Calibã e a Bruxa

Calibã e a Bruxa Silvia Federici

Resenhas - Calibã e a bruxa

mariaclara.pb 16/05/2022

Excelente
Federici desenvolve como em dois séculos as mulheres se viram reduzidas ao trabalho reprodutivo,ao lar e a sua sexualidade desmoralizada. Uma excelente fonte de pesquisa para quem quer se aprofundar na luta das mulheres e na de classes.

Mila 15/05/2022

Calibã e a Bruxa
Este livro traz um acervo riquíssimo sobre a perseguição que as mulheres sofreram nos séculos 16 e 17, o quanto a sociedade tem medo de mulheres livres, sábias, que tem conhecimento e que curam. Características estas próprias de bruxas e foi por questões bobas que milhares de mulheres foram torturadas e para fogueiras. Desde a desobedecer seus maridos, como ter controle sobre seus corpos a partir de métodos contraceptivos numa época que a força de trabalho era fundamental para o desenvolvimento do capitalismo. Foi um período que mataram mais mulheres que judeus durante o nazismo.

Japa 14/05/2022

Grandioso. Superou minhas expectativas
Extremamente didático. A interdisciplinaridade do livro é encantadora e a autora encontra simplicidade na tortuosidade do tema trabalhado. Eu recomendo pra quem curte história geral, das Américas, da colonização e concernentes. Daora demais, nossa.

nnamaria 05/05/2022

Eu simplesmente amo como as recomendações de professores se tornam nossos queridinhos! Li apenas por conta de uma aula da faculdade e o livro já tem todo o meu amor!

Thamires 01/05/2022

O livro sobre a história das mulheres
Leitura indispensável para entender a história da caça às bruxas e seu impacto na Europa e na América Latina.

Safo from Lesbos 25/04/2022

Explodiu a minha cabeça ?
Sabe aquele tipo de leitura que retira a venda dos seus olhos para muitos assuntos, que chega a te cegar de tanto que você é iluminado pelo conhecimento? Silvia Federici consegue tocar em assuntos diversos, que sempre estiverem conectados, que tem a mesma semente e que a gente nunca havia relacionado! Homofobia, Racismo, Escravidão, Misoginia, alienação do corpo, proletariado como máquina de mais valia e muitos outros assuntos que foram plantados e são frutos da mesma árvore, o Capitalismo!

cifonauta 15/04/2022

eu, particularmente, levei mais tempo do que esperava para terminar o livro considerando a quantidade de informações que nos traz (no texto corrido em si, mas muitas curiosidades e adendos nas notas de rodapé).
achei uma abordagem essencial e com questionamentos muito pontuais da dinâmica do capitalismo até os dias atuais, da acumulação da força de trabalho e uma visão que até então não tinha encontrado em outro lugar considerando o marco das caças as bruxas e controle do trabalho reprodutivo. porém não achei uma leitura muito fluida e por muitas vezes repetitiva, tanto na escrita quanto em termos das ideias expostas (em alguns momentos parece que estamos lendo a mesma coisa de novo e de novo).
salvo minhas críticas, discordâncias e concordâncias, achei um livro muito bom.

@leiolivros 13/04/2022

Calibã e a Bruxa contextualiza e explica o período da caça às bruxas, que aconteceu mais ou menos entre entre os séculos XV e XVIII e cujas consequências reverberam até hoje na sociedade, resultando no machismo e misoginia que nós, mulheres, ainda enfrentamos.

Silvia Federici descreve como o surgimento do capitalismo e o poder da igreja foram fortes influências de controle sob o corpo da mulher, mudando seu papel na sociedade para um de submissão e servidão; e como isso culminou eventualmente em uma das maiores perseguições contra as mulheres na história.

Como uma amiga disse muito bem, esse livro é a aula de história que não tivemos na escola, e que explica muito de como nossa sociedade se moldou no que é hoje.

Passando por todo o conflito na Europa e se estendendo até a conquista do Novo Mundo e como a caça às bruxas se instalou na América, Silvia Federici não deixa a peteca cair em nenhum momento.

Essencial.

Carol 22/03/2022

Comecei a ler o livro em Janeiro e demorei pra terminar pq é uma leitura que precisa ser feita com calma, a autora apresenta muitas informações importantes sobre a caça as bruxas e coloca ótimas fontes, gostei bastante por ela não focar apenas na Europa, mas argumentar também sobre a caça as bruxas em outros lugares, como aqui mesmo no Brasil, no Peru e em alguns lugares da África, (Nigéria e etc...) Vejo que aprendi bastante coisa ??

gimellomiranda 01/03/2022

Livro sensacional. Tem muito conteúdo e ainda assim é fluido, bom de ler. A leitura me enriqueceu muito, recomendo.

