O fim da morte [e-book]

O fim da morte [e-book] Cixin Liu

Resenhas - O Fim da Morte

Lili 26/05/2024

Perdeu o rumo...
Eu achei o primeiro livro dessa trilogia simplesmente incrível. Fiquei apaixonada pela história, pela criatividade do autor, por todos os conceitos ~científicos~ dos trissolarianos... Adorei, por tantos motivos!

O segundo livro eu achei meio monótono, mas o final conseguiu salvar a história. Agora, o terceiro livro... Achei totalmente sem pé nem cabeça, o autor se perdeu na contagem dos anos e nos levou a lugar nenhum (meio que literalmente). Não achei que concluiu bem a história e achei que ficou tudo meio jogado pro alto. Decepcionante.

Luiz.Guilherme 24/05/2024

Nem acredito
Nem acredito que acabou, fiquei órfão da história kkkk. Com um pouco de enrolação também mas vale muito a pena a imersão que nos obriga a história.

Levovitch 23/05/2024

O fim de uma das maiores trilogias da história da ficção cientifica. O fim da morte traz a conclusão de uma historia incrível de hard sci-fi, com conceitos ainda mais absurdos que os levantados nos livros anteriores, como múltiplas dimensões e floresta sombria. Aqui também temos novos personagens e suas intrigas, não foi a melhor coisa do livro, mas foi interessante de se acompanhar.

Posso dizer que o começo é lento, mas isso compensa com o absurdo que a narrativa alcança lá pra metade da historia, com reviravoltas que ninguém esperava com um desfecho sinistro.

Felipe 21/05/2024

Simplesmente insuperável
Um final épico para uma trilogia que com certeza entrou para as minhas melhores leituras da vida.

A forma como Cixin Liu conseguiu criar um universo cada vez maior, com reviravoltas impossíveis de prever, é algo que não me lembro de ter lido recentemente. A cada livro da trilogia, o mundo que ele constrói se expande de maneiras surpreendentes, sempre desafiando as expectativas do leitor. Desde o primeiro livro, "O Problema dos Três Corpos", até o último, "O Fim da Morte", somos levados a uma jornada que atravessa não apenas o tempo e o espaço, mas também as fronteiras do pensamento humano e da ciência.

Não vou entrar em muitos detalhes sobre a trama porque recomendo que você mergulhe nesse universo sem saber de muitos detalhes, assim como eu fiz. Isso vai aumentando sua curiosidade e deixando a leitura ainda mais empolgante. Cada descoberta e revelação é mais impactante quando você não sabe o que esperar. O mistério que cerca a trama, desde o contato inicial com uma civilização alienígena até as complexas intrigas políticas e científicas que se desenrolam, é fascinante e envolvente.

Apesar de ser uma ficção científica, o livro me fez refletir sobre várias questões do nosso cotidiano. A forma como Liu aborda temas como a humanidade, a moralidade, a sobrevivência e o futuro da nossa espécie é profunda e provocativa. Ele nos faz pensar sobre o nosso lugar no universo e sobre as consequências das nossas ações, tanto no presente quanto no futuro. Definitivamente foi uma leitura que mudou minha vida.

Sim, as partes em que Liu começa a divagar sobre teorias da física são realmente complicadas, e talvez isso afaste algumas pessoas desses livros. Mas confia em mim: mesmo sem entender toda a teoria, você consegue captar o que está acontecendo e onde a trama quer chegar. Ele consegue transformar conceitos complexos em elementos essenciais da narrativa, e mesmo que alguns detalhes técnicos passem despercebidos, a essência da história permanece clara e envolvente. Então não desista da leitura, garanto que a recompensa vale muito a pena.

Enfim, é uma história que vou continuar pensando por muito tempo, e sempre irei recomendar. A profundidade dos personagens, a complexidade da trama e a grandiosidade do universo criado por Liu fazem dessa trilogia uma experiência literária inesquecível. Se você está procurando uma leitura que vai te desafiar e te fazer pensar, essa trilogia é uma escolha perfeita.

