La femme aux pieds nus

La femme aux pieds nus Scholastique Mukasonga

Resenhas -

Fulanuendel 24/05/2024

Linda homenagem e alerta de gatilho!
Esse livro é permeado pelo vergonhoso e recente genocídio de Rwanda contra os Tutsi (1994) de uma perspectiva da perseguição sofrida pré-genocídio e dos modos de viver atacados no processo de colonização e catequização.

Mesmo com um tema tão pesado, ela se atém muito mais à beleza do cotidiano dela e de sua mãe, tornando esse livro uma homenagem à mãe e ao povo Tutsi de uma pureza e delicadeza sem igual.

Mas, ATENÇÃO: Ao contrário do que vi em outra resenha, não vá sem medo. Tenha cautela caso violência policial/militar e violência sexual sejam gatilhos para você. Algumas cenas são muito chocantes, mesmo que não sejam tão frequentes.

Dito isso, se for possível para você, leia! Pouco chega a nós do brasil sobre o que acontece em países africanos. Para a mídia branca só o sofrimento branco importa, então precisamos buscar conhecer o sofrimento dos nossos para que não mais sofram!

Para quem estuda francês: diria que o livro está em um nível entre b1 e b2. Estou no b1 e, em livro físico, tive certa dificuldade, mas com o dicionário no kindle foi bem tranquilo.

Ray Barro 25/09/2022

Livro muito necessário pra quem fala francês
Extremamente importante para entender melhor a colonização da África orquestrada pela França e particularmente pela Bélgica. História muito sensível e que cumpre o papel essencial de representar a cultura dos países africanos na língua francesa. Empresto alguns trechos de uma resenha na versão em português para deixar registrada minha opinião:

"Pode ler sem medo, livro é lindo, todo ele é cheio de afeto, de imagens da natureza, memórias afetivas familiares e culturais, mas tem sempre um filete de sangue escorrendo, e o final uma crítica tão, tão bem escrita que vem numa imagem de um sonho (pesadelo). Uma crítica cortante ao extermínio provocado pelo colonialismo e a violência mascarada imposta pela igreja católica. O relato de Mukasonga sobre os costumes, as crenças, a cultura de sua família e de seu povo tão diversa da nossa, nos transporta à Ruanda, e ao mesmo passo que causa estranhamento nós causa também comoção e encanto.

Esse livro é tão lindo porque é carregado de afeto e de lembranças ternas. E se, despida da concepção ocidental de mundo, faz-se essa leitura, não há como não se encantar com a narrativa.Tem seus trechos chocantes, porque olho daqui do meu lugar, a partir da minha cultura. Mas o que mais choca nesse livro é olhar para os rasgos feitos pelo efeito colonizador. Do meio da terra de Ruanda, abre-se um grande filete se sangue. E os tutsis sangraram, foram exilados e foram violados e violadas.