Juju 27/02/2022

O capitalismo e a caça às bruxas
A proposta do livro de federici é mostrar como foram necessários os assassinatos de mulheres como bruxas para a transição ao capitalismo.
Ela inicia falando sobre as relações de classes no feudalismo europeu e as revoltas ocorridas nesse período e as mulheres em relação a esses acontecimentos.
Ela fala sobre as consequências da privatização da terra na Europa para os trabalhadores e sobre a desvalorização do trabalho reprodutivo (e outras questões acerca do controle da reprodução) ao mesmo tempo em que as mulheres estavam sendo confinadas ao mesmo.
No terceiro capítulo, ela aborda a transformação do corpo em um instrumento da força de trabalho necessária ao capitalismo e no quarto, explica as características da caça às bruxas e as consequências que isso teve para a vida das mulheres.
Por fim, ela também fala sobre a resistência indígena em relação à colonização das Américas e como isso contribuiu para as mulheres indígenas serem, por vezes, vistas como bruxas.

Luiza.Martins 16/02/2022

Bom mas massivo
Conheci o livro como uma leitura feminista e talvez por causa disso a narrativa deixou a desejar. As primeiras paginas parecem um livro de historia que foca nos minimos detalhes ( o que deixa a leitura extremamente cansativa) e fala pouco sobreva mulher.
Achei que em diversos capítulos o texto nao tem nada a ver com o título dos mesmos o que se torna decepcionante.
Mesmo assim o livro traz reflexões importantes e interessantes.

GIZ 14/02/2022

É difícil fazer uma resenha para um livro tão bom, com tantas questões sendo tratadas e com uma perspectiva que nos faz olhar o nosso presente, buscando respostas no passado. Entender a questão da caça às bruxas é muito importante para entender o surgimento e o crescimento do capitalismo. A autora traz as mudanças na sociedade européia, questões sobre corpo e também a íntima relação desse capital com as invasões européias na América. Com certeza é uma obra para se ler e reler algumas vezes durante a vida.

Rafael Ramos da Rocha 10/02/2022

Um grande livro
Caliba e a bruxa
Com certeza entra aos grandes livros pra vida que eu li, e que acredito que todo mundo deveria le-lo deveria ser leitura obrigatória nos cursos de história, no ensino medio, em cursinhos pré-vestibulares.
Nós crescemos ouvindo sobre machismo, patriarcado, sobre a diferença de remuneração e reconhecimento do trabalho feminino, mas onde isso começa? Qual a origem? Caliba e a bruxa nos leva a essas respostas e reflexões.
E pra além das reflexões sobre a condição da mulher, ele consegue sintetizar contando essa história, boa parte da história da classe trabalhadora, da sua história e de resistência.
Ouvimos falar na escola sobre o período de transição do mundo para o sistema capitalis como uma coisa natural, nos é apresentado nas escolas como, se tudo tivesse ocorrido naturalmente, feudalismo, mercantilismo e finalmente capitalismo, como se fosse natural?
Silvia Federici ao analisar a questão da mulher nesses processo histórico no tras luz sobre esse breu, nos mostra que nao, nao foi natural, foi uma imposição, uma imposição extremamente violenta, com fim de terras e sociedades comunais, na europa e nas americas, e sem esquecer ou deixar de falar sobre a questao da escravidão. Nos mostra como se inicia a ideia de propriedade privada capitalista, a desvalorização da mao de obra, e o GENOCÍDIO feminino, o quanto foi e é ate hoje o preço pago afim de trazer a mãos das elites o poder e o dominio nao so dos meios de produção mas da vida de toda a sociedade.
Nao foi natural, foi violento e genocida, é preciso entender os processos históricos para que tenhamos alguma ideia de como superar estas questões hoje.
Hoje se alguém me perguntasse, que livro eu deveria começar a ler para entender questões sociais, processos históricos sobre os momentos de transição de modelos de sociedade ocodentais, comecem por este livro. É fenomenal!
Thamiris Flor 10/02/2022minha estante
Quero muito ler esse livro e, após ler a sua resenha, a vontade só aumenta. Muito bom!!!

duda 09/02/2022

Leitura importantíssima pra entendermos melhor sobre o que foi a caça as bruxas na sua real definição e não pela forma que a cultura midiática nos apresentou quando eramos crianças. nos faz refletir sobre a condição de mulher desde a idade média e como o capitalismo afetou nossa posição na sociedade até os dias atuais. o uso de imagens é extremamente certeiro, suas reflexões nos abrem os olhos para coisas que normalmente não são ditas, com certeza sou uma pessoa diferente depois dessa leitura, muito ansiosa para ler os outros trabalhos da autora.