Max 19/05/2024

Tempo...
Nesta trilogia fantástica de sci-fi, contendo uma massa descomunal de eventos cada vez mais grandiosos, esticando todos os limites do conhecimento que temos sobre a física e nesse processo atingindo, quase, os limites da imaginação humana, das discussões filosóficas às teorias científicas, o resultado é admirável.
Tendo um conhecimento razoável sobre mecânica quântica e sobre astrofísica, as licenças poéticas utilizadas pelo autor não chegaram a me ferir de morte, estão dentro das possibilidades imaginativas. Há aqui e ali, numa obra de tal envergadura, altos e baixos, mas é fato que o autor se saiu muito bem.
O que percebi, ao final, é que a obra trata fundamentalmente de uma única coisa, o tempo, sua passagem inexorável. É o que temos de mais valioso, nosso tempo. E é por meio dele, do bom uso dele, que damos algum sentido à vida, e esse sentido não pode ser outro que não o amor.
Recomendo!
J. Silva 20/05/2024minha estante
??????

Vania.Cristina 20/05/2024minha estante
Muito bom, Max!...? To doidinha pra voltar a ler essa trilogia.

Max 20/05/2024minha estante
Obrigado, J.Silva, amigo da poesia!

Obrigado, Vania!?

Craotchky 20/05/2024minha estante
Belo texto, Max

Obrigado, Filipe!

Alex 21/05/2024minha estante
5 estrelas, vale a leitura da Trilogia então. Colocarei na lista.

Max 21/05/2024minha estante
Vale sim, Alex!

Rafael.Gomes 18/05/2024

A era da magia começou?
Incrível a capacidade imensa de se reinventar e criar histórias, alternativas, novos mundos e novas soluções.

Senti falta de uma explicação para o ?gigante? sem proporções da história dos contos entre outros elementos. O final acabou sendo um pouco ?corrido?, poderia ser um pouco melhor diante da magnitude da trilogia, mas foi muito bom mesmo assim. Valeria um quarto livro para fechar melhor a trama? rsrs

Trechos:

Não quero passar o resto da vida no Reino sem histórias.

A criança que era a civilização humana abrira a porta da casa e olhará para fora. A noite sem fim a deixará tão apavorada que ela tremeu diante da vasta e profunda escuridão e fechou a porta com força.

Não há nenhuma mesa intacta no banquete, e nenhuma virgem intacta no universo.

Fraqueza e ignorância não são barreiras para a sobrevivência, mas a arrogância é.

As leis universais da física são as armas mais assustadoras, e também as defesas mais eficazes.

Passei a vida toda subindo os degraus de uma escada feita de responsabilidade.

bea666 18/05/2024

A melhor trilogia que existe
Sinceramente eu não tenho palavras pra fazer uma resenha a altura, todos os livros são carregados de elementos q os fãs de sci-fi adoram e os desdobramentos da história são geniais

a escrita do Liu chega a ser poética e a forma como ele vai juntando os elementos é sensacional!

eu amei amei amei amei, queria ter lido mais devagar

sinto q vou ler de novo algum dia, e tenho ctz q essas impressões vão se manter e mts outros significados pras reflexões q ele propõe vão surgir

caras... incrível, leiam.

Thiago Araujo 17/05/2024

Tudo poderia acontecer
Um livro de sci-fi pesado, que já tá num futuro muito, muito distante, com todas as possibilidades em aberto, inclusive nossas leis da física, estabelecia um cenário difícil de adivinhar o que poderia acontecer. E rolou de tudo mesmo.
Catástrofe eminente e discussões filosóficas permearam os três, mas nesse livro o debate foi mais focado no legado da humanidade, no que poderia ser levado para outras civilizações conhecerem o que construímos.
Mas no fundo a humanidade foi se perdendo nesse legado durante a narrativa e ficou realmente complicado saber o que deixar para a posteridade.
Evoluímos tanto que adiamos a morte por tempo indeterminado, mas os desafios menores continuaram a dificultar a vida humana.
Talvez, nesse final de trilogia, o problema nem fosse mais os alienígenas.
Mas qual seria? Leia, exploda a cabeça e tire suas conclusões.

Gianfrancesco.Gera 16/05/2024

Poesia Científica
Eu confesso que toda vez que leio um livro muito bom sinto medo de me decepcionar com o final. Uma série de três livros bons e me aterroriza a ideia de ter um final não satisfatório.. Mas esse livro é simplesmente um espetáculo do início ao fim!

É de uma criatividade que não tem tamanho, não só isso, carrega conceitos filosóficos e sociológicos extremamente profundos.

Essa trilogia me fez repensar minha vida, meu lugar no mundo, refletir sobre a finitude e os ciclos da vida e da existência

Essa obra, sem dúvidas, merece muito o apreço que têm e, para mim, é um clássico instantâneo.

