A Faca Sutil

A Faca Sutil Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Cabral 22/07/2021

Pullman é um baita autor. Sua história é tão inteligente e penetrante, ficando maior à cada página lida, trilhando caminhos que pareciam não ser possíveis e montando um cenário de infinitas possibilidades. Uau! É um livro com muito a oferecer, trazendo questionamentos bem ricos sobre modelos religiosos ainda vigentes e fanatismo, coisas pelas quais o autor, inclusive, já sofreu duras críticas (impensadas, ao meu ver). Uma obra que diverte e que incomoda.

Se você gosta de objetos mágicos, perseguições entre mundos, guerras iminentes e feitiços e caldeirões, este livro é para você. Mas, se você curte histórias sobre família, companheirismo, destino e lealdade, esse livro também é para você. A Faca Sutil traz algumas tristes despedidas e a ausência de alguns personagens que amamos (ansioso para reencontrá-los), mas traz também a promessa de um próximo (e último) volume ainda mais épico, grandioso e emocionante. Mal posso esperar

Dani Carrara 22/07/2021

Tô adorando essa trilogia... amei a entrada do Will pra ajudar a Lyra, adorei a premissa dos vários mundos e tenho mto medo da Sra Coulter kkkkk

Amanda Richter 18/07/2021

O segundo volume da trilogia Fronteiras do Universo é um livro curtinho mas que acontece muita coisa! ?
?????????
Foi uma leitura que eu demorei a engatar, mais por mim do que pelo livro, acho. De início eu estranhei porque entramos já acompanhando o Will e não a Lyra - e isso me casou muito estranhamento haha
?????????
É nesse meio que vamos conhecendo mais sobre os outros mundos, sobre o passado desses universos paralelos e sobre os destinos tanto do Will quanto da Lyra.
?????????
O Will e a Lyra se tornam amigos e seguem viagem juntos. Ao longo do livro, temos algumas perguntas da bússola de ouro respondidas, e outras que surgem. À medida que passa a história, percebemos que o Will tem um papel tão grande no que está por vir quanto a Lyra.
?????????
O lorde Asriel só é mencionado, mas entendemos um pouco melhor o que ele está planejando. E nos deparamos de novo com a sra. Coulter.?
?????????
Já na Bússola de Ouro aparecem paralelismos com a bíblia e a história do gênesis. Na Faca sutil muitos outros elementos dessa história acabam se misturando e aparecendo também. Confesso que ainda não estou muito certa do que o autor quis fazer com isso nem que desfecho ou qual o propósito dessas conexões - ainda estou avaliando se era realmente necessário... ?????
?????????
Mas tudo bem, não é nada que prejudique a leitura ou a emoção do texto. Agora estou ansiosa para ler o último e descobrir como tudo isso vai acabar! E depois, lógico, correr pra assistir His Dark Materials hahaha

jaquempa 17/07/2021

No segundo livros vemos a continuação da saga de Lyra atras de seu pai, Lorde Asriel e somos apresentados a outros mundos. Novos personagens surgem no caminho e novos fatos sao revelados.

lucasandrade 16/07/2021

Livro dois
Uma interessante continuação sobre como é onde foi para lorde Asriel e sua missão, bem como de Lyra e Will. Fiquei curioso para saber como termina a saga.

mystxxrio0 15/07/2021

Nada pode te preparar pra esse final
Assim como em Bússola de Ouro, eu já sabia o que iria acontecer na história por conta da série da BBC/HBO, mas nada no mundo poderia me preparar para o final, dada a forma arrebatadora com que o Philip Pullman narra a história. A última vez que me senti cativado assim com uma fantasia foi com Harry Potter, e de lá pra cá já li muitas fantasias boas, mas nenhuma boa o suficiente como a Trilogia Fronteiras do Universo.

Esse livro pode ser um tanto polêmico para quem segue alguma doutrina cristã porque vai narrar justamente os passos iniciais da rebelião de lorde Asriel contra a Autoridade, que é Deus. Eu cresci em meio católico e a meu ver não é uma coisa que chega a incomodar muito.

Gostei bastante de Will e da forma como a narrativa do ponto de vista dele é mais madura, comparada a de Lyra, e além disso, como é possível perceber o desenvolvimento da Lyra em meio a tudo que acontece. Ela parece mais madura, menos impulsiva e com decisões mais coerentes e melhor pensadas em relação a Lyra de Bússola de Ouro.

O final é extremamente trágico, triste de verdade. Mesmo sabendo o que iria acontecer, me senti letárgico e muito, muito abalado com as reviravoltas nos dois capítulos finais. A história obviamente deixa um gancho para o terceiro e último volume que, inclusive, já está aqui do meu lado esperando que eu o comece.

