A Queda da casa de Usher

A Queda da casa de Usher Edgar Allan Poe

Resenhas - A Queda da casa de Usher

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Larissa3225 09/10/2022

Segundo conto do Poe que leio e esse sim deu aquele friozinho na espinha.

Fui completamente envolvida pela atmosfera da casa Usher e, sinceramente, não tem amigo no mundo que me fizesse passar uma noite nesse lugar.

Mesmo tendo imaginado o rumo que as coisas tomariam, continuei presa à estória até o final.

Muito bom mesmo!

NicKer_ 08/10/2022

Casa Usher
Por eu não estar acostumado ler contos eu achei uma leitura mais complicada, porém estou me adaptando, tirando essa fato eu achei um conto muito bom com a narrativa de terror e mistério.

Namira 21/08/2022

Ótimo conto
Não estava esperando muita coisa, tanto que adiei o máximo possível. Mas a história me surpreendeu demais! Não imaginava que uma história tão curta poderia impactar desse jeito kkkkkkkkkkk
Talvez eu leia os outros contos dele também, já que peguei um livro com uma coletânea

Mariana 09/02/2022

?????
Menina!
No começo eu não estava entendendo nada, depois comecei a entender melhor a história e a me acostumar com a escrita.
Se eu não me engano esse é o 2°, 3° conto que leio dele, adorei todos e com esse não foi excessão.

Yuririn 31/12/2021

Achei a história interessante e meio macabra hahah. Gostei do modo como as coisas são descritas e a relação da casa com os moradores, mas acho q algumas coisas podiam ser mais aprofundadas, então não foi minha história favorita até agora, porém gostei de ter lido.

Tiago Doreia 16/05/2021

Primeiro de muitos!
Minha leitura introdutória à obra de Edgar Allan Poe, que dispensa apresentações. Ótima primeira impressão, apesar de não ser nem de longe o mais conhecido dos contos dele, não deixou a desejar em nada.

O ambiente inteiro, tanto o externo quanto o interno (a mente do protagonista), é pesado, completamente inundado por um sentimento lúgubre, melancólico e deprimente, que é característica forte do autor gótico.

A maior parte da história passa-se dentro dos pensamentos do narrador-personagem, então conseguimos sentir com clareza os sentimentos tristes e desprazerosos que a família e a mansão mortiça nos imprimem. Isso tudo torna a obra altamente introspectiva, na mesma medida que é detalhadamente descritiva.

O ambiente é tão pesaroso que os elementos sobrenaturais se misturam aos elementos reais de tal forma que já não se sabe o que é real e o que é fruto da mente doentia dos personagens.

Vale destacar a forte simbologia da mansão decrépita e decaída, que a todo momento faz alusão à situação semelhante da família, que já não vê qualquer possibilidade de perpetuar-se, portanto, encara seu fim, deteriorando-se lentamente em loucura e podridão.

Um ponto a destacar é a linguagem altamente poética, apesar do texto em prosa, que Poe traz na sua obra, muito bem escrita e cheia de adjetivos que só enriquecem a experiência. Ótimo livro, recomendo.

Patricia.Eckert 02/03/2021

Ótima história curta de terror.
Muito bom!
Bem curtinho e com a quantidade certa de detalhes pra mim.

O começo é bem devagar cheio de descrição, não é muito a minha praia,mas quem gosta de detalhes é um prato cheio.

Da metade pra frente a "ação" acontece.

Ótima história de "terror" para crianças (não muito pequenas).

Eu li esse livro para a grupo de leitura q faço parte e depois desse vou ver se leio mais livro/texto do Edgar Allan Poe.

