A arte da guerra

A arte da guerra Sun Tzu

Resenhas -

Priscila 17/08/2023

A Arte da Guerra
"Desse modo, aprecia-a nos termos dos cinco fatores fundamentais e faz as comparações dos sete elementos a serem mencionados mais adiante. Assim poderás coligir os essenciais. 3? Desses fatores, o primeiro é a influência moral; o segundo, a meteorologia; o terceiro, o terreno; o quarto, o comando; e o quinto, a doutrina."

"Por comando quero dizer os atributos do general quanto a sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e exigência. Li Ch?üan: Essas são as cinco virtudes do general. É devido a elas que o exército o conhece por ?o Responsável?. Tu Mu: [...] Se for sábio, o comandante será capaz de reconhecer a alteração das circunstâncias e, com rapidez, reagir a elas. Se for sincero, os seus homens acreditarão nas suas recompensas e nos seus castigos. Se for humano, amará a humanidade, simpatizará com os outros e saberá apreciar- lhes o engenho e o esforço. Se for corajoso, alcançará a vitória, agarrando- se às oportunidades sem hesitação. Se for exigente, as suas tropas serão disciplinadas, respeitando- o e temendo- lhe as punições."

"Não premieis a matança."

"Porque obter uma centena de vitórias numa centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem o combater, isso, sim, é o cúmulo da habilidade."

"O grão- duque disse: ?Aquele que se revela superior na resolução de dificuldades o faz antes de elas surgirem. Aquele que se revela superior no vencer os inimigos triunfa antes de as ameaças começarem"."

"Mei Yao- ch?en: O que depende de mim posso fazer; o que depende do inimigo não está nas minhas mãos."

"Diz- se, portanto, que há quem saiba como vencer, mas que não pode, necessariamente, cumpri- lo."

"A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória está no ataque."

"Tu Mu: [...] O duque Li Ching, de Wei, disse: ?Vejamos. As condições que se requerem de um general são: percepção clara, boa harmonia com o seu patrono, profunda noção de estratégia, conhecimento de planejamento a longo prazo, compreensão de meteorologia e capacidade de análise dos fatores humanos. Isso porque um general que não sabe avaliar as suas capacidades ou entender as artes das conveniências e da flexibilidade, quando colocado perante a oportunidade de combater o inimigo, fá- lo atropelada e hesitantemente, olhando ansiosamente para a direita e para a esquerda, sem seguir qualquer plano. De forma crédula, aceitará como boas informações sem crédito algum, acreditando ora nisto, ora naquilo. Assustadiço como uma raposa, quer ao avançar, quer ao retirar, levará os seus homens a dispersarem- se por todos os lados. Qual será a diferença entre uma atitude dessas e a de se jogar gente inocente na fogueira ou na água fervendo? Não será o mesmo que tocar vacas ou ovelhas na direção dos lobos ou dos tigres??."

"Os elementos da arte da guerra são: primeiro, a noção de espaço; segundo, a apreciação das quantidades; terceiro, os cálculos; quarto, as comparações; e quinto, as possibilidades de vitória."

"Chang Yü: Está na natureza da água evitar os altos e correr para os pontos baixos. Quando uma barragem se rompe, a água, em cascata, adquire força irresistível. Um exército é como a água. Aproveita- se da distração do inimigo, ataca- o onde não é esperado, evita- lhe a força e atinge- o onde não pode defender- se. Tal como a água, nada lhe resiste."

"Na arte da guerra, não existem regras fixas. Apenas podem ser talhadas segundo as circunstâncias."

"Quando não existe consistência na administração e nas ordens, o moral dos homens vai para baixo, e os oficiais exaltam-se em excesso."

"Aquele que não tem o dom da previsão e subestima o seu inimigo será por ele capturado."

"?Conhece o teu inimigo e conhece-te a ti mesmo e nunca porás a vitória em dúvida. Conhece o terreno, conhece o tempo, e a tua vitória será total?."

"Incute-lhes espírito coletivo e conserva-lhes as forças."

