O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Mai_peereira 31/05/2024

Um livro fluido, mesmo eu estando em uma rotina muito agitada, consegui me conectar com os personagens e sentir suas angústias. A edição trás vários outros relatos sobre a vida do escritor (bem legal). O fim foi mesmo surpreendente mesmo que todo enredo fale sobre os clássicos antigos, foi bem inesperado. Gostei bastante

keijiluv 31/05/2024

Sentimentos mistos
De imediato o livro me interessou muito, ao longo das páginas foi tornando-se cansativo, é bem escrito, o que chega até a incomodar um pouco, mas a linguagem rebuscada somada às descrições supérfluas de cada objeto, cenário se torna intensamente exaustiva; alguns capítulos quase vencem pelo cansaço, como o que dorian fala sobre sua coleção de pedras, encantos e interesses(puramente frívola).
Apesar disso, o livro traz inúmeros diálogos filosóficos, poéticos e morais que enchem a mente do leitor de satisfação, ora porque não entende nada e os acha bonitos, ora porque se entende algo e se é bonito ou não pouco importa. Essas particularidades da obra me deixaram dividido sobre o prazer que tive ao ler o livro, mas sem dúvidas é uma ótima experiência e não me arrependo de ler até o final.

aziradulac 30/05/2024

" - Porque influenciar uma pessoa é dar a ela a propria alma. [...]"
Ano passado, eu e uma amiga fizemos um trabalhos sobre as vanguardas europeias. Em um de nossos debates, ela citou uma frase de um "autor que ouviu fala": era Oscar Wilde. Assim pesquisamos sobre ele e fiquei obcecada (obs.: ele não é das vanguardas europeias.)

Esse ano, 2024, realizei um desejo de ler esse livro, já sabendo sobre a biografia do autor a sinopse por trás. Ler dessa forma é arriscado por gerar expectativas que podem entrar em desencontro, mas nesse caso, foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida.

Infelizmente é a versão censurada, então pretendo comprar a versão de 13 capítulos quando tiver oportunidade, portanto minha resenha vai toda a versão de 20 capítulos, de 1890.

Foi uma narrativa inesperada para mim, pois as descrições tão estéticas e delicadas, dão a impressão que estou assistindo a um teatro (faz completo sentido por Wilde ter sido um dramaturgo.).

Aqui acompanhamos a vida de Dorian Gray, antes e durante a companhia de Lorde Henry (um homem que enfatiza as próprias ideias, tendo opiniões para tudo.). Nesse percurso, imaginamos interpretações diferentes, apesar de todas elas caminharem ao rumo original: E se o seu horror fosse sua própria beleza?

Aqui existe um conflito que é atemporal, ou seja, presente até atualmente: pessoas com bagagens de vida diferentes, uma em estado inferior ouvindo e absorvendo discursos de alguém que diz "saber demais". Não é possível dizer como um fato se Dorian Gray já tinha esse mau-caratismo, ou se foi 100% construído por Henry (que confirmado até no livro, certas partes comprovam que Dorian foi objeto de estudo do lorde, mas será que foi em tudo?).

Um livro, particularmente falando, impressionante. Merece toda a valorização que já tem, e até mais.

Eterno Oscar Wilde.

Léia Viana 30/05/2024

Clube de Leitura Tatiana Feltrin e sua Biblioteca - livro de maio.
Ainda não tinha começado a ler quando li algumas discussões quanto ao pacto faustico, na sala do livro. Fiquei perdida ali porque o único pacto que tinha lido, até então, foi entre Derfel e Nimue, na trilogia do Rei Arthur. Quando escutei seu áudio explicando pacto faustico, fiquei parecendo aquele meme da Nazaré Tedesco, então resolvi me afastar um pouco para fazer uma leitura sozinha mesmo. Não enxerguei nenhum pacto. Nada! Na minha modesta opinião de uma simples leitora, o que tem alí é um Basil "emocionado" e cheio de paixão por Dorian, que não o enxerga como ele realmente é, mas que o retrata em sua verdadeira essência: um jovem que só tem beleza e o frescor da juventude, fortemente influenciável e com o ego inflamado por aquilo que mais chama a atenção para si: sua beleza, que em um primeiro momento, ao DJ o quadro para Harry, fica ainda mais evidenciada.
Conversando com a Denise LCB, nossa colega do Clube, concordei com ela ao concluir que o livro é sobre a degeneração moral do Dorian, o quanto ele foi se degradando durante a vida. Na realidade, o livro não é sobre se houve pacto, nem sobre o quadro envelhecer, porque o quadro é uma metáfora, e isso para mim ficou ainda mais nítido ao assistir seu vídeo. Amei, Tati, seus vídeos foram excelentes e a leitura só cresceu após assisti-lo. Muito obrigada ❤️

Clube de Leitura Tatiana Feltrin e sua Biblioteca - livro de maio.

