Em Busca de Nós Mesmos

Em Busca de Nós Mesmos Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Em Busca de Nós Mesmos

Aline 26/05/2024

Para refletir
O livro é escrito por um filósofo e um neurocientista. Já começa jogando a expectativa lá em cima!! rs Clovis de Barros e Pedro Calabrez respectivamente. Ambos trazem estudos, percepções, literaturas para dialogarem sobre perguntas que nos rodeiam desde a antiguidade.

?O que é o mundo??, ?o que é a realidade?, ?o que são os sentidos?? ?qual é o nosso papel na terra? e ?por que nos perguntamos tudo isso?Questionamentos esses que nos seguem, alguns com respostas e outros bem longe disso.

Os autores conseguem perpassar por essas temáticas complexas de uma forma linear para que nós leitores entendamos. Ou seja, trouxeram exemplos da antiguidade até o dias atuais. Para além disso, conectaram temáticas desde a filosofia à física. Sim, neste livro você lerá sobre estoicismo e também sobre buracos negros e pasmem conectando com perguntas ?simples? que fazemos no dia a dia.

Por fim, ao finalizar a leitura, o que fica marcado para mim é a questão de que por mais que tenhamos tantos ?avanços?, sejam eles tecnológicos, científicos, empresariais. Será que estamos nos afastando ou nos aproximando de suprir nossas reais necessidades? Tendo para um pensamento não tão positivo? MAS, meu ?eu projetivo? trabalha bem, há esperança (contém ironia ou não rs)

Thiago548 23/05/2024

Livro em Busca de Nós Mesmos.
Livro indicado para quem gosta de filosofia, mostra a vida de diversos ângulos e diversas religiões mostrando que todas tem um mesmo fim.

Kethelen19 21/05/2024

Interessante, mas um pouco maçante.
Vejam bem, de forma alguma estou a criticar os autores, porém o livro se torna extremamente maçante após as 50 primeiras páginas.
Sempre mais do mesmo, um questionamento, um resposta, outro questionamento, outra resposta.
Tudo muito lírico, muito abstrato, pouca coisa é possível filtrar e trazer para o mundo real.

mmarcelaflores 10/05/2024

Em busca de nós mesmos
O livro oferece boas reflexões, mas infelizmente se torna maçante em alguns momentos, principalmente da metade para o final.

Bianca S 28/04/2024

Cansativo
não foi oq eu esperava...
eu esperava reflexoes profundas e interessantes sobre a vida, sobre nós mesmos e tal..

ate uns... 60% do livro parecia um mundo de sofia um pouco diferente e mais cansativo/chatinho...
aspectos historicos de teorias filosoficas sem fazer uma analogia ou uma analise cativante dessas teorias na atualidade... depois começa uma analise sobre a história da física, universo e blabla, achei chato...

faltando umas 100 paginas achei q as reflexões ficaram mais interessantes e um pouco perto do q eu esperava encontrar ao longo do livro todo...

Nao recomendo.

ps1. por mais q os autores tentem levar em consideração a realidade socioeconomica da sociedade em algumas colocações, achei alguns pontos muito meritocraticos e individualistas... uma logica meio liberal e, consequentemente, rasa...

ps2. sei q é besteira e nao foi nada necessariamente desrespeitoso, mas me incomodou o fato de alguns exemplos que o clovis dar ser relacionado ao corpo (e bunda) feminino... apreciar, apalpar... me incomodou. acho que tinha formas mt mais elegantes e agradáveis de se fazer entender....

Shar 16/03/2024

Interessante
O livro fala de tudo um pouco. Vai muito longe para explicar as coisas. Apesar dos argumentos e justificativas serem bastante profundos e técnicos, os autores tornaram a mensagem simples e bem explicada.

Mateus 09/02/2024

Boom
Bom livro pra refletir sobre a vida e como são as coisas que a permeiam... Clovis e Pedro são duas mentes brilhantes

Elton Cruz 01/02/2024

Não é um livro qualquer
O título pode dar a ideia que é mais um autoajuda, mas de fato, não é! Clovis passa ensinamentos e perspectivas valiosas, com filosofia, mitologia grega e uma pincelada do estoicismo. Além do Pedro Calabrez, que trás a ciência como fator que comprova ideias abordadas no livro. Tenho visões diferente após o término das páginas. Parei por um tempo e repensei em algumas formas danosas e erradas (posso dizer assim) de enxergar a vida estava servindo como lente pra mim. Resumindo: é o tipo de livro que te faz pensar e repensar sobre si, sobre o mundo, realidade e expectativas. Recomendo demais!!

skuser02844 28/01/2024

Que livro, que livro.
A união de duas pessoas extremamente inteligentes, não poderia ter como resultado um livro menos fabuloso que esse.
Não é um livro que traz algumas respostas para questões importantes. O mais importante de todo o livro são as reflexões que ele causa.
Fantástico.

Thainara Ramalho 20/01/2024

Em busca de nós mesmo
Eu achei essa leitura fantástica, linguagem simplista, acessível a todos, muito bom.

"A proposta é viver a vida como um passeio [...] Ao passear, também aproveitamos e saboreamos o caminho."

Ermis_minf 10/01/2024

O livro é mais para quem gosta de filosofia, é algo que eu não gosto muito. Mas é legal que ele ensina cada ideia das ramificações da filosofia e mostra algo que combine contigo para você usar o conceito no seu dia a dia. De todos que ele mostrou eu gostei mais do estoico.