O fim da morte [e-book]

O fim da morte [e-book] Cixin Liu

Resenhas - O Fim da Morte

Guilherme 11/09/2023

Recomendo!
O livro traz um desfecho muito bom para a trilogia "O Problema Dos Três Corpos".

Dessa vez senti falta de uma personagem principal com uma personalidade mais forte e com uma presença mais interessante. Acho que a Cheng Xin foi retratada como uma pessoa muito frágil e emotiva, o que pode acabar causando algumas frustrações nos leitores.

Esse é o maior livro da trilogia e é também o mais cansativo de ler. Felizmente, o livro ainda aborda filosofias únicas acerca do universo e o sentimento que ele desperta com certeza faz valer a pena a sua leitura.

Andre.Gracindo 11/03/2024

A trilogia
Escrevo aqui sobre o épico, como um todo, porque é impossível parar, ou quem sabe, evitar ler na velocidade da luz :)

O autor consegue para mim um feito incrível de me remeter aos desdobramentos sociais, afetivos, econômicos, religiosos e tantos outros, que Isaac Asimov construiu no universo da sua Fundação. Explorando o limite dos conflitos que vão se construindo, Cixin integra todas as questões tecnológicas em discussão hoje, sem perder o arco histórico das tensões geopolíticas que nunca deixamos de viver. Deixaremos?

Há um adensamento científico com o desenrolar da trama, que torna a leitura mais complexa ao longo da trilogia, mas recomendo que não se prendam ao eventual tecnicismo de determinados momentos e se deixe levar pelos aspectos mais fundamentais da obra: o que é o humano, ou melhor, os humanos? Qual seria um possível papel para o humano na história do universo (literalmente)?

Rabello 01/04/2024

Decepcionante!
Esperei muito mais desse livro. Acredito que o autor quis entregar uma história de ficcao cientifica diferente do que encontramos por aí mas cmg não colou. O desfecho pra mim foi sem nexo cm um personagem nada a ver. 25% do livro tivemos o extase de ver uma escrita cativante e os outros 75% uma enrolação de deixar o leitor cansado. Deifinitivamente uma decepção.

Joezer.Moreira 08/04/2024

Que saga fantástica e grandiosa! Luo Ji, Cheng Xin, Wade, Yun Tianming, Sófon, são personagens que nunca mais esquecerei. Que jornada!

"O destino final de todos os seres inteligentes sempre foi tornar-se grandiosos como seus pensamentos."

Gianfrancesco.Gera 16/05/2024minha estante
Eu literalmente tô sonhando com o sol entrando em bidimensional idade tem duas semanas..
Achei que era só eu hahaha

Lucy 24/04/2024

Muita coisa num livro só
Esse livro pareceu-me corrido demais, e agora ficou mais claro o que se está fazendo na série da netflix, pois eventos que se contam aqui se emparelham lá, visto que é concomitante e atravessam e transcendem o tempo dos livros anteriores.
Apesar disso, no que tange a narrativa dos livros anteriores, não é mais empolgante, mesmo que eu goste bastante da protagonista, menos do Lue, ainda que a história dele seja muito mais interessante que a dela no sentido da filosofia, os livros anteriores tem maior movimentação e são bem mais engraçados na sua tragédia. Sim, comédia negra mesmo, não to falando que sejam comédia, mas se leu minhas resenhas dos outros vai ver que o autor constrói muitas cenas absurdas e isso é um conceito básico da comédia, e a piada máxima da descrição física dos seres Trissolarianos é ainda mais um evento que confirma essa piada.
Em compensação, a quantidade de elementos teóricos que são colocados aqui, inclusive de efeitos dramáticos, e de comédias também, são burlescos e interessantes, ainda que nos deixem suavemente menos engajados que antes.
Saibam que tudo o que se coloca como proposta será respondido, ao menos as grandes questões, mesmo que seja com a falta de resposta proposital, com um grande desvio da resposta para outra situação, ou mesmo um reflexo do reflexo. e as imagens, assim como vem desde o início, se fazem nítidas na mente, para quem consegue imaginar, e se podemos mencionar obras que são mais importantes neste livro, para paródia e reverência, temos como base, talvez até mesmo na sua premissa lenta, o 2001: Odisseia no espaço, com direito a obelisco e a nova humanidade, salto geracional além do tempo e o túnel de estrelas, que visualmente é mais detalhado e bonito que no próprio filme, pois na minha imaginação,ficou mais poético.
Ah, é claro, não podemos deixar de mencionar a relação direta de Fundação e a primeira cena mais bonita que perdura na minha imaginação e que o planeta azul pode repetir, sutilmente, quando AA e Cheng Xin pousam e observam o lugar selvagem e sentem cheiro da grama. Aqui a minha bela cena é a do túnel de estrelas.
A outra obra que vai versar profundamente no livro é "planolândia, um livro de muitas dimensões", ao qual eu não li ainda, mas vou. Se quiser um pouco de referência, pode ver o vídeo do pedro no canal ciência todo dia (youtube) que foi onde ouvi falar desse livro antes de ler e ver a série,"como seria enxergar a quarta dimensão?", certamente há muitas mais referências que desconheço, mas tá aí o que eu posso explanar.

