A Curva do Sonho

A Curva do Sonho Ursula K. Le Guin
Ursula K. Le Guin

Resenhas -

Vinuum 07/06/2024

A curva do sonho foi um tanto quanto mais complicado de ler quanto os outros livros da Úrsula que venho lendo desde o ano passado, principalmente nos diálogos do Dr. Haber sobre estado D, E e o alfabeto todo, porém a história me prendeu bastante. Imagina você sonhar e isso se tornar realidade, mas não uma realidade imediata, tudo muda desde o "principio", para que aquela mudança se torne mais "normal" ou "real".

Gosto muito das partes em que os personagens retratam a vivencia humana, Ursula mostra muito isso, sabe aquelas partes em que as pessoas acham maçantes, ou que não precisava de ter na história, pois então, são essas partes que eu mais me prendo, acho interessante.

As descrições, os personagens bem construídos, e as muitas vezes que eu queria entrar na história para ajudar o personagem principal foi o que me cativou nesse livro.

Linathrm 03/06/2024

Nao me atraiu
Deve ser pq não é do meu estilo, mas basicamente conta de um cara que tem o poder de mudar o mundo sem querer, quando tá dormindo. beleza, show

mas ele começa a se incomodar c umas coisas e fico tipo??? homem vc tá se incomodando e faz nada?????

me irritou

enfim mas tirando esses detalhes (70%) do livro, acho q achei legal sim

Gabriel 30/05/2024

Ficção incrível que me prendeu até o final
Incrível! Maravilhoso! O melhor livro da Ursula Le Guin que li até agora.
Como sempre, ela soube muito bem como tratar de questões políticas e sociais na sua obra, ao mesmo tempo que trouxe uma ficção científica instigante que me cativou até o final do livro.
A história é sobre um cara chamado George Orr, cujos sonhos podem alterar a realidade, mas ele não tem controle nenhum sobre isso, até que um psiquiatra começa a usar seus sonhos pra moldar o mundo de acordo com a sua visão do que é bom e ideal, e Orr se vê impotente perante a situação.

heloisa.nas 24/05/2024

O inconsciente UMA COISA DO KRL
É um livro com psicologia e sociologia misturada à ficção. Gostei muito de como a Ursula abordou tantos temas em apenas 224 páginas e fez uma história tão significativa e reflexiva acerca do mundo em que vivemos.

Quem detém poder, sempre abusará do poder. Vivemos em um mundo capitalista. E é necessário lembrar que a moral individual de cada ser é algo subjetivo.
Por isso gostei tanto do personagem imperdoável que é o psiquiatra Dr. Haber. Uma pessoa que julga saber o que é melhor para o mundo, que se pudesse acabaria com o preconceito, com a fome, com a desigualdade. Mas quais são os meios e as consequências para se chegar até esse lugar sem batalhar por tal?

Haber julga saber o certo mas se mostra de verdade quando infiltra seus desejos nos sonhos de George e os faz virar realidade, esclarecendo então que seus argumentos não passam de falácias de uma pessoa facista e opressora, tal qual um Thanos (ou Hitler). E quando seu inconsciente vem à tona aí sim da pra analisar o sabichão por completo. Há muita gente ignorante e que acha que sabe tudo no mundo.

Enfim o livro aborda mt mais coisa. É uma leitura bem interessante, muito criativa e muito inteligente. Adorei.

?Há um pássaro em um poema de T. S. Eliot que diz que a humanidade não pode suportar muita realidade; mas o pássaro está enganado. Um homem pode suportar todo o peso do universo por oitenta anos. É a irrealidade que ele não consegue suportar.? Pág.218

Jojo 16/05/2024

Sonhos, taoismo e ficção científica
Num geral eu fiquei obcecada sobre Taoismo e sonhos depois que terminei o livro, mas também me questionei sobre muitas outras coisas que provavelmente nunca passariam pela minha cabeça se a querida Ursula não tivesse enfiado elas lá.

Mas uma que eu quero comentar é sobre como ela faz a gente refletir que imaginar um mundo que não seja capitalista parece muito difícil, e tem muita gente que acredita ser impossível, aliás. E sobre isso ela mesmo refletiu uma vez:

"Vivemos no capitalismo. Seu poder parece inescapável. Assim como foi o direito divino dos reis." - Ursula Le Guin.

heloisa.nas 24/05/2024minha estante
Amei sua resenha. Acabei de ler o livro. Mas nao entendi tanto o personagem da Heather. Por que você a acha perfeita?

