O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Montoya 11/06/2024

Tocante e muito bem escrito
Eu não estava muito na vibe de ler, pq tinha assistido a série e achava que não poderia me surpreender.
Mas o livro faz você se identificar demais com a protagonista, com os dilemas e decisões, você pensa se nesse lugar tbm pensaria/faria a mesma coisa.

Não acho que seja um desrespeito religioso, pelo contrário traz de forma excelente. Muito bem abordado.
A forma como traz a forma como chegou nesse ponto é muito bem estruturada e é a parte mais difícil.

Vale muito a pena.

morfeu 10/06/2024

?Talvez nada disso seja a respeito de controle. Talvez não seja realmente sobre quem pode possuir quem, quem pode fazer o que com quem e sair impune, mesmo que seja até levar à morte. Talvez não seja sobre quem pode se sentar e quem tem de se ajoelhar ou ficar de pé ou se deitar, de pernas arreganhadas. Talvez seja sobre quem pode fazer o que com quem e ser perdoado por isso. Nunca me diga que dá no mesmo.?

Gustavo.Radi 09/06/2024

O Conto da Aia
"Um rato em um labirinto é livre para ir onde quiser, desde que permaneça nesse labirinto"

Definitivamente um dos melhores e mais viscerais que já tive o prazer de ler. Apesar de ser tratado como uma distopia, o livro trata de assuntos muito reais e palpáveis como a submissão que certas culturas exigem das mulheres. O pensamento de uma sociedade que classifica as mulheres em castas e designa seus nomes como se fossem propriedade dos comandantes é um ponto bastante forte dentro do universo em que a história é narrada.
Toda a narrativa, desde as noites da cerimônia até às punições sofridas pelas mulheres por lerem qualquer coisa é muito sensível. Gosto do jeito que a narrativa é feita através de Offred (June) e de como o fim do livro deixa o desfecho da história subentendido.
Este livro se trata de uma leitura extremamente necessária para todos.

tinanaker 09/06/2024

O Conto de Aia
A palavra pra definir esse livro é: Espetacular!
Do início ao fim.

O conto de Aia conta a história Alfred, uma mulher que no tempo passado tinha um esposo que já era divorciado e uma filha, porém agora com a nova Inglaterra onde o regime é uma ditadura teocrata, sua existência se resume a ser feita para procriar para o Comandante a quem "pertence".

Esse livro é uma mistura de sentimentos, mas principalmente para mulheres ele dói em lugares que nem imaginamos. A sensação de ter seu próprio corpo violado, além de não ter voz em uma sociedade em que o fanatismo religioso governa é algo surreal. E a maneira que a escritora explora isso, traz uma sensação de ao tempo todo se sentir a Alfred no livro e questionar todo tempo sobre como um mundo pode mudar em um piscar de olhos.

Esse é um livro incrível, todos deveriam lê-lo!

tali 08/06/2024

Ler esse me trouxe a mesma sensação que tive quando li 1984 pela primeira vez. vc fica ?isso jamais iria acontecer? mas ao mesmo tempo ?isso não é impossível de acontecer?. imagine viver em uma sociedade teocrática, machista e totalitária, em que as mulheres servem apenas para a procriação, se não para cuidar das atividades serviçais(marthas) ou serem meras esposas, quando inférteis. isso acontece dps das mulheres de tornarem inférteis devidos à condições do ambiente retratado, poluição, radiação e etc + a queda da taxa de natalidade do país drasticamente devido às evoluções dos métodos contraceptivos. vendo assim n é tão impossível n é msm? enfim muito bom 10/10, me perdi algumas vezes na linha do tempo da história, já que a protagonista fica tendo flashbacks do passado. assisti a série tbm e é ótima, mt fiel ao livro.

Laís Rocha 07/06/2024

Ainda não consigo escrever uma resenha que seja digna para esse livro e nem sei se um dia conseguirei. O que posso dizer para vcs é que LEIAM esse livro vale cada página lida. Que escrita meus amigos, que escrita. A Margareth entrou para o rol de autores preferidos ??????

duds4 06/06/2024

Uma ficção não tão afastada da realidade...
Uma brilhante distopia em que a sociedade foi controlada por fanáticos religiosos.

