Canção de Ninar

Canção de Ninar Leïla Slimani

Resenhas - Canção de Ninar

Anna 02/07/2020

Puf!! Acabou
Não sei se foi o fato de ter me tornado mãe, ou o que, mas esse livro me deixou intrigada. Nós já sabemos o final, é a primeira frase do livro, mas eu fico naquela gana de saber o porquê, quais são os motivos, o que levou a isso. E a autora é sucinta ao "tentar" explicar essas razões. Fica uma aura macabra nas coisas que essa babá perfeita faz. Tudo é muito bom o pra ser verdade. E tudo é meio sem explicação. Ou pelo menos é isso que a autora tenta mostrar. Não tem explicação.

Mas ao falar sobre maternidade. Cito a filósofa Andressa Urach "Só quem viveu, sabe."

Chiara.Geia 04/07/2020

Ótima leitura.
Este livro narra a história de uma tragédia, simplesmente. No começo Louise era a melhor babá que alguém poderia ter, porém ao longo do tempo vamos conhecendo um outro lado, uma outra vida e lembranças da personagem.
Em alguns momentos as ações dela me lembraram do filme "Parasita", pois a babá queria criar raízes na casa, ser mais que uma simples empregada e sim entrar no círculo familiar. Como um parasita.

Giu 07/07/2020

...É isso??
Pra você entender realmente o livro, você precisa encontrar as respostas nas entrelinhas, nos capítulos de flashback da vida de Louise, e então juntar tudo e fazer uma teoria dos detalhes que não foram revelados. Confesso que muita coisa não foi explicada pra mim e eu fiquei confusa em alguns pontos. Mas, em relação ao porquê do assassinato pra mim foi bem óbvio, apesar de eu ter querido que a autora tivesse nos agraciado com uma cena realmente narrando o que aconteceu, e não uma reconstituição dela. Enfim, o livro é bem rapidinho de ler, flui e é gostosinho para um passatempo.

Rafa 09/07/2020

Uma leitura rápida e instigante. O livro começa com o desfecho, em que a babá assassina os filhos do casal para o qual trabalha. A trama então se volta para o passado e como essa relação entre pais que precisavam de mais tempo e uma babá que parecia perfeita se desenvolve e culmina em assassinato.

Carol Vasconcelos 11/07/2020

Forte
Fala muito sobre maternidade e do impacto dela na vida das pessoas. Retrata sobre questões raciais e financeiras também. O final é realmente chocante...

Flávia 12/07/2020

Porque a maternidade me assusta tanto
Canção de Ninar narra a trajetória de uma família composta por Myriam, Paul e seus dois filhos Mila e Adam até o assassinato das crianças pela babá Louise (essa cena é descrita na primeira página).
O fato de já iniciar com a cena após o homicídio não foi tão interessante como o que veio em seguida. Logo após a descrição da cena, a história volta ao momento em que contratar uma babá virou uma decisão e pra mim, a parte do terror psicológico começa nesse ponto.
Leila Slimani tem uma escrita romântica e melancólica que traz para o leitor personagens tão reais e sentimentos tão pesados que em alguns momentos o desconforto é inevitável.
Myriam, depois da sua primeira gravidez, destina a sua vida aos cuidados das crianças, abrindo mão de sua vida profissional. O marido Paul, no entanto, continua vivendo normalmente e inclusive tem episódios de repulsa e arrependimento pela decisão da primeira filha e pelo descuido que gerou o segundo.
Myriam resolve então que precisa urgentemente voltar a trabalhar, depois de ser acometida por uma crise em sua vida. Viver para cuidar dos filhos não era um plano que tinha pra si.
A escolha da babá, todos os julgamentos, o que Louise passa a representar na família e como a vida dela é descrita foram os pontos que de fato me aterrorizaram. São pessoas e sentimentos reais, objetivos de vida, desejos e sentimentos que ninguém conhece porque não podem ser expostos e quase sempre ficam guardados pela vida inteira.
O único defeito desse livro é ele ser tão curto. Eu gostaria de conhecer esses personagens desde a infância deles, o que com certeza revelaria ainda mais sobre suas ações.
Foi um livro que me fez sentir, quase que ao mesmo tempo, vontade de abraçar e de repudiar cada ação dos personagens e foi muito além do que eu imaginei.

nomundodesalem 13/07/2020

Resenha por @nomundodesalem
👶🏻⁣

O livro conta a história de Paul e Myriam, pais de Mila e Adam. Paul trabalha em um estudio músical, já Myriam é advogada que não ⁣
trabalha desde o nascimento de seu primeiro filho.⁣

Acontece que Myriam resolve voltar a trabalhar, assim o casal sai em busca de uma babá.⁣
Até que encontram Louise, uma babá mais que perfeita, que além de ser boa ao cuidar das crianças se mostra ser maravilhosa⁣
com um lar que nem é seu.⁣
Louise acaba conquistando a família e nutrindo sentimentos peculiares e possessivo com as crianças.⁣

👶🏻⁣

Já começo dizendo que o livro se inicial pelo final e foi isso que me prendeu na leitura.⁣
Foi uma leitura rápida e fácil de se fazer, me prendeu do inicio ao fim.⁣
Muitas das opniões que li, a maior parte das pessoas disseram que o livro não explica "os porquês" do principal acontecimento mas para mim ficou muito claro⁣
já que o próprio livro joga na nossa cara o porque. Foi só interpretar muito bem os fatos.⁣
Eu li, gostei e recomendo⁣

E você, já leu?⁣

Um beijo e uma ótima leitura🧙🏻‍♀️⁣

Mais resenhas como essa no IG: @nomundodesalem

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Kaline 14/07/2020

Não gostei
O livro te da o spoiler do final, isso até poderia ser interessante, mas a falha desse livro é que você espera o livro todo para a grande revelação, o ápice, que não teve, ele não existe, achei o livro bem fraco, quase abandonei, mas terminei na base do ódio kkkkk

Ana Carolina 16/07/2020

Canção de ninar
Não tenho palavras, não é um livro fofo. Mas maravilhoso...Leitura fácil e envolvente

betina 17/07/2020

Doses de realidade
Tinha altas expectativas e devorei o livro em poucas horas. Minhas passagens favoritas eram as de Louise, onde a autora conseguiu passar com maestria toda a melancolia que envolvia a personagem.
O final foi um pouco apressado eu diria, mas instigante. No geral foi uma leitura bastante interessante e fluida.

Thiago.Silva 27/07/2020

Bom livro
O livro é um thriller policial,o livro já da o final no começo rsrsrs,a história já começa a mil. Mas o livro não terá apenas o suspense sobre o que aconteceu,ao longo de toda a história ela vai discutir temas como choque de culturas e preconceito. Recomendo

@gugugb 28/07/2020

Choca pelo início e pela falta de um clímax.
Prometia muito.
Faltou empenho nos detalhes mais chocantes.