Confidências de Uma Ex-Popular

Confidências de Uma Ex-Popular Ray Tavares

Resenhas - Confidências de Uma Ex-Popular

Vanessa @LarLiterario 11/02/2020

Rica, mimada e inconsequente, Renata Vincezo acaba se metendo em algo grave. Alguo que seus pais simplesmente não podem fazer vista grossa e ignorar como todas as suas outras ?brincadeirinhas?. A garota acaba sendo expulsa do seu colégio, os amigos a ignoram e seus pais sequer suportam a olhar, o que os levaram a tomar uma decisão corretiva para a filha mandando-a para um colégio interno católico no interior de São Paulo.

É claro que Renata odeia a ideia e no começo reluta em estar ali, mas à medida que conhece os novos colegas, professores e métodos do colégio interno, Renata se vê cada vez mais interessada em tudo e todos a sua volta. E quando uma injustiça acontece ela se ver tomada pela necessidade de ajudar, coisa que em seu passado jamais passaria pela sua cabeça.

Ainda que menos engraçada que Os 12 signos de Valentina, essa leitura foi até divertida em alguns pontos. Embora o objetivo central do livro seja mostrar a mudança da protagonista Renata que no começo é uma menina chata, arrogante e egoísta, e com o tempo começa a enxergar que o mundo vai além da sua bolha. Gostei bastante desse crescimento da personagem, ela precisou de um baque pra poder sair do seu mundinho e perceber que o foto de ser protegida pelo seu dinheiro e status não justifica as coisas inconsequente que fez.

A escrita da Ray está bem diferente nesse livro, talvez pelo público alvo dele, mas eu senti falta da linguagem sarcástica da autora. E por isso foi uma leira arrastada pra mim. Contudo, apesar dessas diferenças, a história de Renata Vicenzo carrega elementos típicos da autora, como o bom-humor presente na escrita e, principalmente, os temas sociais e políticos abordados ao longo da trama como: racismo, homofobia, misoginia, corrupção dentre vários outros assuntos que estão sendo tão discutidos nos últimos anos e que é sempre necessário lembrar a sociedade. Essa foi uma das partes que mais gostei na leitura.

Um ponto alto no livro é que ele é recheado de referências à literatura brasileira e se torna ainda mais nacional pelo cenário político e social tão bem apresentado. Acredito que sendo um autor nacional, é de extrema importância. É triste quando um autor brasileiro prefere escrever sobre um país estrangeiro com tanto a ser explorado no seu próprio país.

ggabirossi 11/02/2020

Esperava mais...
Talvez tenha ido com muita sede ao pote ao ler esse livro e no começo da leitura eu estava gostando muito, mas de forma bem particular alguns posicionamentos da autora me desagradaram durante a leitura.

Maddox 10/02/2020

Sinceramente
Amei o livro, até assisti Garota mimada depois, pq me lembrou muito, mas o final não me agradou. Eu queria uma situação diferente. Rs
Ray que lute, porque na minha cabeça o final que eu quis tá acontecendo até hoje. Kkkkk

Paola66 05/02/2020

O livro não é ruim, mas tenho que confessar:
1. Me decepcionei um pouco com a trama e
2. A escrita e o tamanho da obra me incomodaram um pouco durante a leitura

Mas não deixou de ser interessante, acho que apenas não era o momento certo, eu não estava muito no clima da história mesmo... Gostaria de ter gostado mais da leitura

Amiga Leitora 15/01/2020

Depois de me apaixonar pela escrita de Ray Tavares em 2017 com a leitura de 'Os 12 Signos de Valentina', eis que chegou a hora de matar a saudade com mais uma publicação da autora através da Editora Galera Record. Dessa vez vamos mergulhar em um enredo totalmente mais teen e com bem menos comédia do que seu livro anterior, porém uma leitura cheia de lições para o publico jovem.

Renata Vincenzo está vendo seu mundinho perfeito desmoronar depois de ter sido expulsa de seu atual colégio, ter perdido tanto o namorado quanto todos os seus amigos e estar deixando a grande São Paulo para passar seus próximos seis meses trancada no Colégio Interno Nossa Senhora da Misericórdia que fica no interior de SP.

