Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Jackson 03/06/2024

Um relato bem grotesco de como a medicina funcionava em tempos passados, sem o conhecimento da higiene básica e de métodos torturantes.

Amomonda 28/05/2024

Um livro de extrema importância para entendermos o progresso da medicina, fiquei bem impressionada com os casos médicos e situações que aconteciam na época, do despreparado ao preparo que existe hoje. Meu único apontamento negativo são partes do livro que comentam questões pessoais de Joseph Lister, desviando um pouco da questão do progresso médico, mas sem ser algo muito recorrente.

Cirlei oliveira 26/05/2024

Essa foi uma leitura pela simples curiosidade, de que horrores se tratava na medicina, confessor que achei que seria uma leitura tediosa devido ao tempo. Muito pelo contrário, pois o livro é bem agradável de ler.

A autora conta a biografia do homem que revolucionou o mundo nas cirurgias no século XIX de Joseph Lister. De fato que o título do livro é bem propício para a época, pois são relatados como as amputação ocorria, e não havia nenhum higiene para a realização das cirurgias, não existia anestesia, ao longo da leitura imaginei a agonia da dor além de sentir cada corte. Relata-se também que a maioria dessas pessoas morriam dias após a cirurgia devido a infecção.

A autora também relata, que o corpo dos morto eram descartado de qualquer forma em um lugar dentro dos hospitais, que os corporls eram jogado na beira rio/praias. Devido a isso a cidade tinha o mal cheiro e por causa dos corpos decompor ao ar livre e contaminando as águas, surgiram outras doenças.

Anos de pesquisas, Lister fazia suas experiências com os os pacientes de modo a combater a infecção pós operatório. Muitas foram a revolução na medicina e nos estudo descobriu-se que o fungos de corpos de decomposição passava para as pessoas doentes. Pois para a época, não se havia nenhuma higiene nos hospitais, aqueles que manuseava os corpo, acabava levando fungos de cadaves para pacientes internados.

Devidos a revolução de seus estudos, outros criaram a partir de suas descobertas o antisséptico bucal Listerine e a criação da empresa Johnson e Johnson.

Arthur.Leonardo 22/05/2024

O livro é muito bom e bem escrito pela autora, que se serviu de variadas fontes para enriquecer a leitura.
Curioso que quando me deparei com o livro me desagradou a capa um pouco espalhafatosa, ao estilo Darkside, mas longe disso, é um livro com rigor técnico para aqueles que tem curiosidade sobre o avanço da ciência aplicado à medicina.

É basicamente uma biografia do médico Joseph Lister, tendo o século XIX e a era vitoriana como pano de fundo.

m.artins_ 16/05/2024

RESUMÃO - MEDICINA DOS HORRORES ??
Eu não sei bem porque um livro sobre a história da medicina foi parar na minha lista de leitura (acho que é pela capa bonita).

Mas mesmo eu não tendo interesse nenhum no tema, eu gostei da história. Nunca tinha parar para pensar em como eram as cirurgias antes da anestesia ou dos protocolos de higiene.

Basicamente a história conta toda a trajetória profissional e de vida do Lister ? o médico que descobriu que era preciso esterilizar o ambiente cirúrgico pra evitar a infecção dos ferimentos e a morte dos pacientes.

É inspirado nos estudos dele que hoje temos o (Lister)ine e a Johnson & Johnson. E muitas outras empresas especializadas em limpeza e esterilização.

É uma narrativa bem de contação de histórias. Nada científico nem técnico. Parece que a autora tá mais interessada em transformar o Lister num personagem vitoriano complexo e genial do que com o caráter científico da coisa. O que eu, particularmente, gosto!

Agnnes29 13/05/2024

Interesse científico
É um livro super interessante, e a forma de escrita é uma maneira fácil de entender. Não tem termos científicos complicados. Muito bom saber o quanto a medicina evoluiu.

Madu11 08/05/2024

A Importância Vital de Joseph Lister
"Medicina dos Horrores" é uma obra fascinante escrita por Lindsey Fitzharris, que mergulha nos horrores da prática médica do século XIX, destacando a importância de figuras como Joseph Lister. Lister, um cirurgião visionário, revolucionou a medicina moderna ao introduzir o conceito de antissepsia, combatendo as infecções hospitalares e transformando radicalmente os procedimentos cirúrgicos. Seu trabalho pioneiro não apenas salvou inúmeras vidas, mas também estabeleceu os fundamentos para os padrões de higiene e segurança que hoje são essenciais na prática médica. Fitzharris habilmente retrata o contexto histórico e as contribuições de Lister, destacando sua influência duradoura na medicina e na saúde pública. O livro não apenas oferece um olhar envolvente sobre a história da medicina, mas também destaca a importância de avanços científicos e pioneiros como Lister para a saúde e o bem-estar da humanidade.