Vitoria Ondina 24/05/2024minha estante
Oi Helô! Eu gosto da Heather porque sinto que a Ursula consegue demonstrar nela a complexidade do que é ser uma pessoa não branca fruto da miscigenação. Ao mesmo tempo, a armadura que a personagem veste através de sua personalidade é perdida quando ela está sozinha com o George, ele nos deixa conhece-la como uma pessoa genuinamente boa, atenta e tão inteligente quanto ele. Acho importante pontuar (*spoiler*) que no final do livro, suas versões evocadas pelo George não são verdadeiras, sendo apenas nas ultimas páginas que ele a encontra ressurgida como sempre foi e como ele aprendeu a amar; uma mulher que não segue as expectativas de feminilidade no que se diz estar num relacionamento ou se expressar e sim uma pessoa que nunca o tratou como um coitado. A Heather é exatamente o que ele precisa, alguém que valide seus pensamentos e não subestime suas ações.

heloisa.nas 24/05/2024minha estante
Adorei! Obrigada por abrir mais minha mente com a leitura!

Franciele.Everling 27/03/2024

Ficção científica não era um estilo de livro que costumava ler, mas comecei a gostar depois deste livro.
Embora seja uma ficção, trás vários assuntos que são problemáticas da nossa atualidade. Super recomendo a leitura.

Natasha Fontan 20/03/2024

Ficção científica de primeira, me lembrou muito Isaac Asimov em "o fim da eternidade" mas, nesse, as realidades paralelas são construídas pelos sonhos do protagonista e não por viagens no tempo.

Bruna.Schmidt 13/03/2024

?Os fins justificam os meios. Mas, e se nunca houver um fim? Tudo que temos são os meios.?

Delícia de ficção científica

Bruce.Costa 07/03/2024

Ótima proposta, péssima execução
A história desse livro tem uma proposta muito chamativa, porém a escrita e o desenrolar dos fatos são arrastados, confusos e sem carisma. Um desperdício de uma ideia tão interessante.
Com receio se as minhas próximas experiências com a autora serão da mesma forma...

Wallace50 01/03/2024

"Não tenho destino algum.Tudo o que tenho são sonhos.E,agora,outras pessoas os comandam"

Mais uma vez Ursula K. Le Guin mostrou uma sensibilidade única ao introduzir e desenvolver seus personagens,mesmo em uma obra mais compactada do que a anterior que li.Acompanhar George Orr sendo reprimido e manipulado pelo oportunista Dr. Haver é uma tarefa incômoda (humanamente falando),a exploração através do que no início parecia uma troca de favores se torna algo tão tóxico que é assustador sem realmente ter essa intenção,tudo graças a uma gradual tortura psicológica.Infelizmente em certos momentos a minha experiência foi um pouco maçante,muitas situações podiam ser simplesmente agilizadas o que aconteceu nas últimas páginas,me fazendo não querer largar o livro antes de chegar no seu desfecho.

Deza 13/02/2024

Único
Foi a primeira vez que li algo do tipo no gênero de ficção, uma proposta diferente e uma leitura agradável.

Nicolas.Jacob 21/01/2024

50 tons de cinza
A premissa aqui é certamente o ponto mais forte do livro, junto com o fato dessa capa brilhar no escuro.

É uma boa armadilha pra quem pega um livro curto e acha que vai ser uma leitura tranquila que passa rápido. O que tu encontra aqui é justamente o oposto, da um certo trabalho para se manter alinhado com os acontecimentos. Tenho no meu conceito que se um livro de 200 páginas se torna cansativo, é porque algo não deu muito certo.

Outro ponto positivo é sobre a reflexão que pode gerar, sobre as questões políticas, sociais e ambientais. Pensando sobre tudo que foi abordado me parece cada vez mais claro que a ciência não pode caminhar sem ter ao lado as questões sociais, e especificamente sobre o que temos aqui, não tem como impor alterações de comportamento nos seres humanos porque se essa mudança não
for algo genuíno e partindo de vontade própria, o fracasso é iminente.

Personagens sem muito carisma e um pouco de bagunça nos acontecimentos me fez não gostar tanto da história. A escrita também não foi a que mais me agradou, sempre serei contra grandes capítulos densos.

Precisamente:
?? 3,0/5,0

Gisele @li_trelando 10/01/2024

O que é o tempo
Ursulinda sempre arrasa e pra quem pretende ter contato com ela pela primeira vez esse é um ótimo livro pra começar.

Tem a complexidade da escrita dela mas um grau a menos. Esse livro é quase uma matrix literária ao mesmo tempo que metafóricamente nos faz refletir que dependendo do sonho e de quem sonha, sonhos podem destruir mundos.

KelenDZ 24/12/2023

O livro é bom, cada sonho e mudança da realidade vai deixando a gente mais tenso, principalmente as finais.
O final da história é bastante tensa e um pouco confusa, e para mim foi uma surpresa pois imaginava outras coisas.