O cérebro no mundo digital

O cérebro no mundo digital Maryanne Wolf




Resenhas - O cérebro no mundo digital


35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Tatiane 28/07/2019

Livro fundamental para quem sabe o quão importante e precioso é o ato de ler
Livro muito interessante sobre nossa capacidade leitora na era das mídias digitais em meio à febre do instantâneo e da velocidade das redes sociais e das mensagens curtas e leituras rápidas, superficiais e descartáveis.

Sempre fui defensora e adepta das novas tecnologias; hoje, entretanto, venho me questionando sobre essa dependência cega, que nos faz colar o celular em nossas mãos e olhá-lo a todo instante. Não se anota mais nada, fotografa-se; não se guarda "de cabeça" mais nada, usa-se a memória em nuvem, em rede, de propriedade de outrem. E assim vamos abrindo mão de competências anteriormente desenvolvidas, atrofiando capacidades, sem saber ao certo onde isso vai nos levar.

A autora, professora universitária e pesquisadora americana apresenta nesse livro sua experiência sobre leitura profunda e as perdas - que já vêm ocorrendo na formação das crianças de nosso tempo - na capacidade de apreensão de informações e organização do pensamento. Maryanne Wolf se baseia em várias pesquisas que estão sendo desenvolvidas e faz um alerta a pais e professores sobre a importância da leitura e do contato da criança com livros em mídia impressa desde a mais tenra idade.

Comecei a ler o livro no Kindle. Comprei, porém, o livro impresso, depois de ratificar nas discussões experiência anterior minha. Na época de meu Mestrado e em parte do Doutorado, fiz a maioria das leituras em meios digitais (usava Kindle e iPad). Essa experiência me fez sentir uma espécie de "emburrecimento". Atribuo essa sensação à falta de contato físico com o objeto livro e a perda de tudo o que esse contato costuma me proporcionar. Verbalizei isso várias vezes, mas acreditava ser um problema pessoal. A falta do objeto livro sobre minha mesa de estudo, para ser visto sempre, ou na estante por onde passo; a ausência tb de meus rabiscos e anotações irregulares, que proporcionavam - e proporcionam ainda hoje - uma memória afetiva, muito além da memória fotográfica, dificultavam a minha apreensão do conteúdo e a manutenção em minha memória de informações. Hoje, entendo que era um começo de um estranhamento que faz todo o sentido e que estudos estão aí para provar que nosso cérebro também precisa de tempo e de contato para assimilar com profundidade informações relevantes.

Mais um excelente livro pra conta. Indico como leitura obrigatória a pais (principalmente os que estão começando a jornada), professores e educadores.

tatiandoavida.com
comentários(0)comente



samuelcarneiroh 17/10/2019

Há um certo equilíbrio na opinião sobre a leitura física e digital
O livro é escrito por uma pesquisadora neurocientista que aponta os benefícios da leitura, como forma positiva. Eu fiquei na metade do livro irritado, pois basicamente ela condenava o uso de leitura Digital, sendo que a leitura Digital é uma forma de acessibilidade para quem tem algum tipo de deficiência física ou visual, mas isso passou, ao ela ponderar no final do livro que livros digitais não são saudáveis para crianças, e que o correto é introduzir o livro físico como prática literária. Mas da pra perceber nitidamente que ela não gosta do Digital.
comentários(0)comente



Roger Ruiz 15/11/2019

Transformador
Livro para ser lido e relido várias vezes. A autora e pesquisadora Maryanne Wolf traz muitas informações sobre o impacto da leitura em nossas vidas além de demonstrar preocupação com a leitura digital. Com certeza a partir deste livro, verei a leitura com outros olhos, capaz de modificar o futuro de uma pessoa.
comentários(0)comente



Elaine Miranda 25/04/2020

Maravilhoso!
Uma profunda reflexão sobre o quanto a leitura digital pode interferir no nosso modo de receber as informações e a formulação do nosso pensamento crítico.

Leitura simples, por meio de cartas. Maravilhoso!
comentários(0)comente



Leonardo.Moura 28/05/2020

Reflexão
Gostaria de ter lido antes do nascimento da minha filha, boas dicas para a formação da ?leitura profunda? nas crianças. Fornece embasamento para uma reflexão sobre o uso dos meios digitais para leitura, aprendizado e o senso crítico, além do que podemos ganhar ou perder neste processo.
comentários(0)comente



@guicouto13 02/06/2020

Excelente leitura
Leitura pertinente sobre um tema atual. Nos faz questionar a forma como lemos e o que lemos.
comentários(0)comente



Poli 19/07/2020

?[resenha em ?] O Cérebro no Mundo Digital? por Poli Lopes https://link.medium.com/9jC6oYvmg8
comentários(0)comente



Paty 03/10/2020

Efeitos da revolução da mídia no nosso cérebro leitor.
Uma obra interessantíssima sobre a formação do circuito da leitura no nosso cérebro e como os diferentes tipos de leitura e de mídias (especialmente as digitais) afetam o desenvolvimento de nossas habilidades críticas e cognitivas. Apresenta argumentos e referências sobre variados pontos - úteis a pais, professores, contadores de história e formadores de leitores - abordando aspectos da leitura associados ao letramento, fake News e cidadania, por exemplo.
comentários(0)comente



Daniel263 17/12/2020

Sobre a leitura físicas e digital
Publicado em: @curadorliterario

67º livro lido em 2020.

Esse livro chegou a mim quase que por acaso e foi um divisor de águas na minha vida. E, claro, fiquei de ressaca literária - mas mais pela explosão de ideias que me deu...

