O perigo de uma história única Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - O perigo de uma história única

CInt_lo 10/06/2024

Eu fico muito feliz de saber que alguém teve a ideia de transcrever esse TED talk da Ngozi, a reflexão por trás de ?o perigo de uma histórica única? pode ser utilizando em amplos aspectos da nossa realidade e na diversidade cultural da sociedade brasileira por exemplo

Marcio.Rocha 03/06/2024

Miúdo no tamanho, gigante no conteúdo
Sabe aquelas leituras que impactam mesmo? Que mudam a vida? Pois foi essa. Eu recomendo, esse livro é necessário.

AppleFlower16 02/06/2024

Nem preciso dizer muito sobre esse livro, a Chimamanda é extremamente didática e é uma potência incrível. Quero ler outros livros dela, ficção, não ficção, apenas apreciar o mundo e a filosofia pela dialética dessa mulher FODA

wasabi 01/06/2024

O perigo de uma história única
Chimamanda nos convida a refletir sobre o perigo de uma história única de uma forma bem sensível e cotidiana. Adorei!

anapauladeosilva 31/05/2024

NECESSÁRIO!
Esse livro é necessário pra abrir o nosso entendimento sobre o quão pesado pode ser você acreditar em esteriótipos e nada mais.

Yhasmin 30/05/2024

"As histórias importam. Muitas histórias importam."
Com seu discurso no TED Talk em 2009, Chimamanda Ngozi Adichie vai falar sobre o perigoso das histórias únicas nas construçõe de narrativas.

É uma leitura rápida e reflexiva. A autora utiliza sua própria vivência para exemplificar o porque as histórias únicas precisam ser combatidas e como elas criam estereótipos e apagam a vivência de certos povos.

Drida 29/05/2024

Entender e escutar as diferenças
A partir de uma palestra que até os dias atuais continua sendo uma das mais vistas. Agora em livro, importante para entendermos a ouvir várias versões da mesma história e principalmente sobre diversificarmos nossas fontes. O perigo de uma história única vem nos chamar para a responsabilidade de ouvir as histórias em todas suas versões. Para assim construirmos pontes entre as diferentes culturas e raças, e dessa forma amenizar as dores já causadas e quem sabe caminhar para uma sociedade mais justa.

Mari.Casarin 28/05/2024

O perigo de uma história única
Eu gostei muito do livro, é um livro para ler em uma ?sentada?, ele é curto mas traz uma reflexão muito grande.

Mary Maia 23/05/2024

Necessário
Didático, rápido e necessário.

Descobrir os perigos de "uma história única" é essencial para uma vida mais justa e ampla.
Esse é o tipo de leitura que eu considero "obrigatória" e importante.

Ainda quero ter a oportunidade de ler mais livros da autora.

Leiam!

BiaMadeira 18/05/2024

Pequeno grande livro
O livro de Chimamanda é baseado em um famoso TED talks e, embora seja pequeno, tem um conteúdo poderoso, que nos faz pensar sobre os preconceitos que criamos a partir das ?histórias únicas?.

Cami.Cardoso 17/05/2024

Amei
Trata-se de um livro curto porém rico em informação, em desconstrução e educação. É uma leitura que é possível ser feita em um dia.

Barbara838 17/05/2024

Você está vivendo uma história única?
Que livro, a cada palavra foi um tapa seco na minha cara.
"O perigo de uma história única " na verdade é u.a adaptação do discurso de Chimamanda para o TED e simplesmente foi perfeito.
Ela trás uma discussão que é implícito na sociedade, mas que todos vivemos: julgar o outro com base nas informações que recebemos de terceiros.
Julgar alguma pessoa por tee nascido em país x já que sabemos os estereótipos de lá, mas não só isso, sobre as pessoas da nossa própria comunidade, a forma como julgamos alguém justamente pelo fato de ouvirmos boatos sobre essa pessoa.
Chimamanda abre essa discussão, porque não ouvir os dois lados e tirar a própria conclusão????Para que se limitar em uma história única que você nem sabe se é verdade???

Nota: 12/10

Sâm 14/05/2024

A consequência da história única.
"A história única cria esterótipos, e o problema dos esterótipos não é que eles são falsos, mas que são incompletos. Eles fazem uma história se tornar a única história."

Lembro de já ter lido esse livro mas nunca tinha marcado como lido por aqui porém não esqueci que era muito bom e de fato é. (acabei relendo)
Todo mundo deveria ler é simplesmente fabuloso, abre a mente para várias vertentes inclusive o tema que ela aborda do continente Africano e de como as histórias contadas por outros é um perigo e ainda assim daqueles que vivenciaram mas não tinham a visão total do que aconteceu antes.
Leitura obrigatória.

"A consequência da história única é esta: ela rouba a dignidade das pessoas. Torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum."

"Eu gostaria de terminar com esta ideia: quando rejeitamos a história única, quando percebemos que nunca existe uma história única sobre lugar nenhum, reavemos uma espécie de paraíso."

Yasmim 07/05/2024

Enriquecedora
É uma obra bem curtinha, você lê em alguns minutos, aproximadamente 15 minutos, coisa rápida. A autora sabe explicar muito bem o seu ponto de vista sobre o tema e ela usa de sua própria vida para dar exemplos, o que faz com que de alguma forma encontremo-nos em situações parecidas, talvez não tenha haver com o racismo, mas todos nós já sofremos com uma história única, e ela fala muito bem sobre isso, como ela própria se sentiu enganada, enfim leiam, foi uma leitura que fiz para o curso de Pedagogia e não me arrependo, com certeza absorvi algo para usar futuramente com meus alunos.

Luana 05/05/2024

O perigo de uma história pequena
O único defeito desse livro é que ele é curto ? chimamanda fala muito bem!
ela disserta sobre assuntos importantes que nem sempre nós paramos pra pensar, e de uma forma aberta e paciente, para que possamos aprender junto com suas falas e experiências