Todo dia a mesma noite

Todo dia a mesma noite Daniela Arbex

Resenhas - Todo Dia a Mesma Noite

1943 encontrados | exibindo 1 a 16

Annelise11 05/06/2024

O livro mais dolorido que eu já li na vida.
Daria para ler em uma "sentada" se não fosse tão dolorido. Acho que muitos acompanharam pela TV e pela Internet essa tragédia na boate Kiss, mas eu bato palma pro trabalho da Daniela Arbex de colocar esses jovens adultos em contexto, exprimir a angústia dos pais, explicar os desdobramentos de tudo o que aconteceu e nos aproximar tanto da dor de quem ficou. É impossível não se emocionar lendo esse livro é lembrando que não é uma obra de ficção, tudo isso aconteceu realmente, tão próximo de nós e revolta saber que poderia ter sido evitado.

"Se a recordação de uma tragédia é dolorosa, imagine carregá-la dentro de si".

wasabi 01/06/2024

Todo dia a mesma noite
É um mix de horror, raiva e tristeza que não cabe no peito. A autora conseguiu fazer uma bela obra com muitos detalhes sobre a tragédia da Boate Kiss. Fiquei presa na escrita e na história que terminei o livro em um dia.

victorya.brum 31/05/2024

Livro muito necessário, mas extremamente difícil de ler
Demorei demais p concluir o livro, pq o livro é realmente bem pesado. chorei em todas as páginas! inexplicável o peso de ler esse livro.

Agat(h)a 30/05/2024

Agoniante, senti falta de mais explicaçoes no ambito judicial mas entendo que foi uma escolha da autora focar na historia dos pais e memorias das vitimas.

Julika_col 25/05/2024

Leitura fluida, mas difícil de digerir
O livro é muito bem escrito e o texto flui, a dificuldade tem a ver com o teor. A dor das famílias, das vítimas, dos sobreviventes, tornam a leitura pesada e difícil de seguir. Mesmo assim, foi meu recorde de leitura do ano (até agora) e li o livro em menos de uma semana. Leia dando pausas e respeitando a dor e o peso no peito que o livro traz.

Vanelise.Aloraldo 23/05/2024

Desastre que não devemos esquecer? Que nunca mais aconteça!
Dia 27/01/13, um dia que ficará para sempre em nossa memória?Não tem como não se emocionar com essa leitura, uma tragédia no coração do Rio Grande que afetou todxs nós direta ou indiretamente. Essa leitura é sobre vínculos afetivos que foram rompidos por uma série de negligências, cujos autores ainda não foram responsabilizados. São trazidos relatos de saudades, de dor, de esperança. Alguns pais perderam seus filhos e ainda tiveram que ouvir do pastor que a culpa era deles, uma vez que sair para festas noturnas seria pecado. Pais foram processados por calúnia e difamação após criticarem a atuação do Ministério Público (sofrendo não só com a perda dos seus filhos, tiveram que lidar também com o cerceamento da liberdade de expressão). Os valores gananciosos e capitalistas por meio da lei da oferta e demanda, falaram mais alto, diante da insuficiência de caixões, flores e velas, com os preços atingindo as alturas. O livro fala desse desastre brasileiro, mas também sobre uma grande rede de solidariedade que se formou, onde voluntários de diversas regiões e de outros países se prontificaram a prestar auxílio assim como jovens retornaram para ajudar amigos (bombeiros foram processados por não terem impedido). Essa história não é só sobre uma tentativa de show pirotécnico que deu errado. É sobre uma série de erros que dilaceraram com muitos projetos de vida e sonhos, marcando para sempre centenas de familiares e amigos. A cidade de Santa Maria, após isso, montou serviços importantes de acolhimento. Pais e familiares que vivem o luto e também dos sobreviventes se organizaram e seguem lutando por justiça. Esse livro é doloroso, mas necessário para refletirmos sobre o ponto de vista dos protagonistas: sobreviventes, testemunhas, parentes das vítimas e profissionais de saúde que atuaram no resgate e atendimento às vítimas desse crime ainda impune. Uma luta para que no Brasil, exista maior rigor e efetividade nas medidas de prevenção, para que desastres como esse nunca mais se repitam.

camposlett 23/05/2024

É até difícil fazer uma resenha sobre esse livro, porque antes de ser um livro, é sobre a dor imensurável de quem passou por isso, das famílias, dos profissionais.
É uma escrita fluida, porém uma leitura difícil, emocionante, chocante e muitíssimo triste.
É triste ver como esses familiares vivenciaram a dor em diferentes momentos.

Carol 22/05/2024

Perfeito
Um dos livros mais difíceis que eu já li, não por ter uma escrita difícil (ela é acessível e incrivelmente fluida), mas pelo conteúdo do livro ser bem pesado. Quase chorei na maioria dos capítulos com descrições que doem na alma mas que são necessárias pra que a gente nunca esqueça como uma tragédia tão grande assim aconteceu.

Ana Julia 21/05/2024

Relembrar para nunca esquecer
É até difícil de escrever uma resenha sobre esse livro. Fazia tempo que eu não me envolvia tanto com um livro, esse me causou até uma certa ressaca literária. Nele Daniela Arbex relembra a tragédia da Boate Kiss através do olhar dos pais, trazendo a história e os sonhos de todos que foram afetados pele incêndio. Além disso, as reflexões acerca da cobertura midiática e de todas as omissões públicas e dos responsáveis pelo empreendimento, geram uma revolta acerca do descaso pela segurança de todos tão presente em nossa sociedade.

Estante do Papai 21/05/2024

Comovente...
Aquela leitura que vc fica com o coração apertado do começo ao fim. E revoltado ao final, ao pensar em como as pessoas julgam facilmente umas às outras. Vale a leitura como lição. Escrita muito parecida com a Ilana Cazoy. Gostei bastante.

Larissa4014 20/05/2024

Esse livro é uma leitura obrigatória.
Daniela Arbex teve tanto cuidado ao relatar esses acontecimentos que é impossível não se emocionar em alguns momentos

Marcos.Detanico 19/05/2024

A obra é construída a partir de uma dinâmica que insere o leitor em diferentes perspectivas do acontecimento a partir dos olhos de profissionais do resgate, de médicos do atendimento, de familiares das vítimas e de sobreviventes.

A vida depois do incêndio na Kiss, a busca pela justiça e a rede de apoio criada entre os pais que perderam seus filhos encaminham para o desfecho da obra. Ao final, a constatação desoladora é a de que a noite da tragédia é revivida todos os dias por quem ficou.

Júh 18/05/2024

Eu me lembro do dia da tragédia da boate Kiss, eu lembro de acordar durante a manhã e ficar vendo os números de mortos aumentando.
E a Daniela Arbex conseguiu de uma forma extremamente sensível falar sobre aquele dia.
Eu chorei igual uma criança lendo, em saber um pouco mais sobre algumas das vítimas que quando eu vi isso acontecer era só números.
Eu queria ler esse livro ano passado, mas já foi doloroso lembrar em várias reportagens por ser os 10 anos do acontecido.
Eu sei que esse incêndio foi muito difícil pra todo o meu rio grande do sul. E acho que vai ficar pra sempre na memória de todo mundo.
Por mais que tenha sido muito difícil de ler eu preferi ler ele inteiro em um dia, e virou um grande favorito pra mim.

1943 encontrados | exibindo 1 a 16