A Coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Paloma 22/09/2021

Testemunhas de Adler
Ouvi falar sobre esse livro num podcast sobre psicologia. Comprei mesmo achando com cara de autoajuda. Me surpreendi porque me pareceu muito mais uma aula sobre Alfred Adler que um passo a passo pra resolver questões da vida.

Alguns conceitos básicos do psicólogo são trabalhados durante o livro em diálogos. Particularmente, não gosto muito desse estilo, mas pareceu mais fácil de digerir que se fosse um texto corrido.

Em alguns momentos, pareceu que os autores tiveram as vidas revolucionadas depois de conhecer Adler e queriam convencer todo mundo a viver o mesmo. Confesso que ri um pouco quando pensei neles como testemunhas de Adler.

Victor, the Reader 01/08/2023

A coragem de não agradar
Este livro chegou em minhas mãos meio que por acaso, e assim que li o título e a sinopse logo decidi realizar a leitura. Não sou psicólogo, nem tenho muito conhecimento sobre, mas não fazia ideia que existia outras linhas além da freudiana: essa foi a primeira descoberta.

O livro foi escrito num formato de diálogo, entre um jovem e um sábio filósofo defensor da linha adleriana - de Alfred Adler. Pra tentar não estragar o prazer do leitor com spoilers infelizes, posso dizer que os conceitos da psicologia adleriana são apresentados ao longo de cinco noites, com o jovem prepotente tentando refutar as teorias do sábio paciente. E é nesse contexto que o sábio apresenta os fundamentos da psicologia adleriana.

O que eu acho pertinente mencionar é o que diferencia a psicologia freudiana da adleriana. A freudiana é etiológica (se preocupa com as causas - olha pro passado), enquanto a adleriana é teleológica (se preocupa com o destino - olha para o futuro, mas vivendo o hoje). Esse fundamento é vital e torna as duas visões bem distintas.

Particularmente, não concordei com tudo (quem sou eu?) o que foi colocado - e percebi que alguns pontos não foram aprofundados -, mas o ponto dos relacionamentos interpessoais, aí sim, me envolveu bastante; fez bastante sentido pra mim, e tenho refletido desde então. De alguma maneira serviu, serve e servirá pra mim.

Recomendo leitura.

Sofia 08/10/2021

Neste livro, vamos encontrar um jovem muito frustrado que busca alguma respostas para as angústias da vida. Do outro lado, um filósofo que explica a psicologia da Alfred Adler (psicólogo austríaco fundador da psicologia do desenvolvimento individual) para ele, com o objetivo de fazê-lo enxergar a vida de uma outra forma.

Com isso, vamos encontrar um bate-papo sobre a coragem de ser você mesmo, como encontrar a felicidade, o que significa a liberdade, como ter harmonia nos relacionamentos interpessoais e como o segredo da vida está em viver plenamente o agora, sem pensar no passado ou no futuro.

Em alguns momentos me vi contra os pensamentos do filósofo, mas acho que esse livros são realmente sobre questionamento e não sobre aceitar tudo que se é dito. Algumas ideias podem ser retiradas dele, sem ser preciso concordar com tudo que os autores propõem. Por exemplo, nesse livro ele fala que todos somos capazes de deixar o passado e os traumas de lado e ressignificar e, na minha visão, acho que é muito difícil para todo ser humano conseguir fazer isso.

A leitura foi satisfatória, não me arrependo de ter lido. Mas realmente lê-lo foi sair da minha zona de conforto e da caixinha de livros que gosto de ler e não sei se leria algo com a mesma ideia, por enquanto. Recomendo para quem busca uma leitura que irá abrir a visão de mundo principalmente em relação a como nos relacionamos com as outras pessoas e sobre essa necessidade que temos de estarmos sempre presos ao passado ou pensando no futuro, sem focar no agora.

gabimello4 29/05/2023

Muito diferente do que eu esperava
Quando baixei esse livro, esperava que iria ser um clássico autoajuda para ajudar os people pleasers a aceitarem não agradar todo mundo. No entanto, o livro todo é narrado de uma conversa entre um filósofo e um jovem, e foi muito mais filosófico do que autoajuda, o que eu não esperava e não estava muito a fim.

Isabela.Baccarini 30/05/2023

O título não tem nada a ver com o livro
É um livro interessante, mas um pouco cansativo, porque o jovem sempre repete o que o filósofo fala em tom de interrogação. Não era o que eu esperava pelo título e inclusive ainda não entendi porque chama assim. Algumas conclusões são interessantes mas a maioria muito óbvia e utópica, do tipo ?seja feliz?, então não recomendo pra quem como eu procurava uma solução pro people pleasing.