ThomasRoycer 05/05/2024

Encerra com chave de ouro
Mais uma vez se superou no conteúdo e na trama, os novos conceitos e a imaginação de novas possibilidades e mundos é encantadora.
Encerrar de forma bela e reflexiva essa grandiosa saga.

Mandy 03/05/2024

O fim da morte
Dos 3, esse foi o o livro que mais gostei!

Gostei dos saltos temporais, das cidades futurísticas e as questões da sociedade como um todo.

Foi uma leitura caótica, confusa e gostosa ao mesmo tempo porque fiquei curiosa com todas as informações dadas.

Pode ser uma comparação estranha, mas parece muito O guia do mochileiro das galáxias, só que com tudoooo muito bem explicado e embasado.

Confesso que, por todo o livro ser tão bem explicado o final me pegou um pouco. Acabou e fiquei "?????". Tem um gancho que daria pra mais um livro curto, ao meu ver.

De modo geral foi muito bom ?

Isa Gama 29/04/2024

Desisti em 29%
Antes de falar sobre porque desisti do livro, gostaria de dar uma breve opinião sobre os anteriores:

- O Problema dos Três Corpos - Foi o que mais gostei. O mistério e a história me envolveram e me deixavam sempre curiosa pra saber mais. Os personagens principais não eram muito carismáticos, mas ainda assim são os POVs mais carismáticos que encontramos na série (os outros livros são piores nesse sentido)

- Floresta Sombria - O que me compeliu na leitura foi principalmente a curiosidade de saber como o problema da humanidade seria resolvido. Principalmente no começo, o POV do Luo Ji era sofrível. Meu Deus, detestava ler o POV dele. Você sabe que as coisas vão chegar em algum lugar, porém demora demais e nesse meio tempo as atitudes dele são difíceis de tolerar. Pelo menos, tinha alguns outros POVs mais interessantes no meio o que quebrava um pouco o ritmo. O final do livro é muito bom, então todo o sofrimento vale a pena.

Agora vou falar sobre o que achei de O Fim da Morte e por que desisti da história. O começo do livro é muito desorganizado, você demora um tempo razoável pra se situar nesses novos personagens que nem haviam (eu acho) sido mencionados antes. Depois que você se acostuma, a história flui bem, porém o que acontece em 29% me deixou com muita raiva. Estou preparada pra um monte de marmanjo vir reclamar do que vou falar agora, mas não conseguia suportar o que o autor faz com as personagens femininas. Sério, no primeiro livro, todos os problemas são por causa de uma mulher - você não consegue evitar de pensar "que burra, que emocional e etc...". Aí vem o segundo livro e não tem nenhuma mulher fazendo nada de importante e digno de nota, tem a mulher do Luo Ji com aquele ar inocente e que deve ser protegida. Por fim, no terceiro livro, temos de novo uma mulher fazendo besteira. A história vem com aquele estereótipo da mulher mãe, inocente, romântica. Cara, isso me tirou do sério. Foi quando chegou nesse ponto e quando comecei a perceber pra onde a história estava indo e qual era o possível significado do título, que percebi que não dava conta de ler esse livro. Decidi fazer uma pausa e procurar se mais pessoas nos gringos concordavam com o meu ponto de vista sobre as mulheres (e sim eu achei). Não fui atrás de spoilers, porque eu ainda planejava talvez terminar a história, mas acabei vendo algumas informações como a mulher fazendo besteira de novo e do tom depressivo da história.

Isso foi o suficiente pra me fazer parar de ler. Eu não dou conta de histórias que tratam do fim da humanidade ou do fim da humanidade como ela é hoje (Eu não consegui ler as sequências de Despertar da Octavia Butler, por exemplo). São leituras pesadas e com um ar melancólico e que fogem um pouco do meu interesse. Além disso, como já disse antes, a trilogia sofre com a falta de personagens carismáticos e eu prefiro histórias focadas nos personagens (character-driven) do que apenas no plot.

Observação: Preferi não dar nenhuma nota já que não terminei o livro

Caio.Victor 28/04/2024

Que livro maravilhoso!
Achei que a história não tinha mais como continuar de maneira lógica... mas "O fim da morte" superou todas as expectativas. Livro absurdo.

A história "mexe" profundamente com o leitor, impressionante. É triste em vários aspectos, apenas por constatar a natureza humana e a dureza da vida.

Muito, muito bom. É um clássico da literatura hard sci-fi!