O cérebro no mundo digital

O cérebro no mundo digital Maryanne Wolf

Resenhas - O cérebro no mundo digital

Poli 19/07/2020

?[resenha em ?] O Cérebro no Mundo Digital? por Poli Lopes https://link.medium.com/9jC6oYvmg8

Paty 03/10/2020

Efeitos da revolução da mídia no nosso cérebro leitor.
Uma obra interessantíssima sobre a formação do circuito da leitura no nosso cérebro e como os diferentes tipos de leitura e de mídias (especialmente as digitais) afetam o desenvolvimento de nossas habilidades críticas e cognitivas. Apresenta argumentos e referências sobre variados pontos - úteis a pais, professores, contadores de história e formadores de leitores - abordando aspectos da leitura associados ao letramento, fake News e cidadania, por exemplo.

Bia 03/03/2023

Superou minhas expectativas
Recomendo a leitura para aqueles que querem ter um diálogo em formas de cartas com uma autora disposta a compartilhar sua visão tanto de cientista quando de leitora propriamente.
A parte científica não é tão pesada e conta com belas ilustrações.
A autora consegue aliar resultados científicos com literatura mundial, trazendo vários clássicos e alguns autores não tão conhecidos no Brasil. E ainda consegue despertar ainda mais o lado leitor da pessoa que está lendo.

Bruno.Felix 05/07/2022

A qualidade da leitura e o desenvolvimento humano
A era digital em que vivemos oferece possibilidades e desafios para a qualidade da nossa leitura. Se perdermos a nossa capacidade de ler um texto de forma profunda e crítica, perderemos também a habilidade de pensarmos de forma crítica.

O excesso de informações e estímulos visuais a quem somos expostos frequentemente, podem ser danosos para o nosso desenvolvimento cognitivo - principalmente para as crianças.

No entanto, a solução não é a extinção das mídias digitais, mas, sim, o uso delas de maneira adequada e equilibrada.

O ser humano tem em si a inclinação para o desenvolvimento. Contudo, devemos tomar cuidado para que as facilidades que buscamos hoje, não atrapalhem o desenvolvimento cognitivo da próxima geração.

Por isso, em seu livro, Maryanne Wolf fala sobre a beleza da leitura, o que acontece com o nosso cérebro enquanto lemos. Revela os benefícios de uma leitura profunda, e mostra também os riscos que ela corre ultimamente.

Ela também apresenta os perigos que as telas oferecem para as crianças, especialmente aqueles que têm menos de cinco anos de idade.

E, por fim, ele desmontra sua esperança que os livros e a leitura não perderam o seu lugar na vida das pessoas, mas, serão aprimorados assim como a humanidade se desenvolve.

beleza 02/03/2021

Neurociência
Adoro esse tema e gosto muito de ler sobre pesquisas feitas com as pessoas num tom casual, sem todas as estatísticas porque não sou especialista no assunto.
Pra quem tem interesse nas mudanças no cérebro por causa dos dispositivos digitais, acho ótimo