Após mover céus e terra para não ver sua única herdeira atrás das grades por conta de suas últimas atitudes, os pais de Renata só querem que ela pense no que fez e que seja uma pessoa melhor, mas não é bem assim que a garota enxerga tudo o que está acontecendo, e daí por diante afasta qualquer um que tente se aproximar nessa nova fase de sua vida.

Ainda assim, alguém consegue despertar algo escondido lá no fundo do coraçãozinho da rebelde adolescente, e esse alguém atende como professora Trenetim, que além de ser uma excelente profissional ainda recomenda as melhores leituras e envolve os alunos em debates incríveis em sala de aula. Mais do que a educação de seus alunos, Cristina Trenetim tem um carinho especial por cada um deles, e está sempre disposta a ajuda-los a crescer como pessoa.

O grande problema é que o diretor da escola acaba de anunciar que devido alguns problemas pessoais, a professora Trenetim acabou pedindo demissão do colégio, no entanto não é bem isso que ela deixa transparecer nas entrelinhas de seu discurso de despedida. Agora, mesmo sabendo que pode se meter em grandes confusões como as de seu passado, Renata decide que é hora de deixar a garota rebelde de lado, fazer alguns amigos e quem sabe até entrar para o club secreto da escola para descobrir o que de fato ocasionou a demissão da professora.

Preciso ser sincera e dizer que não era bem isso que eu esperava dessa leitura, já que se tratava de Ray Tavares eu nem me preocupei em conferir a sinopse, fui de cara achando que daria boas risadas mais uma vez com o seu jeito bem humorado de ver alguns conflitos da vida. No entanto não é bem isso que temos em 'Confidências de Uma Ex-Popular'. A autora aborda sim diversos conflitos da vida adolescente, mas seu novo enredo percorre um caminho totalmente diferente também, voltado para o mistério que envolve a demissão da professora.

Enquanto Renata embarca em uma aventura totalmente perigosa que pode lhe custar mais uma expulsão de colégio e a ira de seus pais, acompanhamos os conflitos internos da garota em se descobrir como essa nova Renata longe das pessoas que mais lhe decepcionaram, em fazer novos amigos, em tomar decisões entre o que é fácil e o que é o certo a se fazer, além dos sentimentos que ela começa a nutrir por um dos garotos do internato.

A escrita da Ray continua tão fluente como em seu livro anterior, mas volto a falar que aqui temos um enredo bem diferente que conversa melhor com o publico mais jovem, que enfrentam dia após dia os mesmo dilemas da protagonista. Pra mim que esperava outra coisa acabou sendo um pouco mais do mesmo e me levou a desejar que o livro tivesse um pouco menos de páginas já que eu sabia onde tudo aquilo iria dar. Mas para minha surpresa o final foi bem diferente do que eu esperava, e foi justamente na reta final que vi a autora trabalhar ainda mais lições, além das que eu já tinha absorvido até a metade do livro.

Por esses motivos eu recomendo 'Confidências de Uma Ex-Popular' para todos os jovens leitores, Ray Tavares aborda assuntos como a empatia, preconceito, sexualidade, auto-descobrimento, mudanças, propósitos e muito mais, que além de serem características fortes da vida de todo adolescente, também tem o poder de guiar aqueles que acham que estão vendo seu mundo desmoronar e que nunca mais conseguirão levantar. Eu mesma já passei por muitas fases assim entre minha adolescência e o começo da vida adulta e confesso que não tive esse tipo de livro que me fizesse enxergar que tudo isso fazia parte da vida e que contribuiria para a minha evolução, desde que eu soubesse admitir e aprender com meus próprios erros. Então, recomendo que você leia e se inspire na estória de Renata para que possa dar uma nova chance a si mesmo.

site: https://bit.ly/2RixElj

De Olivato - @olivatobooks 03/01/2020

Confidências de Uma Ex-Popular
Este livro nos conta a história de Renata que é uma garota mimada que foi expulsa da antiga escola e que os pais estão desesperados para fazer com que ela pare de se meter em tantos problemas. A solução tomada por eles é colocá-la em uma escola religiosa para ricos que fica no interior de São Paulo.

