laryssa306 06/04/2024

Caça às bruxas
Um livro muito interessante e informativo sobre a caça aqui bruxas nos dias atuais, fiquei chocada com os acontecimentos que se perpetuam e ficam "escondidos" da maioria das pessoas.

Taci.Souza 27/03/2024

Um livro cirúrgico, uma leitura necessária. Silvia Federici faz um resgate histórico da perseguição às mulheres ao longo das eras e, de forma precisa, estabelece um paralelo com a atualidade, chamando a nossa atenção para a caça às bruxas da era moderna.

Mulheres não foram feitas para a submissão, servidão, exploração, apropriação, anulação. Fomos colocadas nesses lugares e condicionadas a esses papéis. As eras passam, o mundo muda, mas as mulheres continuam sendo caçadas, julgadas, culpabilizadas, desacreditadas, maltratadas, silenciadas, assassinadas.

O movimento feminista alcançou e tem alcançado muitas conquistas ao longo do tempo. As custas do sofrimento, da luta e do sacrifício de muitas mulheres, estamos conquistando mais espaço, mais voz. No entanto, a luta é árdua e permanente, pois a perspectiva de um mundo onde igualdade de oportunidades e o respeito prevaleçam, ainda é etérea.

Livros como esse, são peças fundamentais nesse processo de conhecer a nossa história e arrancar o véu do conformismo. Através desse tipo de leitura, somos chamados a olhar a realidade para além das nossas fronteiras, e nos dar conta de que, embora tenhamos avançado muito, ainda existem lugares no mundo que parecem ter parado na idade das trevas, especialmente no que diz respeito a forma como as mulheres são vistas e tratadas.

Chiara 13/03/2024

Interessante!
Mulheres e a caça as bruxas foi escrito com o intuito de simplificar a tese apresentada em outro livro da autora. O livro nos mostra fatos da caça as bruxas desde a antiguidade até os tempos atuais. A ideia da autora é realmente intrigante e interessante e eu pretendo ir atrás para saber mais sobre essa tese!

julydaily 06/03/2024

Impactante
Primeiro livro que leio da Silvia Federici e já quero ler mais!!!! A leitura é realmente enriquecedora. Enquanto li me lembrei da época de escola.. fiquei me questionando pq esses temas não foram abordados com profundidade.
Peguei esse livro pra ir atrás de respostas e saí com outras muitas dúvidas mas não tem jeito, temos que ir estudando pra entender pelo menos um pouco desse mundo que estamos inseridas, algumas coisas são até difíceis de acreditar que realmente aconteceram

Debora.Vieira 26/02/2024

Doloroso e necessário!
A verdade é que não estamos preparados para o mundo real. O mundo que se esconde por debaixo de panos brancos governamentais. É assustador ler tudo isso e saber que é real.
Descobrir coisas como as que estão escritas nesse livro faz com que tenhamos medo, mais do que já temos, do ser humano. Homens são cruéis com as mulheres há séculos e parece que não importa o tamanho da luta e o quão alto nos gritamos eles sempre estão tentando nos subjugar. Nos transformar em monstros baseados em suas religiões e em suas criações patriarcais e machistas.

Não posso dizer que amei porque não tem como amar fatos reais como esses. Mas posso afirmar que leituras como essas deveriam ser obrigatórias nas escolas!

Tianna0 05/02/2024

"mulheres e caça às bruxas" é uma obra mais simplificada do livro Calibã e a bruxa da Silvia Frederici.

Nessa obra a autora explícita a caça às bruxas contemporânea. Ligando-a ao capital e a questão da propriedade privada. E como a mulheres mais velhas são desrespeitadas e rejeitadas por desafiar a forma de produção e o sistema hegemônico atual.

É um livro esclarecedor quanto a situação das mulheres africanas e de como o feminismo ainda não atinge certas parcelas da sociedade.

domi_slender 14/01/2024

Introdutório e esclarecedor
Não tem como negar que a história das caça as bruxas foi um marco na "domesticação" das mulheres, quando o capitalismo decidiu que deveria nos usar para obter lucro ou nos destruir.
Esse livro é uma introdução dessa história para o leitor que ainda está começando nesse campo, mas já traz fatos que eliminam muitas dúvidas e questões da situação atual das mulheres (ex.: porque os órgãos públicos são tão negligentes a violência domestica).
Gostei bastante da leitura, é fluida e rápida. Com certeza vou ler os outros livros da autora.

Leitor Subversivo 22/12/2023

Faz tempo que me esse livro, ele complementa o Caliba e a bruxa, não pode ser considerado um resumo, talvez como apendice, aqui os melhores capítulos é quando ela trata do contemporâneo

satatanica 07/12/2023

"As acusações são o mecanismo supremo de alienação."
Leitura interessante para sabermos de onde se originou o termo "caça as bruxas" e o que levou a morte de tantas mulheres nos séculos passados.

E não ironicamente, quando uma mulher é atacada pela sociedade nos tempos atuais, podemos chamar de "caça às bruxas" também, pois constantemente somos atacadas por fugirmos do que consideram "padrão".

Thais 06/12/2023

Uma Leitura que Mexeu com Meus Pensamentos!
Li 'Mulheres e Caça às Bruxas' e preciso dizer que foi uma jornada fascinante! O livro mergulha fundo na história da caça às bruxas, mas o que realmente me pegou foram as reflexões modernas que o autor trouxe. A conexão com a perseguição das mulheres hoje em dia é chocante e me fez repensar muito. Além disso, a abordagem sobre como a sociedade trata as mulheres idosas e a relação com o capitalismo foi reveladora. A escrita é envolvente, e mesmo que eu não seja um especialista, achei fácil de entender. Recomendo para quem quer uma leitura instigante e provocadora!

Renata.Orlando 28/11/2023

Riqueza de livro!
?Somos as netas de todas as bruxas que vocês não conseguiram queimar?.

Na verdade, a violência contra as mulheres terminará apenas com a construção de um mundo diferente, onde a vida das pessoas não seja ?consumida? em prol da acumulação de riquezas. Começando agora, no entanto, podemos aproveitar a experiência que as mulheres ganharam internacionalmente para vislumbrar como organizar uma resposta eficaz.

Cris 26/11/2023

Achei esse livro uma boa introdução ao pensamento de Silvia Federici e também a questão da caça às bruxas.

Ailauany 18/11/2023

?Nas fogueiras não estavam apenas os corpos de ?bruxas?, destruídos; também estava todo um universo de relações sociais que fora a base do poder social das mulheres e um vasto conhecimento que elas haviam transmitido, de mãe para filha, ao longo de gerações ? conhecimento sobre ervas, sobre meios de contracepção ou aborto e sobre quais magias usar para obter o amor dos homens.?

Natália 01/11/2023

Uma análise poderosa da situação da mulher na atualidade
Esse livro me fez pensar em muitas coisas, mas principalmente sobre como a luta feminina por reconhecimento e respeito é árdua e longa, e cheias de batalhas dolorosas. Eu ouvi o audiobook e acompanhar os ensaios dessa forma deu mais profundidade às análises feitas por Silvia. É doloroso demais pensar nas violências que mulheres sofrem simplesmente por existirem. Uma leitura forte e necessária.