O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

BaroonaVK 11/06/2024

Me lembrava de poucas coisas à respeito do filme do Retrato de Dorian Gray quando decidi ler o livro, basicamente só a questão do quadro em si e o poder que concedia ao Dorian de manter sua juventude. Mas posso dizer que fui surpreendido positivamente com todo o desenrolar da história e ainda mais com as notas fornecidas nessa edição da Darkside, que nos dão um bom contexto histórico dos costumes da época em paralelo com a vida pessoal do autor, o que deixa a leitura ainda mais completa e interessante nessa perspectiva das "confissões" de Oscar Wilde e seu julgamento por ser homossexual.

Quanto ao resto da edição, confesso que pulei bastante coisa; as críticas de jornais da época à respeito do livro e as respostas do autor para os editores; e a biografia de uma pessoa que sinceramente não me interessa, escrita por Wilde.

Gostei dessa proposta de mostrar outras produções dele além do romance em si, mas quanto a esse conteúdo extra, unicamente me atrairam as poesias que fecham o livro.

Jose497 11/06/2024

Era Oscar Wilde Dorian Gray?
A arte pela arte. O verdadeiro artista não pode deixar rastros de sua obra. Oscar Wilde enfatiza isso. Mas não consegui ler sem ver Oscar sendo Doryan.
Além da trama, me apaixonei por algumas passagens onde a escrita é perfeita. Ele desenha textos lindamente.
Claro que tem passagens monótonas... Faz parte do enredo.

Gabriel 11/06/2024

O Retrato de Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray foi lançado no ano de 1890 pelo autor irlandês Oscar Wilde, sendo considerado um dos grandes clássicos da literatura gótica oitocentista e de grande influência na ficção moderna. A história retrata a vida de Dorian Gray que por conta de sua beleza se torna amigo do pintor Basil Hallward, este encantado pelo jovem, pinta um quadro, o mesmo sendo considerado o mais belo de sua carreira, mas a obra acaba se tornando uma grande maldição para o jovem, quando o Lorde Henry Wotton, através de um diálogo malicioso desperta em Dorian um mal até então adormecido.

O enredo lembra bastante outras obras que lidam com a questão do duplo como O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde (Stevenson, 1886) e Frankenstein (Shelley, 1818), entretanto, nessa história a questão não foi uma composição química ou reanimação de um corpo através da eletricidade, e sim o poder da persuasão. Logo no início, vemos como Henry consegue corromper e manipular o caráter de Dorian, provocando nele um narcisismo e egoísmo que o faz clamar para que o quadro envelhecesse e ele permanecesse para sempre jovem, aprisionando sua alma e marcando a passagem do tempo e suas perversidades. Dorian foi envenenado por Henry, por seu próprio ego, por um livro e passou a exercer a mesma influência negativa em outras pessoas que ele conhece ao decorrer da história.

Essa edição da DarkSide Books é incrível pela quantidade de extras que ela traz, como as críticas covardes que o livro recebeu na época do lançamento, levantando até um debate interessante sobre se um livro pode ser criticado a partir de critérios morais, uma coleção de poemas, um ensaio chamado “Pena, Pincel e Veneno” sobre o pintor, escritor e envenenador Thomas Griffiths Wainewright e os detalhes da vida e do julgamento de Oscar Wilde, condenado por sua homossexualidade em uma sociedade hipócrita e preconceituosa como a Inglaterra do século XIX, sendo sua obra utilizada no caso como suposta “prova” de imoralidade.

