regifreitas 18/05/2021
O CÉREBRO NO MUNDO DIGITAL: OS DESAFIOS DA LEITURA NA NOSSA ERA (Reader, come home: the reading brain in a digital world, 2018), de Maryanne Wolf; tradução Rodolfo Ilari & Mayumi Ilari.
A neurocientista Maryanne Wolf há tempos vem estudando sobre as alterações processadas em nossos cérebros por meio da leitura. Nos últimos anos, principalmente, ela vem refletindo sobre a leitura mediada por telas, cada vez mais comum no nosso cotidiano, e como esse tipo de prática vem provocando alterações na estrutura cerebral dos jovens leitores.
As pesquisas indicam a existência de diferenças significativas quando a leitura é realizada em meio físico e quando ela se processa em meio digital. Áreas diferentes do cérebro são acionadas e afetadas, podendo provocar profundas modificações na forma como futuramente se processarão o pensamento, a capacidade de reflexão e de abstração. A capacidade de leitura profunda, que foi tão importante para o desenvolvimento da humanidade, pode estar se perdendo, visto que os meios digitais estimulam leituras curtas, mais dinâmica, mas também mais superficiais, sem tempo de imersão e aprofundamento.
Em virtude disso, a autora defende o duplo letramento das crianças: que ele se realize tanto em livros e impressos, quanto em meio digital, mediado por telas, principalmente nos anos iniciais de formação. Cada vez mais cedo as crianças estão sendo expostas a smartphones, tablets, computadores, o que poderá acarretar mudanças importantes na estrutura cerebral dessas crianças e, por conseguinte, dos adultos que se tornarão.
Embora a autora vez ou outra aborde questões mais específicas da área, não é uma leitura excessivamente científica, pois ela consegue ser bem clara e didática a maior parte das vezes. Uma ótima pedida para quem se interessa pelo assunto.