O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas -

Aks. 10/06/2024

Chorei
" Agora sabia mesmo o que era dor. Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinha, que a gente tinha que morrer com ela , sem poder contar para ninguém o segredo. Dor que dava desânimo nos braços, na cabeça, até na vontade de virar a cabeça no travesseiro."
Esse livro é tão triste e bom ao mesmo tempo eu amei ler e a escrita é muito boa gostei bastante.

juliocmofc 09/06/2024

>> UM PESTINHA ENCANTADOR <<
Leitura imprescindível para crianças e adolescentes do ensino fundamental, ?O meu pé de Laranja Lima? nos apresenta a história de Zezé.

Narrado pelo próprio protagonista, de apenas 6 anos de idade, nos deparamos com uma narrativa envolvente. Zezé é um menino prodígio, aprendeu a ler sozinho e tem uma imaginação muito fértil.

Sofre com os percalços de uma vida simples de família grande nos primórdios do século XX. Muito curioso e criativo, Zezé vive aprontando. O que lhe rende algumas surras provindas do pai e dos irmãos mais velhos.

Acompanhar Zezé em suas aventuras e suplícios foi uma experiência ímpar. Muito reflexiva e emocionante, a obra desperta no leitor um misto de sentimentos que eu não imaginava.

O livro se tornou um favorito por aqui, e eu finalmente entendi tamanha aclamação quanto a obra, visto que já foi adaptada para a televisão, cinema e teatro.

Aknna 09/06/2024

"A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem"
Meu Pé de Laranja Lima é um daqueles livros que recomendo não porque é uma leitura aconchegante ou acessível, mas porque nela aborda temáticas e questionamentos que algumas pessoas já vivenciaram ou vivem. Os personagens te fazem sentir felicidade, tristeza, raiva e dor; a escrita e o enredo são tão fluidos que rapidamente o leitor se vê imerso na história.
O livro conta a história do nosso querido e travesso Zezé, um garotinho bem pequeno que vive se metendo em confusão e passa por dificuldades financeiras junto de sua família. Em alguns momentos você ri e se apaixona pela imensa imaginação de Zezé, em outros você se pega refletindo sobre "coisas de gente grande" e depois as lágrimas passam a cair. Não é um livro que você lê e sorri o tempo todo, é um livro que intercala entre as alegrias e tristezas de um indivíduo.
Meu Pé de Laranja Lima se tornou precioso para mim e com certeza está entre os meus favoritos!

"A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu"

Taynara142 07/06/2024

O meu pé de laranja Lima, um clássico brasileiro escrito por José Mauro de Vasconcelos, onde o autor nos emociona com a sua autobiografia.
Vemos Zezé amadurecer precocemente, acompanhá-lo em seus dilemas e peraltices não tem preço. Embora as vezes o livro seja parado, você não se sente incomodado, afinal existe monotonia na vida de uma criança. A única ressalva é caso seja sensível, prepare um lencinho para as lágrimas, pois elas vão rolar.
É um livro acessível a todos, possui uma linguagem simples e envolvente.
Este é um livro recomendado a todos, a sua grandiosidade mora na sensibilidade que dialoga com o leitor.

? Nota: 10/10 favoritado
?10° resenha de 2024
? sexta-feira 07/06/2024

Relato pessoal: esse é o segundo livro que me fez chorar até hoje, aos meus 17 anos, o primeiro foi A menina que roubava livros. Este livro é uma experiência única, dá um orgulho quentinho no peito saber que foi escrito por um brasileiro. A única ressalva é que eu só fui descobrir que era uma autobiografia no final, isso acabou comigo, saber que as tristezas narradas são verdadeiras... O livro merece a fama que tem, recentemente li o livro O Sol é para todos, fazendo uma comparação já que os dois tem protagonistas que são crianças, eu posso dizer que me envolvi mais com O meu pé de laranja Lima. Sim, eu sei que as temáticas são diferentes entretanto não consegui não compará-los. José Mauro de Vasconcelos, pretendo ler mais obras do autor.
alice1816 07/06/2024minha estante
esse livro é lindo mas é tão tristinho,me acabei de chorar(junto com Ponte para Terabitia)?,os primeiros traumas a gente nunca esquece

Taynara142 09/06/2024minha estante
Verdade, ninguém esquece um trauma, kkk Eu comecei a ler sem saber de nada e terminei chorando, admito que é lindo, mas realmente é tristinho. Esse eu ainda não li, fiquei curiosa, adoro livros que acabam comigo, kkk

Brena.Brena 06/06/2024

Zezé..
Um dos mais tristes que eu já li, lindo e de uma sensibilidade tão grande, José Mauro foi grandão nessa obra. Traumatizada amei 5 estrelas

ariellesz 03/06/2024

"dor era aquilo que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela sem poder contar para ninguém o segredo. dor que dava desânimo nos braços, na cabeça..."