Valéria Alessandra 26/02/2021

perturbadoramente genial
Esse é um dos melhores contos de Poe, daqueles para você ler e reler e a cada leitura perceber novos aspectos e ficar ainda mais encantado com a genialidade do autor. O texto é narrado por personagem não nomeado que recebe uma carta de um velho amigo, que há muito não vê, solicitando de forma irrecusável sua visita para fazer-lhe companhia enquanto este é acometido por grave doença (de ordem psíquica/emocional/nervosa). A história tem início quando o narrador se aproxima da mansão e se passa nas semanas da visita, contando sobre a interação entre os amigos, os outros moradores, sobre a doença que aflige a família Usher e sobre a própria residência Usher. Poe de forma maestral torna a casa um personagem fundamental para o enredo, coloca cada observação, cada descrição com um propósito. Absolutamente tudo que foi escrito colabora na construção do todo, na construção do que irá "cair", na própria construção da "queda".

Mari Vannucci 28/08/2020

Sombrio
Envolvente e visual. Não foi o melhor de Poe que já li mas,
mesmo assim, fiquei levemente perturbada.

Yasminy 14/04/2020

Um dos contos mais rasos que já li do autor. Não me prendeu. Li até o fim esperando algo acontecesse. Achei fraco.

Na Literatura Selvagem 11/02/2017

12 Meses de Poe: A queda da Casa de Usher
Em 1839, pela primeira vez era publicado o conto A queda da casa de Usher, de Edgar Allan Poe. Eis o conto que inicia a segunda fase do Projeto #12mesesdePoe.

The Fall of the house of Usher [no original] tem início com um narrador desconhecido [tipico dos contos do autor] chegando a casa de seu amigo, que há muito não via, Roderick Usher. Antes mesmo de reencontrar o dono da propriedade, o narrador já percebe uma atmosfera lúgubre e melancólica nos arredores da mansão e a cada minuto a sensação pesada se acentua...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/01/12-meses-de-poe-queda-da-casa-de-usher.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 09/02/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade, conto lido para o desafio literário 12 meses de Poe
Sobre o conto "A queda da Casa de Usher": ele traz um narrador sem nome, que recebe um convite para visitar um antigo amigo de infância, Roderick Usher, que andava adoentado. O narrador vai visitá-lo, mas ao chegar na casa dele, sente-se incomodado pela sensação que a casa lhe dá.

"Senti que respirava uma atmosfera de tristeza. Um ar de austera, profunda e irremediável melancolia pairava no ambiente, impregnando tudo."

Em conversas com o amigo, ele entende que Roderick se incomoda facilmente com qualquer coisa que seja muito forte para os seus sentidos, como o excesso de claridade e comidas com muitos temperos. Outro motivo de preocupação para o amigo, é a saúde debilitada da irmã, sua única parente viva. Os dias vão passando e coisas assustadoras acontecem. O que lhes digo é que a estadia do narrador na Casa Usher certamente nunca mais sairá da memória do protagonista!

O conto é relativamente longo, com cerca de 11 páginas. É inicialmente muito descritivo, a impressão que passa é que o autor quis se estender demais na descrição do lugar, quando isso poderia ter sido feito mais brevemente. A catalepsia, tema que já vi em outros contos do Poe, também está presente nesse, o que faz com que a trama seja previsível, mas nem por isso perde a graça, pois ficamos esperando o momento em que vai acontecer o que já imaginamos que acontecerá. E quando acontece, bem, como disse, certamente um evento desses não sairia da mente de uma pessoa muito facilmente! Ah, e o título, apesar de um baita spoiler, tem tudo a ver com a história!

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/01/resenha-conto-queda-da-casa-de-usher-e.html

Negres 03/02/2017minha estante
Faz tempo que quero ler ??

Danii36 29/01/2017

#12mesesdepoe
Nesse conto de Edgar Allan Poe a narrativa é tensa e sobrenatural o tempo todo.
Gostei muito de como ele explora o medo e as características de terror do narrador desconhecido, amigo de infância de Roderick Usher.
Achei muito interessante em como as características decadentes da casa foram se mesclando com os irmãos, a casa até parece mais um personagem da história, tanto que Roderick fala que a casa parece estar viva.
Os acontecimentos vão atormentando o desconhecido, que prende a leitura e você não desgruda até o final.

1 | 2 | 3 | 4 | 5