Eu sinceramente terminei o livro com muitas perguntas e acho que isso foi um diferencial, já que quer passar a imagem de um registro histórico de nós como os futuristas e de como a história tem suas lacunas.

normalmente não gosto de finais abertos, porém soube que tem outro livro da autora e quero muito ler

Tive dificuldades no começo da leitura para me adaptar a escrita da autora mas, no momento em que acustumei, as palavras fluiram facilmente.

tarcila12 05/06/2024

A protagonista é uma espécie de iCarly no multiverso; um enredo em que os personagens coadjuvantes tem mais personalidade que o principal. Pra mim não foi um problema, gostei do livro e me fez refletir sobre:
?como tentar se manter sã em situações caóticas, também, é uma forma de enlouquecer.

?algumas pessoas preferem status a liberdade, porque fazem se sentirem superiores e é o único jeito de satisfazerem seu ego.

?como os corpos femininos são tratados como "objeto coletivo"

Aline Anjos 04/06/2024

Leitura difícil e impactante porém muito interessante.
Achei um pouco maçante em algumas partes e em outras o desenrolar é rápido .
Mas não é uma leitura muito fácil

Yasmim 04/06/2024

10/10
Gostei bastante o livro em si e muito bem estruturado.
O enredo do livro é perfeito, amei o final teve uma reviravolta perfeita acho o que o livro que mais me pegou de surpresa.
Se desse uma total 0/10 dou 1000, a personagem principal é muito bem escrita.
Não tem mais o que dizer se n vou dar espoiler (Acho que é assim que que escreve) recomendo muito esse livro ?

Marcela 04/06/2024

Gostei
Ganhei o box do livro e comecei a ler porque gosto muito da serie, sem esperar muito do livro, mas confesso que me surpreendi com a leitura.

Apesar de ser uma história pesada, achei que a leitura foi super tranquila (ou o fato de já ter visto a série me deixou mais preparada para o que estava por vir)

De qualquer forma, recomendo a leitura! Devo ler o próximo livro em breve.

Carol Martins 03/06/2024

"O que você não souber não lhe trará sofrimento"
Gosto muito de distopias e das reflexões que elas trazem, na maioria das vezes são críticas do que já vivenciamos e isso me atrai. Contudo, o ritmo arrastado desse livro, a falta de trabalhar melhor os personagens e o final atrapalharam muito minha experiência. Pretendo assistir a série pra, quem sabe, me contextualizar mais sobre esse universo, mas de forma geral, a premissa da história é ótima, mas a execução não né agradou.

"Você não pode controlar o que sente mas pode controlar como se comporta."
Máhleão12 03/06/2024minha estante
Eu assisti primeiro a série e e depois li o livros, e isso tornou minha experiência muito melhor. Aconselho ver, vai esclarecer muitas coisas.
Tô lendo o segundo, achei a escrita dele e a história muito melhor.

Carol Martins 04/06/2024minha estante
Oii, qual é o nome da continuação? Pretendo assistir a série com certeza! ??

Nicpicnic 03/06/2024

"Melhor nunca significa melhor para todo mundo"
Li o livro por causa da série, e apesar de a série expandir MUITO mais o mundo, o conto da aia traz um recorte muito mais doloroso e complexo da vida da Ofwarren. Curiosamente, o que mais me fez refletir e me deixou com crise existencial foi o epílogo. A forma como o livro acaba e o epílogo que sucede foi perfeito, porque nos deixa pensando em tudo em perspectiva. Somos só um pedacinho da história, e isso é lindo

myhtuck 02/06/2024

?O Conto da Aia? faz parte da minha vida há bastante tempo. Fui apresentada à série e assistia religiosamente os episódios. Infelizmente, nunca foi uma realidade distante, ao meu ponto de vista.
Confesso que o livro me decepcionou em relação à série, a qual é linear e tentou não deixar tantas lacunas, facilitando o entendimento.

?Embora talvez não seja Tua obra; não creio nem por um instante que o que está acontecendo lá fora no mundo seja o que querias.?

bela 31/05/2024

Para Mary Webster
?A humanidade é tão adaptável, diria minha mãe. É verdadeiramente espantoso as coisas com que as pessoas conseguem se habituar, desde que existam algumas compensações.?

que livro denso, real!! no início, pode parecer um pouco confuso, mas tudo se esclarece no final. a ficção leva ao extremo um contexto de opressão que, em partes, já existiu. os cenários tornam-se vívidos na mente, assim como as personagens. Moira me cativou, particularmente, assim como Ofglen. gostei de imaginar um bom final para Offred, graças à resistência, o Mayday.

?Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.?
Simone de Beauvoir