livro maravilhoso apesar de muito triste

biellz2 31/05/2024

Tendo em vista que é uma criança de 5 anos o protagonista, vemos que dês de cedo já temos o seu amadurecimento. Não sei como foram capaz de permitirem todo esse sofrimento com uma criança, todavia, aparece um português, que praticamente o salvar e o ajuda em todas essas questões. Enfim não vou falar mais nada, se não vou dar spoiler. É uma leitura um pouco parada, não é leve, mas que trás bom ensinamentos. Recomendo a leitura!!

Rosana 31/05/2024

Não vou dá cinco estrelas, porque esse livro é muito triste. Apesar de ele ser maravilhoso! Queria pegar o Zezé e cuidar dele.
O tempo todo eu ficava,meu Deus! Ele é só uma criança parem por favor ??

benji.by 30/05/2024

"Minguinho" ?
O meu pé de laranja lima conta a história de Zezé, um garotinho de seis anos que vive dentro do seu próprio mundo de fantasia, pra fugir da realidade dolorosa.

Sentia um aperto no peito toda vez que Zezé falava coisas horríveis sobre ele mesmo, em ver como ele acreditava que era uma coisa ruim e que ninguém o queria.

Me apeguei muito ao personagem, e foi muito doloroso ver tudo que aconteceu com ele no decorrer do livro.

A amizade que ele desenvolve com o Portuga é uma coisa tão linda, a felicidade que era tanta que dava pra sentir pelas palavras, e foi tão doloroso que ele foi arrancado da vida de Zezé de forma tão repentina e brutal.

E então, O Pé de laranja lima, Minguinho, que também era seu melhor amigo, que o ouvia contar sobre suas traquinagens e aventuras, que o levava pro mundos dos cinemas de cowboy que Zezé tanto amava...

Tudo nesse livro parece agarrar o coração da gente e apertar que dói, é um livro triste, mas cheio de sentimento e emoção e é por isso que se tornou um dos meus favoritos.
huaxiie 31/05/2024minha estante
Amo esse livro de todo coração! Acredito que dói muito mais quando sabemos que são relatos reais do próprio autor, é sua história.

E sim, é uma montanha de tristeza em como a realidade foi e é ainda muito dura, quantos zezés não temos hoje em dia, ainda, não? E quantos deles não são tirados o direito de ter uma infância.

Zezé perdeu grandes coisas na vida, teve grandes dores e nos outros livros mostra ainda mais da perda e grande dor. Esse livro demonstra como a realidade da vida é dura, tirando até mesmo o nosso senso de "contos de fada"

Esse livro é fascinante e de fato uma aventura que todos deveriam ter, pois é verdadeiro e ao mesmo tempo cheio de magia pelas rachaduras tão finas dessa história. Leia os outros livros da mesma série, acredito que vá gostar!

benji.by 31/05/2024minha estante
Eu vou atrás de ler os outros, pois me apeguei muito ao Zezé, a história realmente é muito emocionante.

Carlos531 30/05/2024

Uma história incrível, um relato tão brasileiro da infância de uma criança pobre no nosso país que emociona a cada página. Fiquei encantado com a maneira como é feito o relato do Zezé. Um menino que apesar de travesso é dotado de uma inteligência fora do comum. Mais um daqueles casos em que a pessoa não se encaixa numa fôrma imposta pela sociedade e por isso sofre as consequências de ser que é. Um primor da nossa literatura.

Manu 30/05/2024

Espetacular
Esse livro tem uma linguagem simples, mas é na verdade um livro muito profundo. Cheio de nuances sobre infância e juventude, sobre a vida adulta, a pobreza no Brasil, o maus tratos às crianças disfarçado de educação, entre outras coisas. É muito impressionante como o autor consegue trazer diversos assuntos, sem deixar nenhum assunto raso, mesmo narrando pelo olhar de uma criança de 6 anos, e mesmo tendo apenas 211 páginas de história. Me apeguei muito ao Zezé e ao Portuga, à Glória e aí minguinho, e chorei muito ao longo da aventura que é esse livro.

giselle 29/05/2024

Não consigo mensurar o aperto no coração e a tristeza que eu senti? meu deus uma criança de 5 anos passar por tudo isso aí eu tô arrasada espero do fundo do meu coração que o josé mauro tenha tido uma vida feliz? foi muita judiação
Nanda.Fagundes 29/05/2024minha estante
Esse livro é lindo demais, mesmo sendo tão triste.

Favodemel00 29/05/2024minha estante
Livro perfeito