"...todo retrato pintado com sentimento é um retrato do artista, não do modelo. O modelo é meramente uma casualidade, um pretexto. Não é ele que é revelado pelo pintor; é antes o pintor que, na tela colorida, revela a si mesmo. A razão pela qual não vou exibir esse quadro É que temo haver revelado nele o segredo da minha própria alma."

Essa é a primeira vez que leio "O retrato de Dorian Gray ", foi um dos livros que acabei pulando no Reading Club, nem aos vídeos de lá assisti na época, portanto, estava quase às cegas na leitura; o "quase" aqui foi proposital, pois como é o livro do mês de Maio do clube, foi inevitável não ler alguns comentários e ficar ainda mais curiosa, e também temerosa, quanto ao livro.

O temor se dá pela minha "birra" com o livro "Capitu", de Machado de Assis. Toda a discussão sobre traição, quando o livro tem muito mais que isso, me deixa aborrecida, então temia que o livro ficasse resumido apenas a se teve ou não um pacto faustico.

Não enxerguei nenhum pacto. Nada! Na minha modesta opinião de uma simples leitora, o que tem alí é um Basil "emocionado" e cheio de paixão por Dorian, que não o enxerga como ele realmente é, mas que o retrata em sua verdadeira essência: um jovem que só tem beleza e o frescor da juventude, fortemente influenciável e com o ego inflamado por aquilo que mais chama a atenção para si: sua beleza, que em um primeiro momento, ao mostrar o quadro para Harry, fica ainda mais evidenciada.

Conversando com a Denise, nossa colega do Clube, concordei com ela ao concluir que o livro é sobre a degeneração moral do Dorian, o quanto ele foi se degradando durante a vida. Na realidade, o livro não é sobre se houve pacto, nem sobre o quadro envelhecer, porque o quadro é uma metáfora.

Por isso a aversão dele ao quadro, pois Basil o retratou exatamente como ele é, mas Harry enxergou apenas beleza, porque foi envolvido pelas palavras de Basil ao apresentá-lo. Foi somente após seu afastamento de Dorian, e depois o fatídico reencontro é que ele enxergou o quadro exatamente como ele era, sem o véu da beleza que tanto o encantou da primeira vez.

É um baita livro! Daqueles que permanece com você. Que faz pensar, e dependendo do momento / circunstância / ou até mesmo se você conhecer / conviver com pessoas influenciáveis enxergará o livro ali. É daqueles que em uma releitura só irá crescer!

É necessário destacar também o vocabulário, muito elegante e bem escrito.

MArcia174 30/05/2024

Maravilhoso
LC de Maio | Clássicos da Austen

? Acredito que a maioria conheça a história de Dorian Gray, ou pelo menos tenha ouvido falar. Um jovem narcisista que vende a alma em troca da juventude eterna.

Eu particularmente gosto muito desse livro, a escrita de Wilde, a filosofia a poesia, tudo numa sincronia e harmonização perfeita. Há diversas passagens com cenas sinistras e suspense. Lorde Henry fazendo a única coisa que o Basil pediu para ele não fazer: estragar o Dorian com sua má influência ?

Acho muito sensacional a ideia do quadro ir deteriorando e revelando quão horrível está o interior de Dorian Gray enquanto sua beleza física segue intacta.

Algumas reflexões vão recaindo sobre Dorian, e ele passa a refletir quais são suas verdadeiras prioridades, onde ocorre um crime terrivelmente bárbaro.

Wilde com certeza conseguiu concluir suas reflexões em relação as prioridades da vida. Um livro incrível e atemporal. Vale muito a pena a leitura, super indico.

Sem contar que esse livro foi a ?desgraça? na vida de Wilde, tanto que ele foi acusado de indecência , foi preso e sofreu muito.

Vivi 29/05/2024

Uma surpresa de livro
"Quando entraram, encontraram pendurado na parede um esplêndido retrato de seu amo tal como era quando o viram pela última vez, em todo esplendor de sua juventude e beleza. Deitado no chão, estava um homem morto, em trajes de cerimônia, com uma faca cravada no coração. Ele estava murcho, enrugado e tinha um rosto repugnante. Examinaram-lhe os anéis, e só então o reconheceram."

