A floresta sombria

A floresta sombria Cixin Liu

Resenhas - A floresta sombria

Daniel1145 30/12/2023

Um retrato possível do Universo
Apesar do autor "enrolar" bastante e deixar o livro um pouco denso até a metade, a história toma um rumo espetacular e assustador falando sobre o universo.
Cixin consegue criar uma história de ficção científica e ao mesmo tempo passar por todo tipo de sentimos humanos durante uma situação catastrófica.

vicniro 16/05/2024

Apaixonada por essa série...
Eu gostei MUITO desse livro. Nele acontece tanta coisa e passamos por períodos de tempo tão diferentes, que no final do livro parecia que eu tinha lido uns 3 livros diferentes.

A parte da física desse volume está bem mais simples comparado com o primeiro, então quando acabei ele a minha cabeça não estava explodindo.

Em relação aos personagens, de um jeito ou de outro eu acabei me apegando a eles, até o Luo Ji que no começo tinha achado super chato acabei mudando de opinião ao longo da leitura.

Nas últimas 100 páginas aconteceu tanta coisa chocante que acho que fiquei de boca aberta chocadíssima até o final. Inclusive, AMEI o final!!!!! Eu já não estava esperando nada mais do livro e de repente ele entregou TUDOOO.

Enfim, essa série está reavivando minha paixão por astronomia. Estou amando e estou doida pra ler o último volume.

jael 18/12/2022

O universo é uma floresta sombria
Este segundo livro tem algo em comum com o primeiro: Eles começam de um jeito estranho, meio enrolado e depois da metade fica muito bom.

É muito bom ler uma ficção científica que sai um pouco da caixa, algo não tão obvio e que realmente nos faz pensar em muitas coisas.

"Nessa floresta sombria, uma criança estúpida chamada humanidade acendeu uma fogueira e está parada ao lado dela, gritando: Estou aqui! Estou aqui!?

Cello 21/09/2020

Muito bom. Se não fosse aquele romance ridículo e forçado daria cinco estrelas.

Marcelo.Castro 12/08/2023

Subiu a régua
Floresta Sombria é o segundo livro da trilogia que se iniciou com O Problema dos 3 Corpos. Embora 3 Corpos também seja um livro fantástico, alguns leitores podem se sentir um pouco desanimados com o começo mais "parado" (porém necessário) da história. Pois bem, Floresta Sombria não tem esse problema - até porque as bases da crise Trissolariana já estão claras para todos, então já estamos acompanhando os desdobramentos dos eventos que encerraram o primeiro volume. Encontramos uma narrativa mais dinâmica e instigante. A construção narrativa a partir de conceitos de ciência avançada permanece, mas também introduz elementos da sociologia, ética e filosofia. O livro trata de eventos ocorridos ao longo de séculos, enquanto a frota Trissolariana está fazendo sua longa viagem até o sistema solar. Mas os saltos temporais não impedem que a gente mantenha a conexão com os personagens chave (um problema que senti na trilogia clássica de Fundação) graças ao recurso da tecnologia de hibernação. É fantástica a forma como é explorado o impacto dessa diferença geracional entre os recém despertos e os que nasceram e viveram na época atual da narrativa. E essa conexão de personagens e eras chega ao ápice do livro, revertendo um final que poderia parecer catastrófico e sombrio, para um raio de esperança e luz, com um apelo para que o existe de melhor em nós, seres humanos. Se já considerei o primeiro livro da série fantástico, o segundo definitivamente "subiu a régua" e entrou para minha lista de favoritos. Imperdível!

iemai 01/12/2022

Sensacional
Há um bom tempo não lia um livro tão bom! Sensacional mesmo. Minhas críticas estão apenas em como o autor escreve mulheres - ele é péssimo nessa parte.

Kraalz 27/11/2023

Genial
Sem dúvidas, um dos melhores livros que já li em ficção científica. Uma obra capaz de explorar as profundezas do pensamento humano, em diversas camadas.

Fritis 19/10/2020

Surpreendente!
Até o meio do livro a história estava meio lenta e previsível, mas a forma que desenrola após os 60% é excepcional e surpreendente.

Lucas1429 28/02/2024

Uma boa ficção científica
Um pouco corrido no final, mas isso não tira o brilho da história. Recomendo para fãs de boas ficções científicas.

Marcelo1108 17/09/2023

Continuação do primeiro livro o problema dos três corpos, nos traz uma narrativa um pouca arrastada no começo mas no meio pro final é impossível desgrudar do livro, ansioso para começar o terceiro,.

Michele Alberton 19/05/2024

Nem acredito que acabei de ler esse livro! Não que não seja bom, mas eu achei longo demais ou eu apenas perfi um pouco do interesse na leitura. Acho que a série ruim também contribuiu para o temporário desinteresse...
Sassá 20/05/2024minha estante
Puxa, fiquei com essa mesma sensação! Li o primeiro, gostei muito e então assisti à série, cheia de expectativa? foi uma decepção. Então comecei a ler esse (ainda estou lendo), mas está difícil?aff. Também senti que a série deu uma estragada na leitura? vamos ver se melhora

Cris 15/05/2024

O vale das sombras!
"A floresta sombria" é um livro tão denso quanto o primeiro da série. O tom, no entanto, é um pouco diferente. A pegada é mais política, filosófica, sociológica... Tem até devaneios românticos uma hora rs. Há muitas teorias e conceitos sendo criados e explicados para um cenário apocalíptico.
No fim da jornada, como as coisas se encaixaram é o que surpreende. Demorei mais para ler esse volume pq é mais complexo e tem mais páginas, mas a leitura não chega a travar.

Luan 24/05/2024

Uma das melhores ficções-científicas que já li na vida. Muito superior ao primeiro livro e muito mais original, denso e bem escrito. Para se ter uma ideia, Cixin Liu escreveu a mais incrível batalha espacial que já li na vida. Nunca senti tanta ansiedade e medo lendo descrições de explosões e destruição generalizada — e não, não se compara a nada que já existiu na literatura. Só por isso, já entrou na minha estante de favoritos.

É isso. Amantes de ficção-científica, comecem a ler essa trilogia.

Alessandro.Reginato 04/11/2021

Fantástico!
Uma leva grande de personagens, não parecia ter muito sentido tantos?.
Depois de sentir na pele a desesperança, uma guinada de 180° que me pegou desprevenido. Não tem como não ficar muito tempo pensando no final do livro!
Recomendo muito!
Ansioso para ler o terceiro livro!
Quantas ideias fantásticas para ficar remoendo ao final?

Emerson 17/10/2021

Somos todos caçadores
A floresta sombria é uma analogia sobre as relações entre as civilizações no universo. É como se cada espécie fosse um caçador numa floresta muito perigosa em que encontrar alguém significa matar ou morrer.

No livro, alienígenas muito avançados tecnologicamente descobriram a terra e chegarão em 400 anos para tomar posse e extinguir a humanidade. Como os humanos se comportarão em busca de sobrevivência?

Recomendado para fãs de hard sci-fi.