Gianfrancesco.Gera 16/05/2024

Poesia Científica
Eu confesso que toda vez que leio um livro muito bom sinto medo de me decepcionar com o final. Uma série de três livros bons e me aterroriza a ideia de ter um final não satisfatório.. Mas esse livro é simplesmente um espetáculo do início ao fim!

É de uma criatividade que não tem tamanho, não só isso, carrega conceitos filosóficos e sociológicos extremamente profundos.

Essa trilogia me fez repensar minha vida, meu lugar no mundo, refletir sobre a finitude e os ciclos da vida e da existência

Essa obra, sem dúvidas, merece muito o apreço que têm e, para mim, é um clássico instantâneo.

bea666 18/05/2024

A melhor trilogia que existe
Sinceramente eu não tenho palavras pra fazer uma resenha a altura, todos os livros são carregados de elementos q os fãs de sci-fi adoram e os desdobramentos da história são geniais

a escrita do Liu chega a ser poética e a forma como ele vai juntando os elementos é sensacional!

eu amei amei amei amei, queria ter lido mais devagar

sinto q vou ler de novo algum dia, e tenho ctz q essas impressões vão se manter e mts outros significados pras reflexões q ele propõe vão surgir

caras... incrível, leiam.

Henrique1126 04/06/2024

O fim da morte
A única forma de acabar com a morte é com a inexistência da vida. Portanto, onde há vida, há morte.

Junior.Dias 06/06/2024

Um fim digno.
Nessa conclusão da saga o autor parece que perdeu um pouco o ritmo e nos apresenta uma protagonista mais fraca, que não tem seu arco de crescimento bem desenvolvido.
Creio que o terceiro livro sofre com a maldição do número 3, uma vez que o segundo foi primoroso.
Um fim digno à história.

aLdy7anA50 09/06/2024

"Você ainda vive para a sua responsabilidade"
O fim de uma saga! Esse livro foi o que mais saiu da curva em comparação com os outros dois. Os acontecimentos foram escalonando de maneira muito mais complexa e ampla. Agora tínhamos que lidar com o universo inteiro! Questões assim consomem muito. Por isso achei o livro arrastado em aguns momentos. Situações em que eu já tinha compreendido mas precisavam de uma explicação completa para se encerrarem. Por isso às vezes pulava algumas páginas só para saber quando aquela cena ia acabar. Foi uma trajetória desnecessariamente extensa. Então gostei menos do que os outros dessa saga. Por mim, o livro poderia ter terminado em N momentos, só que mesmo assim ele se extendia. E abruptamente ele decide se encerrar, quando já estava acostumada com a nova ambientação. Não tinha motivo pra ter acabado ali, nem para não ter acabado antes. Então me decepcioinei um pouquinho. Observei que como agora muito do livro era especulação de ficção a linguagem científica diminuiu, o que torna a leitura fluída. Não sei se esse livro vai chegar a ser adaptado, muitas cenas interessantes que ficariam lindas na tela. Porém no panorama geral não sei se agradariam as massas que não lêem Sci-Fi. Gostei da Trilogia, me encantei pela escrita do autor. É um fechamento de um ciclo! Vou guardar com carinho.

O Tempo é realmente nosso inimigo mais cruel.