A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões Louise O'Neill

Resenhas - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

Grimtar 07/06/2024

A pequena Sereia - O reino das ilusões
Ok, vamos começar essa resenha e já começar pelo enredo da história e depois dizer o que achei do conto.

Gaia, uma jovem sereia, tão curiosa pela superfície e super ansiosa pelos seus 15 anos, percebe, no final, que o mundo não é tão justo assim para as mulheres. Apaixonada à primeira vista por Oliver, um rapaz que ela salva no desastre do navio, faz de tudo para se tornar humana, para poder ficar com ele e finalmente realizar seu desejo pelo amor verdadeiro. E com esse objetivo em mente, a jovem procura por Ceto, a famosa e temível Bruxa do Mar, com o objetivo de possuir pernas humanas para que assim, finalmente consiga ficar com o jovem responsável pelo sentimento inquietante em seu peito. Porém, quando ela consegue chegar à superfície, ela nota que nem tudo vai ser como ela ansiava.

Opinião:
Certo, na capa de trás do livro, informa que irá possívelmente ocorrer uma revolução na superfície, e logo nas primeiras páginas, informa que será uma readaptação feminista. Nisso, eu já estava bastante animada, afinal, é interessante ler um conto clássico readaptado nesse sentido. A história em si, apresenta pontos sensíveis e poderá apresentar gatilhos, pois no fundo do mar e na superfície, possuem uma sociedade bastante machista e que a única função da mulher é se apresentar bonita e agradável. E nossa querida pequena sereia acaba caindo nesse tipo de conto, afinal, foi ensinada desde cedo que o correto é isso, mas, ao passar dos dias na superficie, ela acaba se frustando bastante em relação a tudo isso. Eu pensei que seria focado nesse quesito, em que ela amadurece e percebe que não é necessário tudo isso e aceita a decisão imatura que ela fez, e isso acontece, de fato, porém, isso só ocorre nas últimas páginas e a Gaia ainda busca vingança. Eu admito que eu amei essa versão, e fiquei super animada quando ela tomou essa decisão, mas isso é contra a proposta do "feminismo". Trouxe vários pontos bastante interessantes, e eu li com uma fluidez impressionante, e por conta disso irei recomendar esse livro.
Não garanto que irá gostar, pois afinal todos possuem seus gostos.
Mas eu percebi que nesse livro, trouxe bastante a tona que não devemos nos moldar, sermos quem não somos somente para poder agradar o próximo, e sim, nos aceitar. Além disso, traz situações em que ocorre, infelizmente, muito na vida real.

Marianna174 05/06/2024

Uma releitura da pequena sereia de Hans Christian Andersen | 1837.
Esse livro aborda temas bem sombrios (senti sentimentos ruins lendo essas partes) e críticas sociais principalmente sobre as mulheres, é uma história legal, lembra um pouco a releitura que a Disney fez, mas tem muitas diferenças também. O príncipe é um chato, a Gaia uma besta, ela é iludida por se apaixonar pelo primeiro homem que ver, e deixar tudo por ele, sem nem saber a peça que ela estava querendo, o final me surpreendeu, achei a vingança assim um pouco sem muito sentido, acho que se ela só matasse quem não prestasse até que ia, mas todos os homens acho muito nada haver, ela meio que não teve um final feliz, só se a felicidade dela for a vingança.

Fabby 03/06/2024

Gostei... mas não amei. Super entendo ser uma versão feminista mas acredito que lutar por nossos direitos não precisa necessariamente envolver vingança.

Marih 27/05/2024

Amei o livro, e por mais que não seja 100% de acordo com os princípios do feminismo, indo mais para um lado de vingança do que de igualdade de gênero eu amei msm assim por ser um livro de ficção.

Lanne.Lopes 22/05/2024

A pequena sereia e o reino das ilusões. Bom, esteticamente falando, o livro é lindo, sobre a história, não consegui distinguir bem sobre o que queria ser falado.
Machismo? Feminismo? Submissão? Não sei ao certo.
Mas o que eu sei é que ele ajudou a reforçar o que já sei: NÃO MUDE SUA VIDA, NEM POR UM SEGUNDO SE QUER, OU SEU JEITO, POR UM HOMEM, ELES NÃO MERECEM E NÃO VÃO DAR VALOR, pode ser pai, irmão, e principalmente marido.
Mas para um todo, é um livro razoável, darei cinco estrelas pela estética ????? e pela história darei apenas três, ou duas e meia.