Blue 15/07/2021

Cogitei abandonar. Porém insisti.
Não curti quase nada além dos personagens Will, Lyra e o Dimon.
O livro é super sem graça e quando fica interessante o autor caga com tudo. Não recomendo. Não perca seu tempo.

pantwlaimons 09/07/2021

Viciante !
Nao vou estender muito isso aqui, mas vamos começar!
A leitura fluiu rápido para mim. Por mais que haja algumas críticas polêmicas do autor aqui e ali, esse livro é um bom livro de fantasia, com um plot que envolve sim!
Achei do Will Parry um personagem maravilhoso, não demorou muito para se tornar o meu fav!
A cada página a história se torna mais sombria, e mais envolvente! E o que falar desse final??? simplesmente de tirar o fôlego, Phillip sabe como criar um bom gancho pra o proximo livro!
(Gente eu não sei avaliar nada, tá? A única coisa que eu posso garantir é que é um livro bom!)

Juliana.Carvalho 09/07/2021

Ainda melhor que o primeiro!
O livro é completo tem trama política, tem viagem entre mundos, tem ciência, tem religião, tem questionamentos, magia e um super desenvolvimento, que faz com que seja leve e lógico.
Justamente pelo fato dos personagens principais serem crianças a complexidade é exposta de maneira leve e divertida, sendo ainda mais frenético do que o primeiro livro e até mais ( se é que é possível) emocionante e conectivo.
A história novamente acompanha Lyra e seu Daemon, Pantalaimon, que é a forma animal de sua alma. Só que dessa vez o cenário é outro mundo, no caso o mundo como conhecemos, nele ela conhece Will, outra criança, que por acidente acaba se tornando um assassino. Em busca do pai do menino e com uma missão extremamente misteriosa, cheia de magia, feiticeiras, anjos, portais entre mundos e os terríveis espectros, não sabemos certamente o que esperar, mas o final com certeza surpreende e bem planejado o suficiente para que haja a vontade de "correr" para o terceiro volume.

Não é atoa que Pullman foi considerado um dos maiores autores do século XX, já que todos os personagens são bem desenvolvidos, a ponto de se criar uma real conexão com eles. A habilidade do autor de adicionar coisas e pessoas a trama é fantástica, além do modo como as informações são recebidas pelo leitor, deixando aquele "gostinho de quero mais".

Quem ainda não conhece a história esse é o segundo volume, e recomendo, pois vão se identificar e se apaixonar tanto pela narrativa, como pelos personagens e seu universo.

Rique 08/07/2021

Estou empactado com o final deste livro fiquei em dúvida se dava 5 estrelas ou 4.5 mas decidi dar cinco.O final e melhor do que o primeiro, mas o livro não sei dizer

Anne.Valente 05/07/2021

Este segundo livro da trilogia "Fronteiras do Universo" foi ainda melhor que o primeiro. Nele há um desenvolvimento impressionante da protagonista Lyra e... aparece o novo protagonista Will. Amei ver o desenrolar da história que foi ficando ainda mais complexa e inteligente. Recomendo!

Rafa Silvelane 03/07/2021

Uma escrita fluída, uma trama envolvente, crianças sensacionais e socorro, estou mega ansiosa para o desfecho dessa trilogia

Rebs 01/07/2021

QUE LIVRO INCRÍVEL. Fantástico. Envolvente, inteligente, criativo, emocionante. Impulsionada pela série da HBO, resolvi fazer finalmente a releitura da série His Dark Materials após quase 10 anos, e não lembrava como esse universo é tão maravilhosamente bem construído.

Gosto muito de A Bússola de Ouro, mas A Faca Sutil mexe com o meu coração de uma forma inexplicável, balanceando o ritmo frenético da aventura com cenas muito tocantes. O Wil... Ah, o Will. Se eu pudesse, o protegeria de todo o mal do mundo. Toda sua história, personalidade e motivações são interessantíssimas, e a dinâmica entre ele e Lyra é MUITO BEM CONSTRUÍDA, eu amo todas as cenas deles dois. Como Ed Sheeran tuitou uma vez: "Lyra and Will are relationship goals".

Há tempos não me emocionava tanto com diferentes personagens, de modo que após algumas cenas/diálogos, precisei fechar o livro e respirar fundo, tentando me recompôr. Há também algo muito belo envolvendo a narrativa e as descrições; muitas metáforas e analogias, que tornam tudo poético e profundo. Profundidade essa que não foi tão bem explorada ou compreendida pelo meu eu de 13 anos. Porém hoje, relendo com outra maturidade, me uno às vozes que declaram que Philip Pullman é um verdadeiro GÊNIO (mas caso esteja lendo isso Philip, saiba que ainda não te perdoarei pelo final, nem por ter deixado meu coração em mil pedaços).