Pati.Stachelski 27/11/2021

Interessante, porém muito repetitivo e por ser em formato de diálogo não gostei muito.
Fala da importância de viver o presente e como tudo que acontece nas nossas vidas são nossas escolhas e não sobre coisas do passado que podem interferir.

Rachel 23/07/2022

Libertador
Com certeza é um livro para se ter na cabeceira e reler em diversos períodos da vida, com reflexões que precisam ser relembradas para uma vida mais simples e libertadora. Gostei da construção em diálogos, que ficou bem fluída e esclarecedora, para trabalhar questões filosóficas e a psicologia de Adler. Amei!

Ermis_minf 20/12/2021

Foi massante para ler.
O assunto que foi abordado é bom, é algo que me chama atenção, é algo do tipo como " Não se prenda com o que os outros pensam ou vão pensar". E isso é enraizado em quase todas nossas escolhas o que outros vão achar, não somos totalmente livres de escolhas e atitudes por que sempre tem uma influencia exterior. E o livro aborda um dialogo de um jovem que pensa como alienado ( como a maioria pensa, seguir a manada ou a grande massa) e um filósofo que pensa de forma diferente mais interior.
Os pontos que não gostei dessa obra, é que são dialogos puros como se estivesse lendo uma entrevista. E com minha sinceridade, isso me deixa morte de tédio ?. E fora que a filosofia não tem muita base, somente ideias em conclusões de individuo. E gosto de dados, estatísticas e pesquisas para comprovar uma ideia. Mas quem gosta de filosofia, isso é vai ser de agrado eu acho.

HelenaRiva 31/12/2021

É um livro bom, em formato interessante de diálogo entre o filósofo e o jovem.
Confesso que demorei bastante para ler, já que cada capítulo traz uma lição a ser pensada e construída na mente de quem lê.
Outras partes achei mais maçante.
Recomendo ler um capítulo antes de dormir todos os dias, para não cansar, e conseguir refletir melhor sobre o que se trata.

Juliano.Telles 27/12/2021

MUDANCAS
Muito interessante na minha visão as perspectivas abordadas neste livro.

Muitas reflexões, muitas frases e conseitos e uma abordagem de que o indivíduo é o protagonista da sua história, não importa o passado e suas marcas, o que importa é o que você deseja ser, negando as suas desculpas pautadas no passado que causam suas limitações e impossibilidades.

A Psicologia do individuo.

Vou buscar por mais informações sobre a psicologia de adler.

Edi 29/12/2021

Sobre um vida simples, livre e feliz
Este livro foi a melhor escolha para finalizar o ano. Eu aprendi muito e realmente alguns ensinamentos são difíceis de aplicar, mas valem a pena.
Lembro de anos atrás quando minha vida era mais leve e tranquila. Sem perceber, cheguei ao ponto de pura exaustão e tristeza. Comecei a fazer terapia e este livro me ajudou a fazer muitas pontes com vários assuntos que falei e refleti em minhas sessões.
Vou tentar olhar o mundo de outra forma, da maneira que me fazia tão bem antes. E trabalhar os pilares principais ao fim da leitura: autoaceitação, confiança nos outros e contribuição para os outros.

moonnylit 29/12/2022

Esse livro simplesmente explodiu minha mente e mudou minha visão do mundo, muitos assuntos discutidos é justamente algo que eu passo/faço/sinto e apesar de ser uma leitura fácil em forma de diálogo , o que facilita a compreensão do texto, as ideias são mais complexas do que parece, algumas vezes eu achava algumas ideias completamente malucas mas eu virava a página e entendia o significado, eu amei esse livro.

Lua 26/12/2022

gostei muito da forma como foi escrito em diálogo para melhor compreensão do leitor e como parece fluído e rápido.

Lorena Santos 05/07/2021

A coragem de não agradar
A coragem de não agradar é um livro construído a partir de diálogos de um jovem e um filósofo. Ele trás vários questionamentos a forma como estamos vivendo. O livro é debatido a partir da filosofia adleriana.

Morales 06/07/2021

Relacionamentos
Temos que entender que não vamos agradar todo mundo nesta vida e sabendo disso, temos que escolher ser livres e escolher agradar a nos mesmos.
Entendi que nossos problemas estão somente em relacionamentos interpessoais e que todos os nossos problemas acabariam se não existisse mais ninguém no mundo somente nós. Tudo sumiria... eu poderia ser gordo... feio... pobre... e não ia ter ninguém que eu pudesse me comparar. Simples assim.