The Patient

The Patient Jasper DeWitt

Resenhas - The Patient

Teixeira 06/01/2024

The Patient ? 3.75 ?
> 'The Patient' foi uma leitura estranha e, por vezes, difícil de digerir.

Mal somos introduzidos ao hospital e ao ambiente que, em geral, serve de cenário à história, partilhamos já um pouco de loucura com os pacientes que mal conhecemos. Cada parte escrita, cada contacto com as pessoas, através da leitura, deixa-nos ligeiramente menos sanos. Cada dia, sessão, relato, cassete, subida de elevador e tudo mais e tudo menos leva-nos a uma estranheza extrema, envolvida por confusão. Sentimo-nos um pouco perdidos também.

É um ambiente de loucura que nos vai consumindo pouco a pouco, desde o início até ao fim. O fim não deixa de ser estranho, curioso e que nos confunde um pouco mais e deixa espaço para mais - aqui utilizamos um pouco da nossa loucura para o entender, para o fazer ter sentido, para escrever mentalmente um último post, um epílogo, que termine de forma um pouco mais macabra e triste este livro.

Esta foi a história de um paciente que é descrito de forma alternativa, interessante, por vezes difícil, detalhada. Um paciente que levou muitos à loucura, e que levará muitos mais de nós a ela.

César 29/09/2023

Nada de extraordinário
O autor tem uma escrita muito boa, bem fluida que te prende a maior parte da leitura. Só quando chegou ali pelos 70% da história deu uma desanimada.

Se retirasse a página pré-textual, que indica que a história é um relato ?aparentemente real? de um psiquiatra que abandonou a medicina, tornaria um livro bom de ficção do gênero suspense/terror. Esse primeiro aviso pode até funcionar com pessoas impressionáveis, mas no geral, só cria expectativas que não serão supridas. A todo momento eu torcia que o plot da trama fosse a descoberta de algum transtorno psicológico que ainda não tinha sido catalogado no DSM 4 (a edição da época em que se passa a história), mas jamais imaginaria algo sobrenatural, o que foi o grande balde de água fria.

Terror é um gênero que não funciona muito comigo. Mas a escrita do autor é tão boa por si só que mereceu as 3 estrelas.

akasaori 16/12/2022

A estrutura desse livro é bem bacana, me lembrou A paciente silenciosa, o que não curti foi o plot mesmo, tomou um rumo que eu não curti muito apesar de fazer sentido na história.

Mafe 22/02/2022

É um livro interessante. Eu fiquei incomodada com a forma que o livro terminou, mas ainda assim recomendo.