Antes desse livro, estava desanimado com meu projeto de doutorado. Caminhava para mais do mesmo... Mas a Maryanne Wolf, além de reacender a vontade de pesquisar leitura, ainda me deu confiança com novidades no campo e novas frentes de investigação!

A autora escreve com total desenvoltura sobre neurologia, educação e informação. O repertório que ela trás e explica é exposto com clareza (totalmente referenciado), leveza e muito didatismo!

O livro foca muito nas enormes diferenças entre ler no papel e no digital. Da mesma forma, Wolf destaca a importância e os reflexos da cultura literária e da digitalização para as crianças.

E a cereja do bolo é: a enorme relação entre a leitura digital (em geral apressada e acelerada) e a ascensão do império das fake news!

As citações e referências são excelentes e vão de experts em neurologia da leitura, como Levitin e Dehaene, até filósofos, filólogos e grandes leitores, como Eco, Calvino, Benjamin e Manguel!

Uma contradição: li no digital (ou “ouvili”, né?). Mas já estou providenciando a versão física - que está meio para esgotar!

site: https://www.instagram.com/p/CEb77XrjtO_/
comentários(0)comente



Leitor-gbn 18/01/2021

Uma provocação aos hábitos contemporâneos.
O mundo digital já faz parte de nós. Não podemos negar... Mas este livro nos faz refletir sobre como e por que devemos tomar consciência daquilo que nos envolve - e não sermos meros passageiros...

A autora define conceitos no campo da criação de conhecimento por meio de "circuitos de leitura", passeando calmamente conosco desde a fisiologia cerebral até a reflexão profunda e sua importância para a sociedade democrática.
comentários(0)comente



Pedro Octaviano 01/02/2021

Melhor livro lido do ano até o momento. Uma obra extremamente atual e necessária para todos que têm filhos ou crianças em casa e temem o uso excessivo dos dispositivos eletrônicos por parte desses. Essencial, também, para todos que gostam de ler e refletir sobre suas leituras, criando um arcabouço teórico vasto sobre o mundo e ampliando sua capacidade de empatia.
Nessa obra, a autora cria um narrativa na forma de cartas direcionadas para o leitor, o que torna a leitura bem gostosa e íntima, cumprindo com um dos objetivos iniciais que Maryanne destaca no início do livro.
Repleto de frases e citações impactantes, foi uma leitura que me despertou diversos insights.
Indicadíssimo!

site: @descansandoavista
comentários(0)comente



beleza 02/03/2021

Neurociência
Adoro esse tema e gosto muito de ler sobre pesquisas feitas com as pessoas num tom casual, sem todas as estatísticas porque não sou especialista no assunto.
Pra quem tem interesse nas mudanças no cérebro por causa dos dispositivos digitais, acho ótimo
comentários(0)comente



regifreitas 18/05/2021

O CÉREBRO NO MUNDO DIGITAL: OS DESAFIOS DA LEITURA NA NOSSA ERA (Reader, come home: the reading brain in a digital world, 2018), de Maryanne Wolf; tradução Rodolfo Ilari & Mayumi Ilari.

A neurocientista Maryanne Wolf há tempos vem estudando sobre as alterações processadas em nossos cérebros por meio da leitura. Nos últimos anos, principalmente, ela vem refletindo sobre a leitura mediada por telas, cada vez mais comum no nosso cotidiano, e como esse tipo de prática vem provocando alterações na estrutura cerebral dos jovens leitores.

As pesquisas indicam a existência de diferenças significativas quando a leitura é realizada em meio físico e quando ela se processa em meio digital. Áreas diferentes do cérebro são acionadas e afetadas, podendo provocar profundas modificações na forma como futuramente se processarão o pensamento, a capacidade de reflexão e de abstração. A capacidade de leitura profunda, que foi tão importante para o desenvolvimento da humanidade, pode estar se perdendo, visto que os meios digitais estimulam leituras curtas, mais dinâmica, mas também mais superficiais, sem tempo de imersão e aprofundamento.

Em virtude disso, a autora defende o duplo letramento das crianças: que ele se realize tanto em livros e impressos, quanto em meio digital, mediado por telas, principalmente nos anos iniciais de formação. Cada vez mais cedo as crianças estão sendo expostas a smartphones, tablets, computadores, o que poderá acarretar mudanças importantes na estrutura cerebral dessas crianças e, por conseguinte, dos adultos que se tornarão.

Embora a autora vez ou outra aborde questões mais específicas da área, não é uma leitura excessivamente científica, pois ela consegue ser bem clara e didática a maior parte das vezes. Uma ótima pedida para quem se interessa pelo assunto.
comentários(0)comente



Elani Araújo 02/06/2021

Vale muito a pena
O livro é formado por cartas da autora, no qual ela externaliza suas descobertas e pesquisas de outros autores, para que o leitor entenda o impacto da leitura física ou digital no cérebro do leitor. Bem como ela coloca uma boa parcela de texto em prol da relevância dos pais neste processo de formação e acompanhamento de leitores. Tem um ou outro trecho desnecessário mas não invalida a importância e riqueza de informações da obra.
comentários(0)comente



Jennifer 07/07/2021

Reflexivo
Essse livro me fez pensar sobre o processo e a importância de leitura, sempre gostei de ler, mas nunca tinha refletindo sobre como a leitura é algo primordial para a humanidade.
A autora através de cartas fornece informações sobre a tranformação da leitura no mundo digital e como esta pode até influenciar quem somos e como nos vemos como humanidade.
Leitura essencial para todos os amantes da leitura.
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR