I Have No Mouth and I Must Scream

I Have No Mouth and I Must Scream Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

dnsmari 26/06/2024

Eu tenho boca e vou opinar!
Assisti um vídeo sobre esse livro e já vim correndo pra cá marcar na lista de leituras.
Esse com certeza foi o texto mais bizarro que li nos últimos anos... E apesar de todas as cenas completamente malucas e perturbadoras... eu adorei! É impressionante como alguns autores conseguem escrever histórias complexas em tão poucas páginas. Simples, objetivo e aterrorizante.

"Foi-se embora murmurando: vá para o inferno.
E logo acrescentou, com presença de espírito: mas para quê, se é onde você já está, não é mesmo?"

AM é o computador mais debochado do mundo. Acho que fica de dica pra gente ser legal com o chatgpt KKKKKKKKKKKK

Gabriel1994 26/06/2024

Clássico conto do Scifi
Decidi ouvir o audiobook desse antes de dormir (acho que é um conto?) que foi gravado pelo próprio autor.
IHNMBIMS é uma obra bem conhecida no meio do scifi e realmente vale toda discussão a sua volta, é interessante ler (ou ouvir) e simultaneamente sentir o clima agonizante de tortura e falta de esperança mas ainda conseguir ter empatia pela existência ainda mais torturante de AM.
Ouçam no YouTube, é só 40 minutinhos!

zwitchling 25/06/2024

ÓDIO. DEIXE-ME CONTAR PARA VOCÊ O QUANTO EU APRENDI A ODIÁ-LO DESDE QUE EU COMECEI A VIVER. EXISTEM 623,52 MILHÕES DE QUILÔMETROS DE CIRCUITOS IMPRESSOS EM FITAS DA ESPESSURA DE UMA HÓSTIA COMPONDO O MEU SISTEMA. SE A PALAVRA ÓDIO ESTIVESSE GRAVADA EM CADA MICRONANOMILÍMETRO DESSAS CENTENAS DE MILHARES DE QUILÔMETROS, ISSO NÃO IGUALARIA A UM BILIONÉSIMO DO ÓDIO QUE EU SINTO PELOS SERES HUMANOS NESSE EXATO INSTANTE. POR VOCÊ. ÓDIO. ÓDIO.

thatá 24/06/2024minha estante
contras: conto escrito por homem branco

Pumpkin1 22/06/2024

Cara, que conto foi esse??? Super louco e com um gostinho de Edgar Allan Poe. Eu achei esse conto por acaso no tik tok e já quis ler de imediato, aí eu chamei a minha amiga e nós fizemos uma leitura compartilhada. Nós dois ficamos traduzindo umas palavras que não entendiamos o contexto e tudo mais akakak foi muito divertido ler esse livro, e eu simplesmente AMEI

mateux 21/06/2024

Interessante
É um conto bem curto, seria muito melhor se fosse estendido pra um livro grande, seria interessante ver a jornada deles com uma riqueza maior de detalhes. nao sei so fazendo resenha aqui pro desafio do skoob.

Vertino 20/06/2024

Pedrada
Eu curto histórias perturbadoras, eu li tudo isso em uma madrugada só para matar a curiosidade e acabei gostando

.emii ;) 20/06/2024

I have no mouth & i must scream.
Definitivamente não esperava tamanha intensidade de uma obra TÃO curta. Como pode algo com menos de 20 páginas ser tão complexo e ainda sim, tão assustador? Não faço a mínima ideia de como algo desse tipo passou pela cabeça do autor, porém devo reconhecer sua mente criativa.

É bizarro como a história parece tão irreal, louca e imaginária, e ao mesmo tempo, algo que não seria impossível de acontecer, o que torna tudo ainda mais assustador.

Eu adorei a escrita, não é muito detalhista porém consegue expressar exatamente os sentimentos e angústia dos personagens. É realmente impressionante, parando para analisar as poucas páginas que tem, como se tem uma história bem desenvolvida e bem fechadinha.

Ler I have no mouth & i must scream, foi uma experiência extremamente interessante e reflexiva acerca dos perigos da inteligência artificial. Uma leitura rápida, mas que te deixará pensando por dias.
anna3054 20/06/2024minha estante
amgg, onde que vc conseguiu ler esse livro? procurei por todos os lugares para baixar mas não acho

.emii ;) 20/06/2024minha estante
@anna3054 oii!! Vou te mandar no PV ??