- Livro finalizado, e que livro bom! Me surpreendi muito, pois no começo não estava muito prendida na história, mas do meio para o final estava totalmente ligada nos personagens. As temática que o autor aborda como o dilema da beleza e a eterna juventude de Dorian Gray é simplesmente perfeito. E o fato dele ir se corrompendo cada vez mais é super intrigante. Livro super interessante e que vale super a leitura.

Natalicia Iza canella 29/05/2024

O Retrato de Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray é um livro que fala sobre a beleza e a juventude o medo de envelhecer. Foi minha releitura continuo gostando do livro!

elen5 29/05/2024

Sem dúvida, pra época em que O retrato de Dorian Gray foi escrito deve ter sido um escândalo. O livro tem as várias camadas de como alma de Dorian foi se corrompendo, segundo ele próprio, ao longo dos anos.

Ter todo o histórico de vida em um quadro enquanto você mesmo continua o mesmo, em aparência pelo menos, de 18 anos atrás é pra enlouquecer qualquer um. Seja de alegria, como foi pra ele por um bom tempo, seja de arrependimento e tristeza.

Desde o início Dorian foi avisado por Basil sobre Lord Henry. Henry tem um poder absurdo de influência sobre as pessoas, incluindo o jovem Dorian Gray de 20 anos. Fica bem óbvio no livro que Basil idolatrava Dorian como se fosse uma obra de arte, talvez não muito mais do que isso. Mas fez com que a vida dele girasse em torno do fato de ambos terem se afastado. Dorian mudou e continuou o mesmo simultaneamente. Basil, enquanto isso, perdeu os dons para a arte.

Dorian prejudicou a vida de muitas pessoas. Não esperava que ele se arrependesse e mudasse no fim. Também não esperava o destino de Basil.

Esse livro foi uma caixinha de surpresas. Eu só sabia que era sobre um homem vaidoso, mas foi muito mais do que isso. A escrita é linda e poética. Embora eu não goste do Lord Henry e não concorde com a maior parte do que ele diz, sempre que ele aparecia eu sabia que ia ler um trecho poético que me faria parar a leitura e refletir sobre.

Até agora, um dos melhores que li esse ano

JoãoLer 29/05/2024

?????
Cada página deste livro era uma reflexão que eu fazia, achei incrível, me ensinou sobre a mitologia de Narciso, e sobre como ficaríamos assombrados se soubéssemos o que se passa dentro da mente das pessoas, elas podem ser o que quiserem, todos nós temos uma máscara.

Beatriz3345 28/05/2024

Clássico
O livro é um clássico com um certo ar shakesperiano. Tem linguagem rebusgada e ?antiga?! Dorian um jovem encantado pela busca do segredo da eterna juventude, se vê enlaçado por amizades, romance, arte (pintada ou leitura), td de forma mt intensa! O final é lindo, digno do enredo do livro! Super vale a leitura!

Aqlabia0 28/05/2024

Quando eu li esse livro eu zoei tanto chamando o Dorian Gray de Dorian Gay que até hoje eu sou incapaz de falar o certo de primeira...

Sara.Fonseca 27/05/2024

Este livro me prendeu desde a primeira página. Conta a história de um jovem que tiver sua figura em um quadro apaixonado pela própria beleza e faz um pedido para que não envelhece e não perca a beleza da juventude. O quadro passa a ser a vítima do tempo, no entanto o mesmo quadro revelará a natureza e consciência de Dorian ao longo do tempo.
Uma narrativa envolvente que rerata a Londres do seculo XIX,seu contexto artístico e histórico.
Vale cada página

Wellington 27/05/2024

O Retrato de Dorain Gray - 3,0
Oscar Wilde sabe escrever - pena que tenha usado o talento para fazer isso aqui.

A obra é, basicamente, um estudo sobre degeneração. Quão baixo um ser humano pode cair?, pergunta-se, e o livro é a descrição de tal caminho. Dorian é estupidamente ingênuo, um coitado influenciado por um demônio em forma de homem, deixando destruição por onde passa e sem arrependimentos. A "beleza" que ele cultua nada mais é que carne efêmera, pois seus atos não são belos... Mas profundamente desesperados.

No máximo, uma obra que serve de aviso. Pouco mais.