Letty Hadassa 13/05/2024

Chocada!!!!!
Eu estou em choque até agora, o que rolou aqui ?
Gente, sério mesmo, eu estou com muita raiva do rei dos mares, e mudei completamente a minha visão em relação a bruxa do mar.
LEIAM, NÃO VÃO SE ARREPENDER, o desfecho foi um dos melhores possíveis. Simplesmente sem palavras.

Gabriella 02/05/2024

O livro é bom, no começo eu odiei a personagem no final eu consegui entender a premissa da história o que me fez gostar

kathy86 28/04/2024

Promete uma coisa, desanda e não cumpre
Eu tinha uma boa expectativa com esse livro. Gosto de releituras de contos de fadas e o viés feminista que a autora sugere me interessou. Só que eu acho que a história foi mal construída, ela demora muito pra se desenvolver, mais da metade do livro eu achei tedioso, e o final foi apressado, tudo se resolve nos 2 últimos capítulos. Embora durante a leitura seja possível identificar críticas feministas a sociedade patriarcal, o livro leva a entender que o objetivo do movimento feminista é a vingança contra os homens. Enfim, texto mal escrito, personagens pouco desenvolvidos, não me identifiquei com ninguém e nem me importei com o desfecho de cada um.

jumartinsx 28/04/2024

Nha
Achei bom, a história é boa, a história da bruxa do mar e do tritão mostrando que muitas vezes temos uma visão errada e que ninguém é o que parece ser. Mostrando como nós devemos nos valorizar e termos consciência que tudo vai ter uma consequência, achei bom nisso. O final é meio ruinzinho, e achei que se o livro não fosse tão apelativo pra militância e feminismo exagerado ia ser ótimo. Ok que aborda um assunto que mereça ter visibilidade, mas eu achei que pegou ele de uma forma tão lacradora que tirou a seriedade que ele merece

Debinha3 26/04/2024

Diferente dos que leio?
Esse livro é totalmente diferente dos que tenho costume de ler. Foi uma leitura desconhecida pra mim. Mas, foi legal.
Minhas considerações são:
- Que tipo de pai deixa um velho de 70 anos casar com a filha de 16????
- Jamais mude totalmente quem você é pra agradar alguém;
- Seja você mesma, não tenha vergonha de si;
- Jamais anule o que tem de mais precioso por causa de alguém.

Mariana.Munik 20/04/2024

Um reconto que deu muito errado
Ao ler a sinopse do livro e ver a capa, você acaba achando que terá um reconto da Pequena Sereia de uma forma totalmente diferente, talvez mais sombrio com um viés feminista. Contudo, o que eu senti foi que foi escrito por uma adolescente militante.
A construção das personagens é muito fraca e a protagonista é mais confusa que cego em tiroteio e, o discurso feminista é jogado no texto e até em uma página completa para basicamente mostrar que o livro é com um viés feminista.

Totalmente desnecessário ser feito dessa forma. Há vários livros que mostram esse lado sem ser descrevendo que homens são ruins e que eles só veem as mulheres como peões e que elas devem ser domadas, porque é essa mensagem que o livro trouxe pra mim. Muito chato isso ?

E o final? Ridículo!? Eu já tinha baixas expectativas pra esse livro, mas ele conseguiu só ter a capa bonita mesmo, porque o resto ó... td ruim.
Danubia.Franca 20/04/2024minha estante
Eu fujo desses tipos de livros. A pessoa perde tempo e dinheiro.

Mariana.Munik 20/04/2024minha estante
Nossa, perdi meu dinheiro mesmo, porque o que ele tem de bonito tem de ruim.

Danubia.Franca 20/04/2024minha estante
E não são nada baratos. Agora, os livros da DarkSide são lindos demais! Dá vontade de ter todos kkkkk

Mariana.Munik 21/04/2024minha estante
Olha, amiga. Esse eu comprei em uma promoção na Americanas por 25. Siim, eles são lindos! ??

Danubia.Franca 21/04/2024minha estante
O preço estava ótimo!