Danilendo0 04/05/2024

Que leitura fascinante!

?Medicina dos horrores? é um livro essencial? todos deveriam ler esse livro na minha opinião. O livro conta o início da história da medicina cirúrgica e como eram feitos os procedimentos ? nos deparamos com cenas horripilantes e não tem como o leitor não sentir um misto de sensações ao avançar na leitura. É muito interessante conhecer o processo e a descoberta de métodos que conhecemos e usamos nos dias de hoje. Joseph Lister foi um guerreiro por levar a diante as suas pesquisas e não desistir das suas convicções mesmo com tanta dificuldade. Devemos muito a esse grande homem.
Adorei e recomendo muito a leitura!

Mah 01/05/2024

É um livro interessante, de não ficção, que conta a história de Joseph Lister, um jovem cirurgião que passou a vida estudando os processos infecciosos decorrentes da má higiene.

No livro, também conhecemos um pouco da vida pessoal de Lister, as pessoas que ele amou e respeitou.

É muito doido pensar como uma pessoa pode mudar tanto a história do mundo pra sempre. O cara literalmente revolucionou o processo cirúrgico a ponto de estudantes de medicina estudarem sobre ele até os dias de hoje; a ponto de marcas do nosso dia a dia terem sido inspiradas nele! (Johnson & Johnson e Listerine)

A história é legal, mas a leitura pode ser bem cansativa. Demorei alguns bons meses pra terminar.

Andrea.Piratininga 30/04/2024

História da medicina
Adorei! Simplesmente incrível! Muito legal saber como era (aterrorizante) ser um paciente naquela época!

Lucelly 07/04/2024

A capa juntamente com o título chama muita atenção e acabei achando que era mesma vibe do ?medicina macabra?, porém tem alguns capítulos bem chato que me fizeram retardar a leitura, deixando o livro de lado por meses. Quando o capítulo fala realmente dos métodos da medicina na época, eu achei super interessante, mas pega um capítulo comprido falando apenas da vida pessoal, é bastante entediante. Mas a culpa foi minha que imaginei ser outra coisa (me deixei levar pelo título ?medicina dos horrores?) e não prestei tanta atenção na hora da compra.

booksdaemy 24/03/2024

??
Com uma conclusão satisfatória, o livro deixa uma marca indelével na mente do leitor, instigando reflexões duradouras. Uma obra-prima que transcende gêneros e permanece atemporal.

Elô 22/03/2024

Que livro magnífico.
Aqui nós vamos acompanhar a vida do cirurgião Joseph Lister, que foi o responsável por desenvolver e disseminar o método antisséptico quando os hospitais eram vistos como um local ligado a morte.
A autora foi muito feliz ao contar a história de maneira bem clara e direta mas ao mesmo tempo interligando vários acontecimentos que estavam acontecendo simultaneamente em outros ramos da ciência.
Por fim vale ressaltar que esse livro vai além da história da evolução dentro da medicina, é sobre como novas ideias precisam de tempo e dedicação para serem elaboradas e que, não importa a natureza do assunto tratado por elas, todas no começo vão receber um certo estranhamento da sociedade.
Recomendo demais a leitura e com certeza vou ler o outro livro da autora pra ontem.

Sthefany.Ambrosio 17/03/2024

Excelente
Um livro muito bom e muuuito informativo! A história do Lister é fascinante, assim como as descobertas dele.

Eu sou leiga nesse tema, mas mesmo assim consegui aprender bastante coisa e desfrutar de cada momento desse livro

Leoleo 14/03/2024

Lar da morte ao lar da cura
Confesso que, de modo biográfico , o livro aparenta fluir mais em relação a história do médico e rapidamente trunca para os métodos cirúrgicos e alguns temas complicados. Mas cientificamente é fascinante ver em como o futuro que escolhi teve um passado tão obscuro e entregue pela sorte. As 5 estrelas talvez seja pelo amor incondicional que tenho pelas ciências médicas e com as demais, me tocou de formas absurdas saber a relação que Tyndall, Pasteur, Joseph Jackson, Boyle tiveram para os avanços da medicina, só demonstra em como o mundo científico é uno ao invés de múltiplo e variável. Obrigado Lister por hoje, por exemplo, eu poder ter uma mente bem mais tranquila sobre a segurança da cirurgia que irei fazer em meu joelho logo breve. Viva a medicina! ?