Nossa protagonista entra em desespero ao se imaginar presa em um lugar precisando começar do zero após perder todo o status e todos seus amigos que ficaram ao lado do seu ex-namorado. Renata é filha única e vai precisar aprender a dividir o espaço ao ser colocada em um quarto com a Lívia, uma garota negra e lésbica que não está a fim de lidar com os problemas de rica mimada da Renata.

Tendo que viver com regras e horários para fazer tudo, Renata acaba se isolando e observando a vida de todos no colégio passando sem se importar com sua presença. Ela acaba encontrando apoio em sua professora de literatura que faz com que a garota não se sinta tão sozinha, mas tudo muda drasticamente quando sua professora é demitida.

Ai que entra o Gui que é um bolsista incrível e super bonito que suspeita que a professora que também o ajudou tanto, foi mandada embora injustamente. Gui e Renata se juntam então para tentar descobrir os motivos da demissão e acabam encontrando vários segredos da escola e de seus responsáveis. Que segredos são esses? Por que a professora foi mandada embora? Será que é possível recomeçar apesar de ter errado tanto no passado? São essas e outras questões apresentadas no livro.

Eu amo o jeito que a Ray escreve, é tão envolvente e fluído que você chega ao fim do livro sem perceber. Renata é uma personagem difícil de gostar e ao mesmo tempo, você acaba desenvolvendo empatia pela garota. O livro vai causar várias reações nos leitores, desde risos até frustração e indignação. Vários assuntos são abordados e todos recebem a atenção devida. O final do livro me surpreendeu bastante de uma forma positiva, leiam e se surpreendam também.

No Skoob, dei 4,5 de 5 e favoritei. Obrigado Ray, por mais um livrão.

site: https://www.instagram.com/p/B2j2omxD4AR/

Jess 02/01/2020

Ótimo
"Todos nós, em algum momento, precisamos sair de nossa zona de conforto, Renata. É assustador, mas também libertador."

Adorei esse livro porque não esperava tudo que ele representou. Renata, a protagonista, é uma garota muito rica e rebelde. Ela é acostumada a sempre se safar das suas enrascadas justamente por causa de sua situação financeira, isso até ela aprontar uma das grandes e seus pais se irritarem ao ponto de manda-lá para um internato católico.

Foi muito bom ver o crescimento da Renata como pessoa e aprender junto com ela sobre diversos assuntos. Como falei, não esperava muito do livro, pensei ser apenas uma história clichê de ficção adolescente, contudo, foi muito além disso. A Ray Taveres, autora, abordou temas muito importantes, como o racismo, a homofobia, relacionamento abusivo e corrupção em apenas um livro!

Por isso, deixo aqui a minha indicação a pessoas que gostam de histórias que inspira e nos faz refletir melhor sobre conceitos.

"Havia pais que, por terem crescido desejando ter dinheiro, achavam que bastava comprar qualquer coisas que os filhos quisessem, sem se dar conta de que o que as crianças precisam é de amor e carinho."

Clara.Pamponet 31/12/2019

Melhor livro da Ray Tavares
Neste lançamento da Ray Tavares nos é apresentado a história da Renata, uma jovem mimada e mesquinha, que foi mandada para um colégio interno para ver se mudava.
Neste colégio Renata fez duas amizades uma com sua colega de quarto Lívia e outra com o Guilherme.
A vida de Renata é cheia de altos e baixos, no início ela não deixa ninguém se aproximar dela, para não saber o motivo que fez com que seus pais a colocassem no internato.
Quando se abre para deixar com que as pessoas possam se aproximar ela consegue fazer com que todos conhecem um lado da Renata que quase ninguém conhece. Quando ela é posta com as diversas diferenças sociais, Renata mostra que tem um coração bom e que a convivência com o diferente fez dela uma melhor pessoa.
Este livro é maravilhoso, fluido na leitura, onde você não consegue mais parar de ler. Super recomendo!