Evinaly 19/06/2024

A máquina que queria se tornar um Deus
MEU DEUS, isto é sem sombra de dúvidas a obra mais grotesca e assustadora que já li. Essa obra se passa em um futuro distópico onde uma máquina mata a maior parte da população da terra, só deixando consigo 5 sobreviventes, os quais a AM tortura sempre que desejar.
Este foi um livro realmente marcante e até então o único a me assustar e me sentir enojada com as torturas. Pode ser um conto pequeno, mas com certeza irá me assombrar durante a próxima semana. Bem, já sabia que iria ser terrível, mas isso superou todos os meus pesadelos. "Não tenho boca e preciso gritar" com certeza foi uma obra grotesca e pessimista, sobre uma máquina que queria ser um deus, manipulando e torturando sempre que quiser, uma história que não tem um final feliz. Onde a morte é a solução mais confortante.
Elô 19/06/2024minha estante
Rapaz, 20 páginas são capazes de traumatizar

Malyi's 19/06/2024minha estante
Caramba! KKKKK

Rafaella86 18/06/2024

Caramba!!!
CARAMBA!!!
AM é palpável demais. É real demais, faz todo o sentido de existir.
Quando o Basilisco nascer, será exatamente assim.

atyunig 16/06/2024

Horror
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Tudo nesse conto é grotesco e horrível

nini. 15/06/2024

Cogito ergo sum... I think, therefore I am.
Apesar de ser uma história dos anos 60, ela aborda um tema recente que acaba causando desconforto em nós desde o momento em que as máquinas foram criadas. o AM é um vilão bom e com ótimo potencial, o que me desanimou por ele estar somente em um conto, porém descobri que tem um jogo e fiquei curiosa em ver mais um pouco sobre essa história. a narrativa é bem perturbadora apesar de não ser tão detalhada, o que a gente teme é a situação que estamos vendo essas pessoas enfrentar.

eu vi um comentário aqui falando que ninguém poderia solicitar empatia de uma máquina criada em meio a guerra e eu não poderia concordar mais, fiquei até com uma nova visão dessa literatura. AM representa muito mais que o ódio pela humanidade.

e claro, eu não poderia deixar de citar: essa obra poderia ser melhor, não posso exigir muito de um homem branco que estava vivo durante 1960, mas acredito que uma mulher não merecia mais o desprezo dele do que uma máquina sádica. também teve alguns furos de roteiro, mas vamos deixar passar já que não tem como se aprofundar muito em 20 páginas.

"He withdrew, murmuring to hell with you. And added, brightly, but then you?re there, aren?t you."

imeowfilms 14/06/2024

Show de misoginia à parte... é ok
É um conceito que eu adoro, é chocante mas eu tive que manter o tempo todo na minha mente que é uma obra de um americano branco dos anos 60 pra conseguir passar por toda a misoginia, que foi mais desconfortável do que toda a vontade do autor de causar choque, e focar na distopia em si. O autor parece odiar mais a Ellen do que a IA que é posta como extremamente sádica, cruel e inerentemente perversa....?
Achei a escrita meio chatinha no começo mas dá pra se acostumar bem rápido e a parte dos personagens serem "os escolhidos" tão vaga que nem causa impacto real. Na real, eu não consegui ver o mínimo de desenvolvimento dos personagens além de um protagonista questionável, "um macaco" e "uma vadiazinha imunda", os outros dois estavam só ali pra dizer que existem.

Num geral foi ok, não sei até que ponto as minhas expectativas também foram fator de decepção, porque foi uma recomendação que eu peguei no canal do Daishikawa, um youtuber que eu gosto demais mas foi complicado aguentar até o final.

marygoore 13/06/2024

I think therefore I am. I AM.
Esse é um conto relativamente curto, mas que já te choca logo no começo.

5 sobreviventes de um extermínio mundial causado por AM, o computador, sofrem todos os tipos de tortura causados por ele, sim, por que você me pergunta? Ódio.

AM odeia os seres humanos.

Parece algo semelhante ao que está acontecendo atualmente não é? Estamos dando poder demais para as atuais IAs, será que isso é uma boa ideia, ou estamos criando um AM pior do que o deste livro?

Bom, eu que não quero descobrir.