Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Mêe 01/06/2024

Um clássico é um clássico por uma boa razão.
Eu estava receosa de ler "Orgulho e Preconceito" por achar que teria dificuldade na leitura. No entanto, essa edição é excelente, facilitou a compreensão e me apaixonei pela história. Me pergunto como não li antes.

A escrita, o vocabulário e os diálogos são rebuscados, refletindo a época em que o livro foi escrito e a história se passa. Algumas vezes precisei reler para entender, mas isso não me incomodou. Um ponto pessoal é que às vezes esqueço como a sociedade costumava ver e tratar as mulheres, e é interessante ver o quanto isso mudou daquela época para os dias de hoje. Os costumes, os bailes, a sociedade inglesa e o desenvolvimento dos personagens me prenderam à história, tornando impossível parar de ler.

Coringuei muito (me estressei) com a família de Elizabeth, mesmo entendendo as razões deles agirem daquela maneira devido à época. O romance entre o senhor Darcy e Lizzie, nascendo em meio ao orgulho e preconceito e evoluindo para "Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e a amo ardentemente", me fez fechar o Kindle e surtar um pouco. É impossível não se apaixonar ao longo da história, vendo os muros que cada um construiu em volta de si se desfazendo.

Eu particularmente amo romances de época, então talvez seja suspeita para falar, mas "Orgulho e Preconceito" se tornou um dos meus livros favoritos. Você ama ou odeia, é definitivamente uma experiência literária que você deveria ter pelo menos uma vez.
Tinovsky 01/06/2024minha estante
Maravilhoso esse livro ??

pietra 01/06/2024

Muito bom. ele começou devagar e demorou pra ficar envolvente, porém do meio para o final super deu certo. Elizabeth se tornou uma das minhas personagens literárias favoritas.

Emilly1757 01/06/2024

AMEI orgulho e preconceito.
Confesso que a leitura foi meio cansativa, porém, valeu muito apena continuar! Hoje esse livro se tornou um dos meus queridinhos da vida

nanda713 01/06/2024

Pelo oq ouvi falar achei q seria muito mais chato e maçante mas talvez pq eu já goste da história eu nao consegui achar isso e leria de novo com certeza ????

Juliana 01/06/2024minha estante
Eu não consigo ler este livro

Lidia Soam 01/06/2024

Uma grande fofoca
É isso, eu terminei o livro e pensei "gente que babado" adorei demais, um romance lento com inimigos que se apaixonam e muita fofoca hahaha, nem parece que estou falando de um livro de 1700 e pouquinho.
Não sei pq vivi tanto tempo tentando me convencer que livros de romance não são bons, é muita bobagem, né?
Amo um romance!!
Quero mais!!!
Loy 01/06/2024minha estante
É muito bomm!! Eu ainda fiquei pensando "Se morando distante uns das casas dos outros já falavam da vida de todo mundo, imagina se fosse perto" ??

Lidia Soam 01/06/2024minha estante
Sim, se esse pessoal morasse em condomínio eles iam causar no grupo do wpp sobre os vizinhos hahaha

mariatmorigi 01/06/2024

Por mais demorada que essa leitura foi, gostei dela e indico para os adolescentes!
Quem acha q orgulho e preconceito é chato, leu errado, confesso q demorou a pegar fluidez no meio da leitura, mas quando começou, não parou! Me fez refletir um pouco sobre a vida e obviamente amei o romance! ?

Paula1735 31/05/2024

Escrita impecável e personagens bem construídos. Jane Austen nunca decepciona com seus romances e nuances da época que constrastam com a atualidade.

Manu 31/05/2024

Um amor com vários orgulhos e preconceitos
O romance de Elizabeth e Mr. Darcy encanta não pelo amor em si, mas pela forma como ele é construído entre orgulhos e preconceitos, como intitula a obra. É uma das histórias de amor favoritas para mim por não somente abordar uma relação, mas essa forma como ela é desenvolvida. Além disso, há vários orgulhos e preconceitos que permeiam a obra envolvendo principalmente questões de sociais.
Vale a pena por ir além dessa história de amor.

Ana 30/05/2024

Jane retrata as questões familiares e sociais da época, com clareza e paixão, para amantes de romance acho que não é o foco principal do livro.

Lív 30/05/2024

Um clássico! Amei!
(Esqueci de fazeer)
Bom, eu demorei pra ler esse porque ele tem uma linguagem formal...mas consegui terminar!
Achei ele muito bom! A história é ótima, eu já tinha visto o filme, e ele tem bastante a ver com o livro, e é incrível como o Sr. Darcy mudou totalmente depois que se apaixonou pela Lizzy...
Enfim, adorei muito ler um clássico!
Recomendo muito!!
Karina (Ka) 31/05/2024minha estante
É perfeitoo

Lív 31/05/2024minha estante
Siim!

#Anafox 30/05/2024

Adoro a construção dos personagens, divirto-me demais com o o humor do Sr Bennet tanto quanto com o comportamento extravagante da Sra Bennet. Mas quem pode julgar errada uma mãe que sabe que suas filhas estão com o futuro arriscado à miséria, caso elas não se casem? Neste aspecto ela certamente faz mais pelas filhas que o pai, pois ele não se preocupou com o futuro delas reservando-lhes algumas economias. Cada filha tem um personalidade bem diferente, mesmo Kitty e Lidia que são mais novas e menos ajuizadas. Mas surpresa mesmo é, que algumas tenham juízo, numa sociedade que nem trata mulheres como seres humanos. Por outro lado é TB uma sociedade que deseja que todas elas sejam exemplos de abnegação, de inocência e façam votos de pobreza.

Embora Darcy seja o senhor das riquezas, e isso o coloque como objeto de desejo de muitas damas, o que conquista Lizzy passa longe disso: é justamente tudo o que ele se dispõe a voluntariamente passar por seus sentimentos a ela. No caso, não é sobre o dinheiro q ele gasta com alguém que ele despreza. É o fato de ter de negociar, tratar com cordialidade, convencer e auxiliar um homem que quase desgraçou a vida da irmã (srta Darcy). Alguém que ele julgou nunca mais ter de lidar.

Pah! 29/05/2024

Esse livro despertou diversos sentimentos em mim, vibrei á cada página, me diverti com os personagens, me apaixonei pelos casais, estou completamente viciada na escrita da Jane Austen, ela com certeza virou minha autora favorita.

MIRANDA 29/05/2024

Quer um livro chato ? Escolhe outro , pois esse é muito muito chato . Um clássico , da chatice , em seus romances e dilemas de uma sociedade supérflua e hipócrita .
Palavra para o livro : dispensável

Lisa Vermasi 28/05/2024

Queria esquecer a história para ler de novo.
Que perfeição é esse livro!!!!

Eu tinha até me esquecido o quanto amo ler romances de época, observar toda a polidez, os costumes, os bailes, eventos e as futilidades da alta sociedade inglesa.

Achei incrível como cada personagem é bem desenvolvido, raras são as vezes onde conseguimos com que a autora traga uma personalidade única para cada um e ela fez isso com grande maestria em orgulho e preconceito.

Obrigada Jane por me causar todas as emoções que causou nessas páginas, toda a raiva, a ansiedade, a comoção e a felicidade! Foi divino viver o florescer do amor da Lizzie pelo Sr. Darcy e torcer cada segundo contra e ao mesmo tempo a favor de um amor tão improvável.

Em todas os capítulos eu quis agredir a irmã e a mãe e dar um bom esporro no pai por ser tão irresponsável. Já tinha um tempo onde não sentia o sangue ferver em tão poucas páginas.

Aprovadissimo !!!!

Lau 28/05/2024

Encantador
Escolhi ler este livro por ser um clássico, e me apaixonei! Desde que terminei de ler fiquei com aquela sensação de saudade da história e dos personagens, principalmente de Darcy e Lizzy.