"Antigamente, oito famílias constituíam uma comunidade. Quando um homem de uma família ia para a tropa, os outros sete contribuíam para a sua manutenção. Portanto, quando se constituía um exército de cem mil, os que desfalcados ficavam para semear e arar os seus campos correspondiam a 700 mil lares. 2 ? Aquele que durante anos confronta o inimigo em busca de vitória numa batalha decisiva, mas que, por cobiçar postos, honrarias e peças de ouro, mantém-se na ignorância da situação do adversário, é destituído de qualquer tipo de humanidade. Tal homem não é um general, nem qualquer apoio para o seu soberano, ou ?mestre da vitória?."

KayIasmim 05/07/2023

?A desordem chega da ordem, a covardia surge do valor, a debilidade brota da força. Se queres fingir desordem para convencer a teus adversários e distraí-los, primeiro tens que organizar a ordem, porque só então podes criar uma desordem artificial. Se queres fingir covardia para conhecer a estratégia dos adversários, primeiro tens que ser extremadamente valente, porque só então podes atuar como tímido de maneira artificial. Se queres fingir debilidade para induzir a arrogância em teus inimigos, primeiros deves ser extremadamente forte porque só então podes pretender ser débil. A ordem e a desordem são uma questão de organização; a covardia é uma questão de valentia e de ímpeto; a força e a debilidade são uma questão da formação na batalha.?

Gabriel 12/09/2023

Atemporal
Essa obra é incrível pois mesmo sendo escrita a várias décadas atrás, o conhecimento escrito em sua páginas não se limita ao tempo.

Gustavo Reis 28/03/2022

Li errado!
A arte da guerra foi escrito aproximadamente 500 anos a.c, pelo general chinês Sun Tzu. O livro discorre ao longo de 13 capítulos sobre estratégias de guerra e principios de liderança.
Minha experiência não foi muito agradável, acredito que a edição contribuiu para isso. Não achei a leitura envolvente nem atrativo, creio que o intuitivo dessa obra é atrair um público mais específico.
Recomendo essa obra aos que realmente se sentem atraídos pela temática. Porém, dispenso como entretenimento.
Carolina2755 28/03/2022minha estante
Resumindo: é uma merda

Tulipinha 07/04/2021

Interessante
Tem lições bacanas, é um livro bem conhecido, mas em algumas partes achei extremamente chato e maçante.

Gabirutz 08/02/2022

Estratégia
Deve ter sido um livro muito útil na época, agora ainda sim tem pons pensamentos. Para quem escreve livro de fantasia com guerra, ou semelhantes, é uma boa forma de melhorar o desenvolvimento, creio eu

andrade 04/04/2021

um livro sobre liderança, com ótimos ensinamentos. com certeza vou reler ele algum dia.

Natalia.Morais 10/03/2023

Na época em que foi escrito, acredito que os ensinamentos de ?a arte da guerra? foram revolucionários, mas não vejo como funciona para os dias de hoje

Flávia 21/03/2021

Livro pra todas as situações da vida!

Affonso 04/06/2023

Quando perto pareça longe
O livro é muito bom e fácil de ler, bem pequeno e dinâmico dava para terminar no mesmo dia mas fiquei com preguiça. o livro aborda até um pouco da cultura chinesa de como eles vem o estado e a guerra.

Thay 24/06/2021

Nao é o tipo de leitura que estou acostumada, mas achei bem interesante essa dinamica de trazer as artimanhas para os dias atuais.
Fiz muitas anotações e pretendo usa-las!

Elias maia 29/07/2021

Não é o que eu estava esperando
Definitivamente esse não é o meu gênero de livro mas eu comprei msm assim pq eu queria ter a experiência e pq pensei que o livro seria mais... ( N sei explicar kkkk mas é isso). Tem como aprender coisas legais com o livro. Apesar de eu ter q ficar um tempo relendo as partes pra poder assimilar, foi um livro legalzinho mas n leria novamente, por isso a nota 2.

gosvn 27/10/2022

Apenas por curiosidade.
Peguei o livro para ler por curiosidade devido a ser comentado/recomendado, mas que decepção. Terminei de ler apenas por ter já começado, não porque eu curti a leitura de fato.

Auridebson0 19/04/2023

Estratégia milenar atualizada
Quando se ler um livro como este, não há como não fazer paralelos aos problemas, dificuldades e sucessos da atualidade.

Fantástico!