Jaque @blogmalucadoslivros 29/12/2019

Amadurecimento e assuntos necessários. Amei
Confidências de uma ex-popular é uma leitura leve e gostoso de ler. O livro já teve seus direitos comprados pela Paris filmes e foi meu primeiro contato com a escrita da autora, e já posso dizer que adorei.

?Devemos admirar aqueles que nos inspiram, respeitar aqueles que respeitam os outros e acreditar naqueles que sempre tiveram atitudes confiáveis. De resto, um pé atrás nunca fez mal à ninguém.?

? A PREMISSA:
Renata Vicenzo, herdeira de uma família muito rica era popular, e sempre apontava. Mas depois de ter aprontado feio, ela passou dos limites, foi expulsa da escola e seus pais a mandaram para um Colégio interno, no interior de São Paulo.

Agora em seus amigos (que a abandonaram) e em um novo colégio rígido, Renata irá recomeçar e aprender que isso era tudo que ela precisava.

? O QUE EU ACHEI:
Este foi meu primeiro contato com a escrita da autora, e logo de cara já fiquei presa nesta história, que apesar de leve aborda assuntos importantes como: amizade, conflitos familiares, preconceito e corrupção.

Renata, é mimada mas é muito legal acompanhar seu amadurecimento, ela é muito mais do que aparenta ser a aprende a mostrar o seu melhor. Além disso, a escrita da autora é tão envolvente que terminei a leitura em um piscar de olhos! Adorei, e já quero ler mais obras da autora.

Ludy @emalgumlugarnoslivros 27/12/2019

Confidências de uma ex-popular - Ray Tavares
434 páginas/Galera Record

" - Todos nós, em algum momento, temos que sair da nossa zona de conforto, Renata. É assustador, mas também libertador."

Após se envolver em um escândalo, Renata Vincenzo é enviada para um colégio interno.
Sua vida perfeita acabou, agora é preciso recomeçar sozinha e sem privilégios.
Será que ela irá sobreviver ao colégio sem se envolver em uma nova confusão?

Não esperava gostar tanto da Renata - e tão rápido.
Apesar do modo defensivo e da língua ferina, aqui eu vi uma jovem de 17 anos vulnerável, solitária e com um desejo de ser amada.
Foi fácil sentir empatia.
De repente, a vida dela virou de cabeça para baixo.
Ela se vê em um colégio interno rígido, onde precisa sair da bolha e conhecer novas realidades.
Na tentativa de deixar o passado para trás e fazer amigos, ela irá se deparar com um perigoso esquema de corrupção.
É muito bom ver Renata fazendo amizade com Livia e Guilherme, ainda mais quando eles saem atrás da verdade e da justiça.
Um misto de adrenalina e aflição tomou conta.
Tinha curiosidade em relação ao passado, e fiquei surpresa com a revelação. Foi inesperado.
Porém, Renata veio para crescer, aprender e cativar; e viver um romance de aquecer o coração.

Eu amo a escrita da Ray.
Amo a maneira como aborda temas tão atuais e necessários com leveza.
A escrita dela é fluida, instigante, divertida e extremamente crítica.
Ray traz questões sociais, políticas e religiosas.
Fala sobre relacionamento abusivo e sobre a ausência dos pais, o quanto isso afeta no crescimento.
Ela traz personagens bem construídos e marcantes.
É lindo acompanhar o recomeço e o crescimento dessa herdeira.
Há referências incríveis a literatura brasileira.

Confidências de uma ex-popular é uma leitura que surpreende e inspira.
Uma leitura para ensinar, refletir e questionar; além de arrancar várias risadas.
Reforça a importância de não julgar através da aparência e de se permitir ser quem é, fugindo de qualquer estereótipo.
Desejo que todos os jovens leiam e se sintam inspirados pela Renata, pois é possível mudar o futuro através do respeito, da educação e do amor.