“Influenciar alguém significa entregar-lhe a alma. A pessoa não pensa seus pensamentos naturais nem arde com suas paixões naturais. Suas virtudes não lhe são reais, seus pecados, se existe tal coisa, são emprestados. Ela se torna o eco da música de outrem, ator para um papel que não lhe foi escrito. O objetivo da vida é o desenvolvimento pessoal. Para nos conscientizarmos de nossas naturezas, é para isso que cada um de nós está aqui. As pessoas temem a si mesmas nos dias de hoje, esquecem do mais importante dos deveres, aquele que cada um tem consigo mesmo.”

thaifina 10/06/2024

Realmente, não sei como descrever esse livro.
Ele é simplesmente fascinante. Embora traga um contexto e uma filosofia que estou longe de concordar, ele se torna insanamente intrigante e divertido.
Um autor digno de seu reconhecimento, e uma história única tanto na forma de abordar e na adaptação de referências como o mito de narciso.
Um dos poucos livros complexos que conseguiram me prender do começo até o final sem me cansar, pq embora tenha uma linguagem carregada, a leitura é simplesmente fluida.
Recomendo a experiência

Gabiboo 10/06/2024

O que eu achei...
Quando eu li pela primeira vez eu achei um pouquinho tedioso por terem muitos dialógos, lá pro meio do livro que eu percebi que todo o charme do livro está em como os personagens mostram suas ideias e como eles falam sobre elas. Um livro que tem uma crítica bem atual e me fez refletir um pouco sobre a minha vida. Gostei e leria denovo!
Jose497 11/06/2024minha estante
Além do enredo em si, o interessante é a forma que Oscar Wilde usa no livro.

Leituras da Pam 10/06/2024

Um Livro que já nasceu polêmico
?? "Toda Arte é, ao mesmo tempo, superfície e símbolo. Aqueles que procuram ver por baixo da superfície, fazem-no por conta e risco." Oscar Wilde
Ler O RETRATO DE DORIAN GRAY é como apreciar uma obra de arte. A maneira como Wilde apresentou a história realmente nos faz admirá-la, seja pela poesia contida ali, ou pelas descrições de cenários, personagens e ações, todos os elementos formam uma bela composição. Por falar em beleza, a obra consegue nos fazer refletir sobre o quanto a questão estética torna-se um critério para avaliar o valor moral das pessoas. Afinal, já sabemos que o belo chama nossa atenção, é agradável aos olhos e nos encanta. Desse modo, seria inadmissível conceber a ideia de que ali, além daquela capa de beleza extrema, residem pensamentos e ações tão mesquinhos e perversos.
Dorian Gray, um belo rapaz, que se encontra maravilhado com a possibilidade de se aventurar e desfrutar de tudo que a vida possa oferecer, atentem-se para a palavra TUDO. Ao ser a inspiração artística para a pintura na tela de Basil Hallward, este demonstra estar apaixonadíssimo por Dorian, sofre influências do Lorde Henry Wotton, um verdadeiro dândi, apreciador de tudo que é belo e elegante. Lorde Henry será fundamental na formação do jovem Gray, que o seguirá como um fiel discípulo admirador de tudo que Henry ditar.
Acredito que os pontos mais famosos desta história são: o famigerado quadro de Dorian Gray, que envelhece em seu lugar, revelando assim a verdadeira alma dele, mostrando que a beleza angelical é apenas uma camada fina com a qual ele se apresenta nos grandes centros culturais da cidade; e a relação da obra com o mito de Narciso, que se apaixona por si mesmo e acaba morrendo à beira da fonte de água onde via sua imagem refletida.
Foi uma experiência muito superior ter lido este livro novamente. Gostei da tradução dessa vez, aliás, o tradutor foi João do Rio, que nesta edição, em uma nota, antes do primeiro capítulo da história, afirma: "A tradução tem o perdão de ser uma dádiva generosa, apenas. Traduzi Oscar Wilde como um presente a quantos só podem ler na nossa língua."

mathxus 10/06/2024

Não me bateu!
Não gosto muito de leituras que se aprofundam em descrever os mínimos detalhes, e aqui temos um capítulo inteiro (mais especificamente o 11) no qual passa o tempo todo detalhando algo que pra mim não foi tão relevante para a trama.

Harry carrega um pouco esse livro com frases reflexivas e filosóficas, gosto dos momentos em que ele aparece, mas ainda sim, no final não compactuou comigo, achei um livro arrastado que poderia ser resumido em 50 páginas, justamente por eu gostar de histórias que vão direto ao ponto.

