História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante




Resenhas -


1042 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Daniela742 09/06/2024

No segundo volume da tetralogia napolitana, Elena Ferrante nos mostra, com mais profundidade, a relação de amizade entre Lila e Lenu e, como as boas ou más escolhas impactaram em suas vidas. Um romance de formação fascinante e cheio de questões complexas?violências, machismo, conflito de classes. Ansiosa para fazer a leitura do terceiro volume.
comentários(0)comente



Iasboto 08/06/2024

Uma vida buscando fugir da margem da realidade
Se o primeiro retratava de maneira mais sútil -aos olhares infantis- a miséria e a necessidade por sair de um ciclo de violência crua e real, lendo a sequência, a todo momento me sentia como se estivesse afogando, e as vezes que saia pra respirar sob a superfície, me fosse dada as respostas: cruéis, sem escrúpulos ou arredios. Acompanhar mulheres lutando pelo fato de serem mulheres na década de 1960, tem um apreço maior ao reafirmar realidades com o contexto atual. Diria que foi de grande desconforto acompanhar mais uma leitura, portanto a aurora (elegantemente desconhecida) planta a necessidade de ler com calma e carinho o passado tão dolorido, e suas consequências carregadas de uma geração inteira em luta constante pela vida. Como diria, em fala direta e segura, Lila à Lenu, "o passado não me dói pois eu nunca deixei de senti-lo".
comentários(0)comente



Manoela.Marroquim 07/06/2024

Rafaella
Lila.
O que ela despertou em mim?
me pergunto quando muitos também perguntaram, principalmente minha amiga raquel.
não me apaixonei por ela. na verdade eu nunca nutri tamanha admiração por ninguém. digo, como fã, sabe? cresci assim, com meus amigos tendo alguém pra admirar, chorar, se basear, alucinar, amar, sem nunca ter conhecido de fato. sem a troca. bom? isso é algo sobre mim.
o que me chamou atenção nela, e por isso eu tô aqui escrevendo, foi o fato dela não dobrar o joelho. muito se fala na controvérsia nas atitudes da personagem. eu não prestei tanta atenção nisso, pois não somos todos controversos? não seria a nossa natureza? a hipocrisia. o bem e o mal. pelo menos o que achamos que são o bem e o mal. o certo e o errado. o bom e o ruim. não me surpreendeu nesse sentido. em momento algum eu desgostei dela. uma criança com gênio forte e curiosidade de onde saiu uma mulher que não se dobra.
eu não me apaixonei por lila, porque eu me encontrei em lila, ou talvez tenha me reencontrado ou me assumido. na vontade de contrariar, as vezes só por contrariar, só por confrontar, mas, também, para questionar. uma pessoa, que em um momento político tão frágil, pensa por si própria, não se abstém a grandes pensamentos de grandes pensadores. ainda, me encontro na fúria de lila, na fúria de se defender, defender o outro. na aversão que ela sente no seu corpo quando é impelida, pelas circunstâncias da época, a deixar de ser. a esconder-se. a tornar-se tão comedida. porque apesar da maldade que existe em suas palavras afiadas, ela tem coragem de ser quem ela é. não justifico suas atitudes, muitas delas eu também não teria, talvez condene, mas ninguém é perfeito. lila sabe disso. as vezes lila busca o confronto. o drama. a afronta a tudo aquilo que ela detesta. ela faz isso de forma lúdica. desfigurando o mundo real. apresentando a cara a tapa. carregando uma bandeira. e que todos vejam. ela é a cruel.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mari. 03/06/2024

??????????
Terminei esse com uma vontade enorme, maior do que a primeira vez, de me debruçar em uma mesa, estrondar um tanto e colocar pra fora toda e qualquer substância, física e emocional, que eu tinha ingerido até ali. não sei, acabar é saborosamente revoltante e martirizante, mas ter lido é como presenciar a primeira grande ocasião em que uma conexão pura é estabelecida. diante de uma escrita tão certeira, que me faz esquecer que estou lendo uma estória e não figurando esses muitos casos de vivências anômalas, absurdo desmedido é conhecê-los. cada vez mais temo pela minha vida ao continuar estes seguintes.
comentários(0)comente



clara :) 02/06/2024

AAAAAAAAA
Esse livro tomou contornos que eu não esperava. eu fico impressionada com a forma que a Elena Ferrante faz com que cenários a princípio ?cotidianos? se tornem tão ricos.

senti muitas emoções lendo esse volume e ele é bem mais pesado que o primeiro, há uma carga emocional muito grande e assuntos bem delicados. como a Lila sofre ein? em contrapartida a Lenu tem muitos acontecimentos felizes nesse livro e torço muito pelas duas.

não faço ideia do que vai acontecer nos próximos mas torço pra que elas não se prejudiquem. tô ansiosa pelo próximo e tristinha que agora ta um pouco mais perto do fim :(
comentários(0)comente



beatriz 01/06/2024

Só ela sabe fazer um universo tão real e IMERSIVO
Esse livro dá um show no primeiro (que eu tive que me esforçar mt para ler até a metade e gostar).

É viciante que nem droga esse livro, você sente amor e repulsa pelos personagens.

