I Have No Mouth and I Must Scream

I Have No Mouth and I Must Scream Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

Yago.Fonseca 12/04/2024

Um conto instigante que retrata um mundo pós apocalíptico dominado por uma máquina sádica que odeia os seres humanos e os tortura na eternidade

Wiven 11/04/2024

Essa obra visceral e horrenda definitivamente é uma das mais impactantes já feitas, a nuance das camadas desse conto breve, são mostradas com acuidade além de todo o terror que é cuspido na cara do leitor. Fico perplexo de como a mente de Ellison conseguiu elaborar uma ideia tão criativa visto que 'Alan Turing' tinha introduzido os primeiros exemplares de computação moderna somente alguns anos antes do lançamento desse livro. A distopia apresentada aqui é a mais terrível que já li, e a forma na qual é executada torna tudo mais pesado ainda.
Não posso deixar de citar a magnitude da importância dessa obra pra história da ficção em geral, o conceito de supremacia tecnológica pôde expandir muito a partir desse conto (apesar de já termos grandes nomes no sci-fi como Isaac Asimov). E, tratando exclusivamente desse conto, o que mais me chocou foi o conceito quase que eugênico da máquina ''AM'' diante da raça humana e das próprias máquinas em si, juntamente da imensidão do ódio contido neste, isso traz um aspecto muito semelhante ao dos próprios humanos em relação ao computador, o que é ainda melhor mostrado no desfecho do conto.
Meu único ponto negativo diante da obra é que poderia ter sido melhor abordado, principalmente com alguns conceitos de psicologia e psicanálise da época, mas isso não passa de gosto pessoal, do mais, é uma obra excelente (e assustadora)!

Maria20394 10/04/2024

Perturbador
Conto perturbador, mesmo sendo bem curtinho te faz pensar sobre ele por semanas.
A linguagem é rebuscada e simples, impactante mesmo sem ser detalhista.
Descreve bem o desespero de estar preso pela eternidade.

Diana.Castor 04/04/2024

Perturbador
Halan Ellison já falou em entrevistas sobre seu desprezo pela humanidade e somente esse sentimento poderia cria um vilão tão brutal. E oriundo da infinita capacidade humana de arquitetar a própria desgraça, é um ironia amarga.

Mike Willian 02/04/2024

Um conto bem interessante.
Não achei nada tão perturbador quanto prometiam as resenhas que esbarrei, mas é bem curtinho, de poucos eventos e diversas reflexões.

A história acompanha os únicos 5 indivíduos sobreviventes de uma terceira guerra mundial contra uma inteligência artificial chamada AM. Essa inteligência os modificou para sofrerem eternamente sem possibilidade de morte (ou pelo menos de tempo para que a morte de fato aconteça).

É um conto da década de 60 mais contemporâneo até mesmo que a atualidade. Começamos muito recentemente a explorar esse conceito de IA, e ainda que essa ferramenta forneça inúmeras possibilidades, também já tem apresentado diversas ameaças.

Um terror bem escrito e convincente. Uma obra sem dúvida muito além de seu tempo. Recomendo e tenho interesse de ler mais obras do autor.

Córdoba 02/04/2024

Horrível? Mal desenvolvido e apenas perturbador?
Olha o título realmente é um bom retrato da leitura. Tinha um princípio até que interessante, mas não se desenvolveu e acaba não chegando em lugar nenhum, são só 12 páginas de um retrato grotesco e perturbador de ódio. Acho que foi o pior conto sci-fi que já li.

eu eu 20/03/2024

Muito bom!! poderia facilmente ter sido escrito hoje, um conto muito atual e olha.. fiquei com um pouco de medo e são só 12 páginas

Marcus.Vinicius 20/03/2024

Me interessei por essa leitura pelo jogo baseado no conto estar sempre na lista de jogos mais pertubadores, e fui pego por uma distopia realmente violenta e pessimista, o final simplesmente me deixou pensativo.

leticia2037 18/03/2024

Menos de onze páginas mas profundamente marcante, certamente uma das melhores distopias que já vi.

é bruto, cruel e rápido, um conto difícil de esquecer.

vi recentemente um vídeo contando a história do jogo inspirado na obra, sao muitas coisas diferentes, obviamente, mas carrega a mesma mensagem no original.

há um peso enorme nesse conto, você sente nojo, aflição, pena, tanto pelos humanos quanto pelo próprio AM.

o destino de nosso protagonista se intercala com a realidade da máquina, ambos fadados a viverem presos em seus próprias mentes.

Lisboa Richthofen 25/02/2024

Cogito, ergo sum
I Have No Mouth and I Must Scream é uma distopia ferrenha, onde uma máquina senciente decide externar cada nanômetro do ódio indefinível que ela sente pelos humanos.

No point-and-click baseado no livro, AM faz um discurso muito maneiro sobre a própria existência. No conto até existe uma passagem que remete a essa ideia, mas não tem tanto impacto quanto no game.
"I awoke and I knew who I was. AM. A M. Not just Allied Mastercomputer, but AM. 'Cogito, ergo sum'. I think, therefore I AM."

No fim, Ted é reduzido ao estado de prisão em que se encontra a máquina: uma consciência capaz de perceber tudo, mas cuja percepção de nada serve. Uma existência postiça eterna.
Boa história.

draclarabooks 25/02/2024

TAPORRAA???
Distopia sci-fi que não tem um final bom (talvez?)

como pode um CONTO ser TÃO pesado assim????? esse título já sendo muito loucura e doido me fez interessada na história mas cara, que negócio foda !!!!!
amo essas histórias que mostram que se o ser humano não se exterminar, a sua criação vai fazer isso por ele

CauaOli__ 25/02/2024

Surpreendente, na verdade!
Para um conto de 20 páginas, invocou mais sentimentos do que imaginei que invocaria, muito mais, por sinal. Ter a oposição da história ser "AM", a revolta da própria criação do homem é algo que não vi muitas vezes e, por mais que as descrições de tudo sejam bem grotescas e até nojentas... Vale a leitura!

"E no entanto... AM venceu, simplesmente... Tirou sua vingança..."

Beaspo 17/02/2024

AM não era Deus e sim Máquina
"Por dentro: sozinho. Aqui. Vivendo debaixo da terra, no fundo do mar, nas entranhas de AM, que nós criamos porque usávamos muito mal o tempo que tínhamos e decerto sabíamos, inconscientemente, que seria capaz de se sair melhor.

AM vai ficar ainda mais furioso por causa disso. O que me deixa mais contente. E no entanto... AM venceu, simplesmente... tirou sua vingança...

Não tenho boca. E preciso gritar."

Simplesmente incrível!

Bruno 06/02/2024

Definitivamente uma obra a frente do seu tempo...
Eu li essa obra motivado pô jogo de mesmo nome do famigerado gênero apontar e clicar, que eu comecei a jogar recentemente e o jogo e absurdamente pesado e qnd descobri q era baseado num conto de 20 páginas tive q correr atrás pra ler e no final e um bom conto, porém algumas partes são meio incomodas, ele tem uma descrição muito gráfica do gore e a obra se passar num futuro onde os computadores criaram consciência e decidiram dizimar os humanos e muito a frente de seu tempo, já q a obra foi originalmente publicada em 67, mas eu achei q num conto de 20 páginas terem coisas q eu só cortaria da história me fez dar 3 estrelas mas no geral e um ótimo conto de ficção científica com elementos de terror e uma boa pitada de gore.