A arte da guerra Sun Tzu

Resenhas -

@carletogabriel 03/01/2021

Show!!
13 lições que trazendo a nossa realidade podemos tirar muito proveito e principalmente nos mostra que devemos nos adaptar de acordo com a situação e tomar a melhor decisão para resolve-la!!
João Breno 05/01/2024minha estante
Interessante,mas não indico para leitores iniciantes!

Barbara.Tomaz 06/09/2022

É...
É um dos livros mais populares escrito por um autor chinês. O objetivo das orientações era ensinar valores e princípios a militares, especialmente generais em contexto de guerra.

Por causa da descrição de algumas orientações práticas o livro, com o tempo, se destacou também em outros segmentos, como por exemplo, na área de Administração, finanças, comércio etc. Até hoje, a leitura desse livro é recomendada para estudantes de administração, especialmente nas disciplinas de princípios da Administração, Administração Estratégica e Liderança Corporativa.

Apesar de encontrarmos boas citações e insights, não achei o livro aquilo tudo que tantos falam. É bom, mas é aquele tipo de "bom" que eu não leria novamente. Sabe?!

Além de orientações há algumas partes que narram algum acontecimento daquele tempo, algumas foram usadas ou para introduzir um assunto ou para exemplificar alguma idéia. Mas confesso que tem ainda uma terceira categoria: aquelas narrativas que parecem que o exemplo caiu de paraquedas e que não tem nenhuma ligação com as orientações ou regras desenvolvidas do livro -- servem apenas para registrar algum acontecimento histórico ( ou aleatório) da China.
Riva 07/09/2022minha estante
Achei esse livro muito superestimado, quando li não achei uma leitura muito boa não, parece meio que tentam forçar ideias de estratégias pra você levar pra sua vida

Barbara.Tomaz 07/09/2022minha estante
Amei o comentário, pois tenho a mesma impressão! Estão usando ele como se fosse um livro de auto-ajuda ou de estilo de vida, coach etc. Sendo que apesar de algumas informações interessantes (e óbvias) não temos um parâmetro se quem as seguiu naauele tempo teve sucesso ou quantas orientações realmente funcionam na prática.

Juliana3274 07/09/2022minha estante
Bom saber essas opiniões de vcs, pretendo ler esse livro ano que vem, já não vou mais com tanta sede ao pote!

Louise 14/06/2021

A arte da guerra
É um ótimo livro, traz vários ensinamentos pra idade contemporânea, mas realmente não é o meu estilo de leitura - mesmo assim, me surpreendi com a quantia de marcações que fiz!

"Um soberano não pode armar um exército somente porque se sente enraivecido, e um general não pode lutar apenas por se sentir ressentido, porque um homem enraivecido pode tornar a ser feliz e um homem ressentido tornar a ficar agradado, enquanto um Estado que pereceu não retorna, e os mortos não voltam para junto dos vivos."

Ana Be 06/05/2021

Foi muito legal realizar a leitura. Nunca imaginei que iria gostar de ler um livro de filosofia.

Abinaécia 01/05/2023

5 virtudes de um líder:
1 sábio
2 sincero
3 humano
4 corajoso
5 exigente

Não há general que não tenha ouvido falar desses 5 pontos, aqueles que o dominam são vencedores, aqueles que não o conseguem são vencidos.

BrendahIsabelly 17/06/2023

A arte da guerra
Confesso que esse tipo de leitura não é a minha preferida, porém esse é um livro que há muito tempo tenho vontade de ler.
Em resumo, o livro é bem interessante, porém não me agradou tanto quanto eu imaginei que agradaria.

Michele 05/08/2020

"Na arte da guerra, não existem regras fixas. Apenas podem ser talhadas segundo as circunstâncias"
A guerra é uma arte aonde deve-se observar, refletir e usar a razão antes de qualquer coisa. Também, os conselhos dados por Sun Tzu são aplicáveis a vários aspectos de nossa vida. Recomendo.

Edivan 01/02/2023

Lições importantes
Achei a leitura flúida, fiz várias anotações e em minha humilde opinião o livro deveria ser um tipo de leitura obrigatória e o entendimento deveria vir com isso (que quase nunca acontece para a maioria).

Apesar de ter vários ensinamentos úteis, alguns não vão fazer tanta diferença para nós, mas alguns são super eficazes caso trouxermos para nossa vida.

Por exemplo, o livro fala em determinado momento a frase:

"saber discernir quando utilizar muitas ou poucas tropas"

Ok, trazendo para o nosso contexto, as tropas seriam os nossos recursos, quando utilizarmos mais ou menos recursos. Em nosso caso, o que temos de mais abundante é o tempo, ou seja, modificando um pouco a frase para ficar o mais didático possível, temos:

"Perceber quando utilizar muito ou pouco tempo"

Ok, meu rei, você utiliza o seu tempo de maneira correta? Lógico que se, por exemplo, você tem prova em uma semana, você vai utilizar o máximo do seu tempo para estudar, você percebe isso e sabe que o deve utilizar e caso não o utilize de maneira eficaz, no momento da prova você vai tomar no meio do olho do seu c#!

Leiam a Arte da Guerra e o interpretem bem, se cuidem e boa leitura.

Clara Azevedo 24/11/2022

A Arte da Guerra
Já vi tantas referências a esse livro e não achei isso tudo não. Daria para aplicar tudo aquilo que ele diz se seu adversário for um completo idiota. Na época dele essas estratégias deviam ser revolucionárias e tal ou talvez eu não gostei porque não seja o tipo de leitura certa para mim estou tentando sair minha zona de conforto e pegar tipos diferentes de livros para ler.
Horrível 24/11/2022minha estante
Lembro de ter achado a mesma coisa quando li, mas ficava sem querer desencorajar quem o lesse. Achei uma merda também.

Clara Azevedo 24/11/2022minha estante
Que bom saber que não sou a única.

Gordo 01/10/2023

Sun Tzu é bom,mas nn perfeito
Eu achei o livro bom até,gostei de como ele fala sobre guerras e estratégias e etc...
O único problema q achei,e q nn fui o único já q li uma resenha muito boa sobre oq penso do livro,q para Sun Tzu basta somente seguir a risca as regras da arte da guerra e nenhum mal o acontecerá,q basta levar os ensinamentos (as vezes básico,mas se pensar bem,de valor!)q o livro nós da,q iremos vencer sempre....Me lembra esses coach's de hj kkkkkj todo mundo q se junta a eles,ficam bilionários aí ai kkkk mas enfim,eu gostei do livro,mas nem sempre iremos vencer,os ensinamentos do Sun Tzu são muito bons,mas nn são de todo uso sabe,ele nn leva muito as variáveis,e os seus problemas(do seu exército,no livro) como uma variável,sabe,nada é perfeito,nada é vitória sempre....enfim,achei bom,mas nn perfeito,pq se for ver,nada é kkkk

Carlos531 18/02/2022

O livro trata sobre os fundamentos da guerra, o terreno, o ambiente, dentre outras coisas que acontecem na guerra

Vinicius.oa 07/07/2023

Realmente um clássico!
Você deve ser inteligente o suficiente pra absorver o conhecimento desse livro e adotar não só pra duas área empresarial/administrativa. Caso não tenha feito isso, provavelmente você não gostou da obra, pois os ensinamentos de Sun Tzu, pode ser adptado pra sua vida financeira, empresarial, nos seus estudos, na sua vida filosófica, psicológica e até espiritual.