Destaque para lenu, me identifiquei muito com ela?
comentários(0)comente



Silva Sousa 31/05/2024

Comecei gostando, no meio tava no ódio e o final eu gostei.
Este livro foi mais intenso que o 1°. Os sentimentos que mais me vieram no coração foi raiva, desprezo, compreensão, leves sentimentos de felicidade. A capacidade da autora de criar personagens que poderiam ser reais é invejável. E nesse livro podemos perceber muito bem que a nossa protagonista, Lenu, é uma pessoa que não sabe se amar de verdade, com uma baixa estima de si mesma e que simplesmente não sabe lidar com seus sentimentos e que também não consegue sorrir pelas suas conquistas. Eu já fui assim e por isso me identifiquei muito com ela. Ficamos o tempo inteiro pensando: Valoriza-se, criatura. Mas, assim como todas as pessoas reais, ela vive ciclos viciosos de auto sabotamento, ela não consegue se sentir bem sendo oque ela é, mas acho que ela sequer sabe oque ela é e a vida dela circula a Lila, sua musa. Lila, conseguiu o casamento dos sonhos de toda mulher do século 20 no interior de um país, porém, não. Lila, apesar da raiva que eu passei com ela nesse livro, tenho de admitir que ela consegue ser material e muito forte e isso faz com que hora tenhamos raiva dela pelos seus comportamentos, mas também há momentos que realmente nos impressionamos com sua dureza e capacidade de só ser ela a todo momento e acho q a condição da família dela impossibilitou ela de se tornar ainda mais incrível e inteligente. Entretanto, ela acabou se casando com um porco, muito nova, e terminou por simplesmente viver a vida limitada de toda mulher de sua época e não só isso como perdeu sua condição melhorzinha e voltou a estaca zero. Mas acho que com toda sua alma, ela consegue dar a volta por cima.
Enfim, comecei com pena de Lila, dps com ódio, dps volter a sentir pena e até respeito por ela e torcendo pra que uma luz chegue nela.
Lena, pra mim é uma pessoa muito complexa e complicada mas acho que ainda dá pra ter jeito.
Enfim, o ódio eu dedico ao Nino, Rino e Stefano.
comentários(0)comente



Rebeca 30/05/2024

Elena Ferrante é uma autora que consegue escrever sentimentos e fazê-los sentir durante a leitura. Uma história simples, sobre o desenvolvimento da vida de duas amigas, completamente comuns, em um bairro comum, flui de uma forma intensa e te prende até o fim, fazendo passar por sentimentos variados.

Os personagens da tetralogia são detestáveis, por isso tão reais. Eles fazem péssimas escolhas constantemente, mas quem nunca? Porém, eles se superam! A gente até tentar relevar o fato das duas amigas geniais serem tão jovens e não terem um ser humano sequer que as ajude a pensar, ou lhes dê um conselho relevante. A gente ler odiando, mas no fundo a gente sabe que elas não tiverem opções melhores na vida.

Enfim, Lenu e Lila, ou você ama ou você odeia.
comentários(0)comente



Indy 26/05/2024

?Cada coisa do mundo estava em suspenso, puro risco, e quem não aceitava arriscar murchava num canto, sem intimidade com a vida.?

Se eu achava que a leitura de "A amiga genial" tinha sido arrebatadora, nessa, me falta uma definição adequada.
Você sente ansiedade pra saber os desdobramentos da estória. Sente ódio e no entanto, compaixão. Tudo parece plausível e compreensível. Nada parece forçado, tudo extremamente coerente, como se fosse de fato estivesse acontecendo.
A autora por trás do pseudônimo é genial e tem uma escrita poderosa.
É não so uma obra recomendável como cativante.
comentários(0)comente



Marybolini 24/05/2024

???
Arrebatada, exaurida, consumida por esse universo!!!!! hoje eu não consegui tirar os olhos dele, me senti a própria Elena. B i z a r r o
comentários(0)comente



Joao Lira 24/05/2024

História do Novo Sobrenome, Elena Ferrante.
Termino o segundo livro da Tetralogia Napolitana com um sentimento de ter lido uma narrativa que tem alma, que tem vida.
Essa é a história da amizade de Lenu e Lila (contada sob o ponto de vista da primeira). Tal relação é permeada por complexidades. Aqui, se pode até ter preferências ? haja vista que essa relação nem sempre é saudável (na verdade, saúde é raro por aqui) ? mas é inegável que as circunstâncias são mais importantes ao se analisar as atitudes das personagens.
Quanta miséria, quanta dor, traições e caos se pode encontrar no cotidiano.
Tenho a impressão de, mais do que nunca, ter acesso à identidade dessas meninas. E apreciei, sobretudo, o panorama histórico e político do século XX na Itália mostrado no livro. Me fez ter a seguinte reflexão: Se, por um lado, os conflitos do mundo nos trouxeram até aqui, por outro, a nossa vidinha louca vai nos conduzindo até a algum lugar. E pouco temos controle sobre isso.
comentários(0)comente



sara 21/05/2024

A proposta é simples: duas amigas, cada uma tendo tudo que a outra quer, ambas infelizes com o que têm e tentando superar uma a outra. E o livro entrega drama, choro, sentimentos, paisagens bonitas e o mais especial de tudo: te dá a capacidade de sentir. Sentir alegria, tristeza, ultraje, inveja, raiva, a cada virada de página uma batida diferente. É sim muito fenomenal. Li em um dia só, as páginas me hipnotizaram
comentários(0)comente



letAcia1172 21/05/2024

De alguma forma eu estou presa à história de Lenu e Lila e só vou sossegar quanto terminar o quarto livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1042 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR