Black Leopard, Red Wolf

Black Leopard, Red Wolf Marlon James

Resenhas - Black Leopard, Red Wolf

@livrosdelei 10/10/2021

Polêmico e muito bom!
Eu não sou acostumada a ler livros de fantasia e me exige o dobro de atenção para aproveitar bem a leitura. Com esse livro não foi diferente, mas foi uma experiência incrível.

Não é um livro simples e me senti muito vitoriosa por ter chegado até o fim. Se você começou e acha que não ta legal, promete para mim que vai até 20% do livro ? E depois me conta se funcionou. Precisa sair da zona de conforto para aproveitar essa leitura e encontrar prazer nela.

A obra nos conta um pouco sobre a jornada do Rastreador (personagem principal) em busca de um menino sequestrado em um universo mágico. A proposta do autor é remeter aos clássicos e mitologias africanas - então esse livro tem tudo que um livro mitológico tem: muita violência e sexo (por isso o +18). Então se prepara ?

Nesse caminho percorrido pelo Rastreador entramos em contato com mundos novos e que desafiam a nossa imaginação. A proposta de recriar um ambiente 100% africano em uma obra de fantasia só enriquece ainda mais os cenários que aparecem. O livro até tem mapas para não nos perdermos nessa jornada tão interessante e intensa.

O que mais me chamou a atenção foi como o livro aborda a questão de gênero. O livro começa bem misógino, mas o amadurecimento do personagem nos mostra seus traumas e como as mulheres deste mundo são uma resistência. O livro nos mostra também como a definição de gênero é muito fluida e o que é a liberdade de todos exercerem livremente sua sexualidade.

Eu indico esse livro para quem quer entrar de cabeça em mundo diferente do nosso, mas precisa estar preparado para muita violência.