Guilherme 09/06/2024

Obra-prima
Provavelmente um dos melhores livros que já li. A forma em que se expõe a hipocrisia da sociedade europeia é tão profunda e atual ! Uma exposição da natureza humana que até incomoda em alguns momentos. Livro perfeito!! Oscar Wilde você é tudoooo

Maria.Regina 09/06/2024

Eu não estava criando muita expectativa para esse livro porque não gostei tanto do filme, mas ele me surpreendeu bastante

Clara.Mousinho 09/06/2024

Pensei que fosse ser um livro difícil de ler, mas me enganei. Não consegui desgrudar e ao final a história vai parecendo thriller.

Lara 09/06/2024

Reflexão sobre o conceito de humanidade
"Duzentas páginas de puro ódio", é assim que descrevo a minha leitura do livro.

Comecei a lê-lo por saber que outras pessoas gostavam muito dessa obra, então resolvi experimentar um clássico, com muita expectativa.

De início, a história me pareceu um tanto "melosa", pois contava sobre três homens que não faziam muito mais do que elogiarem uns aos outros de uma maneira bastante estranha. De fato foi um início meio nojento e irritante para uma mulher ler, mas até mesmo me provocou alguns risos de indignação.

Sobre o personagem Harry... Ah, o que dizer sobre ele? Ao mesmo tempo que penso "tudo é culpa dele", também penso "mas foi o Dorian que se deixou influenciar". No fim, acho que o Harry não pode ser culpado por ter opinião.

Assim a história foi acontecendo, sempre me deixando indignada e me fazendo fechar o livro várias vezes para suspirar e revirar os olhos. São muitos os comentários pertinentes dos personagens, ao mesmo tempo que, mais do que esses, são os comentários odiosos e repugnantes, que fazem pouco caso com o sentimento alheio, com a vida e com a auto-preservação.

O ápice da história, para mim, foi próximo à metade do livro. Todo o caso que envolveu a Sibyl me abalou. Adorável criatura que teve um trágico fim. Mas temos de concordar, somos responsáveis por nossas próprias ações e a decisão final de Sibyl coube apenas a ela mesma.

O que se segue a esse momento é simplesmente a parte mais arrastada e desinteressante da história, ao meu ver. Um capítulo de 18 páginas, apenas descrevendo vulgaridades e interesses distintos que Dorian começa a desenvolver, sendo que todos colaboram para a futilidade do personagem que gradativamente passa a se tornar cada vez menos "humano", numa definição em que "humanidade" refere-se à convivencia pacífica e orgânica em sociedade. Mas se considerermos "humanidade" os nossos instintos e desejos mais puros... De fato o Dorian passa a ser nada mais do que um simples humano.

Mas o que amarra toda a história, e nos mantêm curiosos até o fim, com certeza é a questão do retrato. A "magia" de fato funciona? Ele realmente se altera? E as respostas sempre são as melhores, sempre são as que imaginamos mas não queremos acreditar. O que acontece com ambos o retrato e Dorian, no desfecho do livro, de fato faz valer a pena a leitura.

Quanto à edição de O Retrado de Dorian Gray da Via Leitura, muito me agradou a diagramação. As letras são boas, bem como os espaçamentos e as margens. A capa minimalista é bem bonita, e acho que nos ajuda a não termos muitas ideias pré-concebidas antes da leitura. O tamanho do livro é bom de segurar e a textura também é agradável ao tato. A única questão que me deixa levemente chateada é a possibilidade de este ser um livro sem o texto integral, mas não sei se é o caso. Fica a dúvida se trata-se do texto censurado ou não.

Alanna 08/06/2024

Quanto mais eu leio, mais sentimentos tenho por esse livro
Amo comparar minhas anotações de quando eu tinha 16 com as mais novas, as coisas vão ficando mais cinzas e menos negacionistas. Num mundo sem consequências, não consigo imaginar quem não tomaria as mesmas decisões que o Dorian.

--------
Até ano que vem, Dorian! Já senti ódio, inveja, vergonha e esse ano, pena de você.