Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

_Gabs_ 19/05/2023

Esse livro é uma sequência de tapas na cara.
Em Todas As Cores do Céu, acompanhamos a história de duas meninas, Tara e Mukta. Nascidas na Índia nos anos 90, ambas viveram em ambientes completamente diferentes.
Mukta vem de uma longa linhagem de mulheres devadasis criadas para louvar a deusa Yellamma. Iniciadas entre os 8 e 10 anos, as meninas devem passar por um ritual de iniciação que consiste na perda da virgindade, para em seguida deixarem seus corpos à disposição dos homens, sendo uma forma de agradar a deusa e trazer prosperidade para a região, o que as torna necessariamente “prostitutas do templo”.
Afim de evitar tal “destino”, Mukta é resgatada por Ashok Sahib e levada para viver em sua casa. Lá, ela conhece Tara e logo ambas se tornam inseparáveis. Infelizmente a diferença de castas de ambas as impede de ter os mesmos direitos e tratamentos, colocando em jogo a relação das duas, e isso é evidenciado durante toda a narrativa.
Tudo muda quando Mukta é sequestrada, vendida e forçada a voltar para uma vida de prostituição, deixando Sahib e Tara no mais completo desespero sem saber para onde ela foi levada. Anos depois, agora vivendo nos EUA, Tara retorna à Índia com o objetivo de encontrar Mukta.
A história de ambas vai se alternando, e podemos acompanhar o ponto de vista das duas ao decorrer dos anos. É um livro com gatilhos bem pesados (como pedofilia, abuso sexual infantil, tráfico e exploração sexual, depressão e suicídio), mas também é um livro sobre luto, perdas, tristezas, arrependimentos, redenção, amizade e família. Durante a leitura fiquei com as mesmas sensações de ter lido A Cidade do Sol, de Khaled Hosseini, na qual a posição da mulher é constantemente posta à prova.
Confesso que iniciei a leitura sem saber nada sobre esse livro e após tudo que a autora apresentou me peguei questionando como atos tão absurdos e grotescos ainda são cometidos nos dias de hoje, mascarados pelo dinheiro, pelas crenças e por ideologias. Fiquei sinceramente transtornada, pois foi um choque de realidade para mim.
Todas As Cores do Céu nos faz refletir sobre várias questões sociais ao mesmo tempo que nos ensina sobre crenças e costumes na Índia contemporânea. Recomendo muitíssimo.

Maria 13/05/2023

Gostei bastante do livro. Conta a história de duas meninas ao longo da vida que por uma causa específica (para não dar spoiler) se separam e a história se torna em função da busca de uma para a outra.
Eu gostei muito da construção dos personagens sobretudo das duas protagonistas, do sistema de castas da Índia e como seu destino está delimitado por isso.
Por momento sentí o livro redundante, perdeu um pouco a dinâmica da história. Mas gostei bastante e recomendo.

Tamara Barros 08/05/2023

Todas as cores do céu
Gosto muito de livros que contam sobre a cultura de outros países, e esse é um livro que fala sobre a Índia, conta a história de uma garota, que devido a sua casta, deverá se tornar prostituta, essa garota é resgatada desse destino e inicia uma amizade de irmã com a filha da família que a resgatou, infelizmente a garota é sequestrada e retorna ao mundo da prostituição.
A história é contada pelas duas garotas até a fase adulta delas.
Muitas revelações durante toda a história .

Lari 07/05/2023

Original e emocionante
Que livro incrível!
Uma história triste mas tratada de forma tão sensível que apesar de tudo nos deixa com um quentinho no coração.

Tara e Mukta vão existir pra sempre!

@euthaiscoelho 30/04/2023

Dor e sofrimento??
Essa história é incrível! É uma história profunda e comovente sobre uma garotinha, que mesmo sendo muito nova, sofreu demasiadamente.
Mukta era uma garota humilde, sincera e que sabe a arte do perdão. Mesmo com todas as desgraças que aconteceram em sua vida, ela nunca deixou de ansiar por uma vida melhor e nunca, em momento algum, reclamou da vida que foi escolhida para ela e não escolhida por ela.
É um livro muito comovente, que é impossível de não achar que isso, de fato, acontece.
Na maior parte do tempo o meu sentimento foi de raiva, injustiça, tristeza, vontade de chorar, mas ao mesmo tempo a vontade de que tudo desse certo no final!
A escrita é muito fluída, e o paralelo entre as duas personagens e entre passado e presente, deixa tudo mais compreensivo.
Eu queria um vislumbre maior sobre o final da Mukta e da Tara, mas mesmo assim é uma leitura que todos deveriam fazer!!

@ceudeleitura 23/04/2023

Forte e emocionante
Sem dúvida, ?Todas as cores do céu? foi a história mais triste que li na vida. Apesar de ser fictícia, isso não quer dizer que é descolada da realidade. O amor fraternal entre Tara e Mukta, e toda resiliência da personagem Mukta é um dos principais pontos desse livro.

É uma leitura que eu recomendo? sim, mas com cautela. É uma história forte, cheia de gatilhos que até eu que sou ?tranquila? com relação a gatilhos, tive meus momentos de parar a história pq tinha sido demais, tanto que levei quase um mês pra ler, mesmo a escrita da autora sendo fluida. Me arrancou lágrimas e me emocionou, 5 estrelas.

