Tinner

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Zé Guilherme 04/01/2024

Uma doce maldição.
Uma obra clássica do mestre para começar o ano. Já conhecia a história por conta do filme dos anos 90, mas escrevendo como Bachman, o King consegue evocar uma voz mais brutal e grotesca para narrar as desventuras do nosso protagonistas em busca da cura para uma maldição cigana.

Sombrio, pessimista e macabro. Uma receita certa para mais uma joia do King.

Cintia264 04/01/2024

A maldição do cigano
O livro traz a história de Billy Halleck, um advogado obeso que, após atropelar e matar uma velha cigana, é declarado inocente e, ao sair do julgamento, recebe o que parece ser uma maldição.
     Ao decorrer da história, acompanhamos a busca desse advogado pelo cigano que lhe lançou a terrível maldição.
   Será que realmente vale a pena fazer qualquer coisa para acabar com a maldição?

Essa história traz um suspense acompanhado de uma leve pitada de horror.
   Como a maioria das histórias do Stephen King, o meio da história traz
uma leitura lenta que se torna mais rápida ao final.
   O final dessa história, assim como o começo, deixa um pouco a desejar, o que faz com que esse livro não seja considerado uma grande história de suspense e horror.

Sara.Jessica 02/01/2024

Boa história
3,5/5
História sem tanta barriga e com um plot bem interessante. Final condizente com o que a história foi o tempo todo: uma incessante tentativa de resolver um problema e apenas conseguindo um maior em seguida.

Thi 29/12/2023

Até onde vai a justiça? Depois de atropelar uma cigana e não ser devidamente punido, Bill tenta descobrir o que está acontecendo com ele.

Gabriel1994 27/12/2023

Minha opinião sobre A Maldição do cigano
A ideia da história é boa o desenrolar legalzinho e o fim um pouco triste e inesperado, esse foi o segundo livro do Stephen king que eu li e eu gostei, tem umas cenas que eu literalmente ficava sem acreditar no que estava lendo de tão inesperado que era, mas é um livro bom.

Nathália 27/12/2023

Esse livro é o puro suco da ansiedade. Quando você acha que as coisas podem ?melhorar? (e coloque muitas aspas nisso), o rumo da história simplesmente puxa seu tapete.
O declínio físico do protagonista é acompanhado de um estrago mental e emocional ainda maior, e talvez essa seja a verdadeira maldição.
King tem narrativas melhores, mas essa aqui também é um de seus acertos. Não é assustador, mas bastante angustiante, e isso já é o suficiente para prender o leitor.

Paloma.Rocha 26/12/2023

Médio
Bill Halleck um dia em que se deixa levar por uma distração no trânsito e atropela uma velha cigana. Conseguiu sair ileso por conhecer as pessoas certas, mas ?ganhou? uma maldição de um cigano que o viu e falou ?mais magro? a partir daí ele começou a emagrecer sem explicação, e sem parar também. O que o fez viver um grande terror.
A história é bem ok, mas o final não surpreendeu rs

MARTA CARVALHO 26/12/2023

O advogado Bill Halleck, ao voltar de uma festa com a esposa, se envolve em um acidente que acaba na morte de uma velha cigana. Saindo do Tribunal, ao ser liberado sem nenhuma penalidade pelo ocorrido, esbarra com um velho cigano, pai da falecida, que o amaldiçoa tocando seu rosto e pronunciando apenas uma frase: mais magro.
O emagrecimento desproporcional de Bill causa espanto e preocupação em todos, e a sua busca por solução acaba levando a descobertas que envolvem outras pessoas nessa maldição.
A escrita do King é sem comparação: viciante, sendo que, mesmo sendo um livro curto, tem trechos bem monótonos, mas com reflexões interessantes sobre corrupção nos meios jurídicos, responsabilidades, culpa, preconceito e vingança.
Gostei bastante do final e ao descobrir que havia um filme (1996), baseado no livro, corri para assistir e mesmo com algumas pequenas mudanças, foi bem fiel a obra, adicionando algo que eu também queria ter acrescentado.
Recomendo, mas sem muitas espectativas.

glen glen 24/12/2023

?? Ele nos amaldiçoou. Diga-lhe em meu nome que Deus já nos amaldiçoou muito antes que ele ou qualquer outro de sua tribo o tivesse feito.

? Poupe isso para a assistente social, menina.?

Gu Vaz 14/12/2023

Justiça
Quem reclama dos finais do King talvez enxergue neste livro um ciclo que se fecha muito bem. Desde o início do livro, e sabendo que foi escrito sob um pseudônimo comumente associado à brutalidade e melancolia, os personagens foram delineados como pessoas defeituosas cujos defeitos - muitos deles crimes- se alteram entre a intolerância e a busca por justiça. Nisso já fica nítido que os personagens deste livro, principalmente billy halleck, não são mocinhos da história, mas alguém que, sob circunstâncias degradantes e um anterior estado de complacência, desesperadamente procura justificar um erro.

Jaquelline.S. 08/12/2023

Eu li esse livro há muitos anos atrás.
Não lembrava que o policial e o juiz foram amaldiçoados também.
Continuo sem entender o ódio dele pela Heidi, do nada. Não queria assumir a culpa dele, então culpava ela. Não gosto do Billy não, só fez cagada.
Ainda gosto da história, acho um livro legal.
lys 05/01/2024minha estante
Bill é o egoismo encarnado. Se recusa em assumir que fez cagada, acreditando firmemente que a cigana atrapelada e morta por ele é tão culpada quanto o mesmo. O ódio pela esposa vem desse mesmo egoismo, do pensamento de que ela deveria ter se ferrado tanto quanto ele.

Esther25 05/12/2023

NUNCA
Que livro bom, estava muito ansiosa pra ler ele e foi uma leitura que valeu a pena, o final foi maravilhoso e o desenvolvimento do protagonista foi incrível. Stephen King nunca decepciona!!

Júpiter.69 03/12/2023

BOM!!
Gostei do livro. É uma obra curta que consegue trazer de forma detalhada todos os aspectos da vida do protagonistas. Na medida em que eu ia lendo, fiquei impressionado com a forma que o King consegue desenvolver de forma satisfatória todos os personagens centrais da obra em menos de 300 páginas.

Com amor, Júpiter. ?

Clarana 19/11/2023

Escrita: ?

Formato: ?

Gênero: ?

Personagens: ?
Só salva os romani, o protagonista foi um branco arrombado do início ao fim

Enredo: ?
Um cado preconceituoso? Mas no geral não deixou nada a desejar