A Faca Sutil

A Faca Sutil Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Lissa Marry 03/02/2022

chumbo neles, Lee
o meu preferido até o presente momento, e sinceramente, ?a luneta âmbar? terá que suar muito para tirar este livro do pódio de primeiro lugar.

chorei, sorri, gargalhei. senti raiva, ódio, tristeza, felicidade, tensão, ansiedade. ?a faca sutil? espetacularmente continuou a história da ?bússola de ouro? de maneira mais juvenil que infantil.

inserindo emoções complexas nas histórias dos personagens conhecidos do primeiro livro ? mas, que não houve aprofundamento ? e apresentando outros ? Will, eu te amo ?, o livro percorre novos mundos e desafios, levando-me ao conhecido e desconhecido em frações de segundos com ótimas transações.

determinei meus mais novos personagens preferidos com base na forma que o autor apresentou-os, contudo, infelizmente, não terei um deles e seu daemon impassível e ao mesmo muito afetivo no próximo livro. chorei horrores depois de um bom tempo sem chorar por causa de um livro.

além disso, a certeza que pullman não gosta nem um pouco da igreja e da autoridade que ela tem na vida de várias pessoas, só aumenta.

Lust 02/02/2022

Faca
O segundo livro da trilogia fronteiras do universo, nos mostra mais mundos e nos trás um personagem super interessante e com uma boa história.

Wênnio 25/01/2022

Adorei
A leitura deste fluiu mais que a do primeiro: tem mortes, crianças assassinas, personagens burros fazendo burrices e passei muita raiva no final, portanto adorei e mal posso esperar pra ler o terceiro e último.

nokie 24/01/2022

Épico
A Faca Sutil é o segundo livro da trilogia Fronteiras do Universo. Confesso que houve uma decaída em questão de narrativa, mas o final foi extremamente bom, me deixou com uma vontade enorme de ler o próximo.
Eu gostei da forma que os personagens são desenvolvidos, principalmente Will, Lyra e Lee. Apreciei a troca de visões, com os capítulos focados em Lee e na doutora Malone.
Único ponto fraco desse livro é que as vezes nos perdemos e a escrita se torna confusa. Embora muitos nomes e descrições sejam necessários, o autor não soube adicioná-los corretamente.
Em alguns dias iniciarei a leitura de Luneta Âmbar e também da trilogia que antecede Fronteiras do Universo. Tenho muita expectativa.

Bertani 19/01/2022

Gostei muito mais desse livro do que do primeiro, a saga tomou uma proporção tão épica que faltam palavras para expressar a surpresa. A cada capítulo tinha algo que me deixava tenso, muito curioso ou empolgado com o próximo, além de que as metáforas por trás de cada representação são geniais. Muito bom.

Ana Carolina 19/01/2022

Piora em relação ao anterior
Achei A Faca Sutil fraco em relação ao predecessor. Embora eu quisesse continuar desvendando a história, às vezes ficava cansativo ou até confuso (mesmo sendo, em teoria, um livro infanto-juvenil). Em toda a verdade, a trajetória de Lyra e Will era bem mais interessante do que os capítulos dedicados a outros personagens, capítulos estes que achei numerosos em excesso. Estas partes eu nem tinha muita vontade ler, pois era uma profusão de nomes e explicações que me pareceram um pouco forçadas, como se elas fossem necessárias mas o autor não soubera bem como inseri-las.
Eu pretendo ler a continuação, mas não agora. A Faca Sutil me cansou um pouco. De qualquer forma, a história geral da trilogia me parece interessante. A Bússola de Ouro era bem mais mágico e agradável, porém.

Jéssica 15/01/2022

Incrível
Eu adorei a história e os personagens, e como no primeiro livro fiquei extremamente surpresa com o final(mas acho que talvez seja só lerdeza minha).
Eu recomendo muito a leitura??????
Kai 15/01/2022minha estante
Dizem que decai bastante no terceiro, mas espero que goste

Newiton 13/01/2022

Livro muito bom, do início ao fim. Algumas escolhas do autor deixaram a desejar, como também, muitas informações apenas para "fazer acontecer" fatos para o próximo livro. Mas recomendo a leitura, o universo do livro é perfeito.

Dani 11/01/2022

FINAL DO LIVRO DOIS
Confesso que estava desanimada com o livro, tanto que demorei meses para finalizar algumas pouquíssimas páginas, porém o final foi espetacular! Deixou aquela vontade imensa de ler o último da série.

Naiana 09/01/2022

Perfeito!!!
Se eu achei a narrativa de A Bússola de Ouro um pouco infanto-juvenil, acho que A Faca Sútil perde totalmente essa característica. Vários mundos são apresentados e com algumas semelhanças entre algumas e outras completamente distintas. Muitas tramas se formam e caminham pra um mesmo ponto, mas enquanto separadas tornam a história mais dinâmica e ficamos sabendo como as coisas estão se desenvolvendo nos mundos que nos são apresentados. Este volume traz novos personagens, entre ele Will, um novo protagonista que tem uma missão a desenvolver junto com Lyra, e alguns dos nossos queridos e abomináveis personagens do volume anterior nos acompanham nessa histórias também, quanto alguns outros nos fazem sentir saudades e perguntar se o veremos de novo.
Não quero dar spoilers sem querer. Amei A Faca Sútil foi o meu favorito até então, caminhando para A Luneta Âmbar e o final da trilogia As Fronteiras do Universo.
Julia Mendes 10/01/2022minha estante
Zu, já? ?

Naiana 10/01/2022minha estante
Esse eu demorei por causa da viagem pra SSA, era pra ter terminado uns 2 dias antes, rs

Letícia.Lari 27/12/2021

Não esperava essa reviravolta. Pra quem já viu a série da HBO, ela é muito fiel ao que o livro traz.

Yan Victor 24/12/2021

O livro é cheio de aventura, não tanto quanto o primeiro da trilogia, mas ainda assim, é super interessante, o autor consegue realizar a transição dos núcleos de forma muito fluida e cada um desses é atrativo à sua maneira, e nenhum deles é negligenciado em benefício do outro. Muito bom o livro, super recomendo. ??