BárbaraBorges. 17/04/2023

Sofrível e maravilhoso!!!
É um livro devastador, para dizer o mínimo. Fiquei dias pensativa com tudo que li e em várias passagens chorei. Terminei essa leitura tendo crescido mentalmente e espiritualmente, aprendi infinitas informações de uma cultura tão distante da nossa e sofri demais. Mas foi um sofrimento que valeu a pena.
Os acontecimentos são muito marcantes e difíceis de digerir. Os avisos de gatilhos principais são: estupro e violência, envolvendo crianças e adultos.
Sabemos que na Índia faz parte da cultura prostituir crianças e agredir mulheres fisicamente. Mas, cultura é justificativa para os atos horríveis cometidos pelos homens? Devemos respeitar esses atos por fazerem parte da cultura da população?
Acredito que sem o sentimento de revolta não somos movidos a agir. Sem o sentimento de esperança também não. Todas as cores do céu é a combinação perfeita entre história trágica revoltante e um final esperançoso.

" A esperança é como um pássaro. Quer se manter em movimento, por mais que se tente aprisioná-lá." ???

Armele 08/04/2023

Não é apenas a questão das Castas que ainda rege a Índia! É uma questão de pura maldade, quanto mal um ser humano pode fazer para o outro!
A história trás uma realidade muito cruel!
Imagine poder dar voz e poder a todas essas mulheres!!

Bela 29/03/2023

Ao anoitecer, o céu se enche de esperança
A história traz uma realidade muito distante da minha e não dá para não sentir a revolta que vem em pensar que atrocidades são feitas em nome de uma cultura e de uma religião. Junto vem um sentimento de impotência alimentando a angústia.
O texto chega a me fazer sentir uma ferida aberta, fresca e pulsando de dor confusa e difícil de sarar.. mesmo quando traz o consolo da relação de infância que as personagens se apegam como uma procura da esperança. Para essa história, o bom final reconforta porém o conhecimento da complexidade da vida que a arte imita é real demais para a angústia parar de lantejar ao terminar o livro.

Susana 22/03/2023

Comecei a ler este livro por recomendação após ter lido o "Mil sóis resplandecentes".
Este livro mexeu com as minhas emoções todas. A resiliência, o egoísmo, o amor, o medo, são tudo coisas presentes neste livro.
Que livro incrível, se eu pudesse abraçava cada uma daquelas mulheres que sofreu nas mãos da prostituição.

Ari Phanie 21/03/2023

Ser mulher na Índia - e em qualquer lugar - é um perigo.

Vou começar essa resenha com a sentença que eu mais pronunciei durante essa leitura: "Misericórdia, eu não aguento mais sofrer! ACABA, INFERNO!" Mas isso não significa que não gostei do livro da Amita Trasi. Na realidade, foi a segunda melhor leitura do ano, até aqui. Mas ele me custou algumas lágrimas, muito ódio e uma sensação persistente de agonia combinada com tristeza. Praticamente cada página desse livro é uma aflição de ser lida, e eu vou explicar o motivo.

A história gira em torno de duas meninas indianas de castas diferentes. Uma delas, a Tara tem uma vida estável, com pais, uma boa casa e os direitos de sua casta. Já Mukta é filha de uma prostituta e seu destino é se tornar a mesma coisa. Depois de muito sofrimento, Mukta é levada para outra cidade por um homem que lhe dar uma vida um pouco menos dolorosa. Mukta e Tara viram irmãs, mas o destino ainda tinha muita tristeza reservada para a Mukta.

As coisas que a Trasi denuncia nessa história são de traumatizar, de entristecer, de enfurecer. Tudo por conta de religião, mas essencialmente, por causa do patriarcado e sistemas hierárquicos falidos. É surreal pra mim que meninas sejam obrigadas a se prostituir, mesmo tendo conhecimento de que isso acontece até mesmo aqui, no Brasil. Cada página do livro relatando os tormentos, as tragédias que meninas e mulheres são obrigadas a suportar nas mãos de outros seres humanos, me choca. Felizmente, apesar da temática pesadíssima desse livro, ele não é apenas dor e sofrimento. A amizade entre Mukta e Tara é emocionante de acompanhar. Elas estão sempre na mente uma da outra, soprando esperança nos seus momentos mais sombrios. É a esperança que as mantém seguindo em frente, mesmo quando tudo parece perdido. Chorei em muitos momentos desse livro, de tristeza principalmente, mas também chorei por poder ler sobre uma união feminina tão forte e inabalável. O final recompensou todas as passagens em que eu quis fechar esse livro e não ter que voltar a abrir. Foi agridoce, mas aberto à esperança que é exatamente o teor dessa história. Sofri muito com Mukta e Tara, mas nunca mais vou esquecer suas histórias.

Obs: Para quem for ler, é bom saber que os gatilhos são inúmeros.
Craotchky 21/03/2023minha estante
Você não leu Housseini ainda né!? Outro que faz a gente sofrer através do que acontece com os personagens.
Mesmo assim, embora tenhamos sofrido, concidentemente, você avaliou a obra com cinco estrelas e euu também no caso de A cidade do sol.

Ari Phanie 22/03/2023minha estante
Filipe, já li, sim. E esse me lembrou mto de O Caçador de pipas. E a vibe foi exatamente como qnd li A Cidade do Sol. Era mto sofrimento, mas n era uma obra q valia menos q 5 ?

Fabíola Luna 19/03/2023

?Foi só então que entendi que os fios da vida nem sempre são tecidos como queremos; às vezes, o padrão ao final é diferente do que imaginamos que seria, e, naquele momento, eu não tinha mais nada a fazer senão estar em paz com o que ficaria no passado?.