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Sabrina (@surtoliterario) 21/12/2019

Muito bom!
Renata perdeu tudo após ser expulsa do antigo colégio: status, amigos e namorado. E agora é obrigada a ir para um colégio interno católico. Nada disposta a começar do zero e fazer novas amizades, ela se vê sozinha e perdida. Mas após descobrir um esquema de corrupção envolvendo os dirigentes do colégio, ela precisa decidir se deve arriscar ser expulsa novamente para fazer a coisa certa, ou ficar calada para se preservar? Junto com Guilherme, o bolsista do colégio e Lívia, sua colega de quarto, Renata embarca em uma aventura cheia de autodescobertas.

Com uma escrita leve e divertida, Ray Tavares nos conta uma história muito envolvente, atual e cheia de ensinamentos sobre feminismo, desigualdade social, racismo, empatia e principalmente a força que uma amizade tem e que sempre devemos lutar até o fim por aquilo que acreditamos, pois, uma revolução sempre começa com uma faísca. Adorei a forma sutil com que todos esses assuntos foram abordados, mas mesmo assim, não deixam de nos fazer pensar sobre. Eu diria que a leitura desse livro é ESSENCIAL, principalmente diante dos acontecimentos que vivemos nos dias atuais.

O livro é narrado em terceira pessoa e isso é um aspecto que muitas vezes não me agrada em uma leitura, mas aqui foi diferente! A Ray fez com que eu me sentisse tão conectada com os personagens que parecia que eles próprios contavam a história pra mim. Adorei a diversidade e a representatividade que encontrei ao virar as páginas, os personagens além de serem muito bem construídos são reais e com realidades bem parecidas com as nossas. Será que é muito pedir um Guilherme pra mim?

Eu vou indicar esse livro pra todo mundo sempre que puder! E espero que as pessoas que o leiam, aprendam tanto quanto eu aprendi, "Livros foram feitos para isso! [...] Afinal, do que mais eles servem senão para nos fazer pensar?"

Leia mais resenhas no Instagram: @surtoliterario

Juliana - @estantedaju 10/12/2019

Crescimento e amadurecimento
Gostei muito de ver a evolução da personagem, o desenvolvimento e amadurecimento de Renata foram acontecimentos muito importantes da narrativa, além de terem sido bem construídos. A Ray sempre acerta a mão, as histórias dela funcionam muito bem para mim e fluem que é uma beleza.
Recomendo para quem gosta de Young Adults. Vamos dar aquela força para os autores nacionais! A Ray é incrível e super acessível.

Chris 27/11/2019

Ray não me decepcionou
Pode até parecer mais um clichê, aonde uma estudante rebelde, conhece um cara lindo e se apaixona... Ray Tavares mais uma vez nos presenteou com uma história gostosa e fluída, com uma escrita cativante ela descreve a evolução de Renata Vicenzo uma patricinha que cresceu cheia de luxo e privilegios. No seu último ano do ensino médio após aprontar varias e ser expulsa da escola, ela se vê contra vontade trancafiada em um internato no interior de São Paulo, lá ela resiste a fazer novas amizades e mudar o jeito que age. Mas ela vivera um mundo totalmente fora da sua realidade, com pessoas diferente do mundo que ela estava acostumada a viver, e foi nessa convivência que ela começa a repensar suas atitudes e se o modo que ela estava conduzindo a própria vida é o modo que ela realmente quer viver.. Renata passa por um grande amadurecimento com base na idade dela e enquanto ela ganha essa metamorfose nos leva a reflexões, o livro aborda temas como o homossexualismo e agressão contra mulher de um jeito leve porém com a seriedade merecida, tbm nos presenteia com um romance fofo entre Renata e Guilherme, mas se estiver procurando um conto de fadas,não é esse o caso pois o romance é muito mas parecido com a realidade e nos faz pensar em quantas escolhas difíceis a vida adulta nos obrigada a tomar ... em fim foi um livro delicioso como se espera de um livro "adolescente"e uma boa pedida pra quem ta afim de um livro leve e cheio de emoções ao mesmo tempo, super recomendo