Os meninos que enganavam os nazis

Os meninos que enganavam os nazis Joseph Joffo

Resenhas - Os Meninos Que Enganavam Nazistas

Bea 06/04/2023

Mesmo sendo um assunto muito pesado de se ler, Joffo consegue deixar a leitura leve e fluída.
Eu amei!

samys1 30/03/2023

Recomendo mt.
Eu li em poucos dias, além de ter uma escrita fluida e a história em si ser muito interessante! Conta a história de dois irmãos que infelizmente sempre precisam fugir dos nazistas. É uma sensação ótima quando tudo acaba, apesar de não ser a minha história, me senti aliviada por todo aquele sofrimento acabar. Um dos melhores livros que eu já li. Leam!!

Vivis97 28/03/2023

Achei a frase na capa do livro um pouco exagerada "dois irmãos fizeram uma promessa... nunca se separar." Traz uma romantização que não existe (e na verdade eles se separaram em alguns momentos), eram duas crianças tentando sobreviver.
Mas eu gostei da leitura, apesar de ser uma história real e bem pesada. Interessante ver a diferença do holocausto em cada parte (os anos de Guerra na visão do Joseph e na visão da Anne).

Carol1349 20/03/2023

O livro que inspirou o filme que narra a fuga de dois meninos judeus que fogem dos alemães durante a segunda guerra mundial. O livro é cheio de momentos de tensão e sofrimento misturados com a leveza e inocencia do pensar das crianças. Torci pelas crianças e família Joffo do início ao fim. Que leitura bacana!

Pão 14/03/2023

Real e Emocionante.
Esse livro e muitos outros que contam histórias reais de pessoas que viveram a segunda guerra mundial deveriam ser obrigatório nas escolas do mundo, para que nunca mais se repita situações como aquelas em nenhum lugar. É terrível saber que o Joseph e a sua família passaram por todas essas coisas, pior ainda é saber que não foi a única família.

Isso nunca mais deve se repetir!

Sobre o livro: A leitura pra mim foi super rápida, não é difícil e nem lenta como muitos acharam. É muito triste no decorrer da leitura. Vale a pena ler esse livro. Tem o Filme tbm. Vi o filme antes do livro.

Ju 28/02/2023

Muito sobre a vida
" O presente é o tempo sem surpresa, um tempo ingênuo, aquele que vivemos as coisas como elas acontecem, ainda novas e vivas."

Não esperava nada do que encontrei, retratando uma época tão conturbada é uma surpresa que tenha sido uma leitura tão leve.

Gosto de livros que falem sobre a história de forma mais pessoal, porque quando contada assim mostra verdadeiras experiências, e os irmãos Joffo viveram uma vida inteira nesses anos de guerra.

Me apaixonei por essa história, por esse mundo tão ingênuo da infância, que os acompanhou mesmo quando tiveram que se tornar adultos.

Queria que mais pessoas conhecessem, foi particularmente encantador.

Leo 20/02/2023

Emocionante
"Ser judeu é amar sua família, respeitá-la, honrar seu pai e sua mãe como é dito nos dez mandamentos [...]. É ainda arrastar atrás de si mais de cinco mil anos de inquietude e de tradições, e não tentar se desfazer delas, porque, contra tudo e contra todos, apesar das perseguições e do genocídio, o povo judeu conseguiu sobreviver."

Livro muito emocionante, que escancara o quão cruel e aterrorizante foi o período da Segunda Guerra Mundial.

feer 31/01/2023

História real

Isso nunca mais deve se repetir!

Pedro han 09/01/2023

Sobre o livro
Achei legal e muito bom já que mostra sobre como judeus era fugir/escapar dos nazistas,só que eu acho que corre muito,não é muito detalhado,mas recomendo

Dear Moon 09/01/2023

Os meninos que enganavam nazistas
Esse livro é muito legal,porém a leitura (no meu caso) foi um pouco demorada e conforme fui lendo comecei a gostar bastante da história,em vários momentos a história ficava tensa e triste. Achei um livro que me fez refletir bastante sobre a minha vida e muitas vezes eu me pegava sentindo/imaginando tudo o que eles falavam. Recomendo bastante para o pessoal que se interessa pelas histórias da segunda guerra mundial e gosta de um livro mais "denso" na parte de leitura.

Yas 08/01/2023

Os meninos que enganaram nazistas
Comecei a ler pra escola e amei o livro! Tava em uma ressaca e não conseguia ler nada, mas esse livro conseguiu me destravar. Sua história é incrível e o amor e inocência com que Jô trata a sua vida é ainda mais.
Enfim, mesmo com muitas dificuldades, os irmãos (e família) Joffo chegaram ao fim da guerra "ilesos"... pra mais detalhes leiaaa.
Tempos difíceis mas o amor, a felicidade, nunca deixaram os irmãos Jô, que continue assim por tempos cada vez melhores!

Juh 01/01/2023

Apenas leiam
O que falar sobre esse livro? Virou um dos meus favoritos da vida, porque histórias reais me comovem, principalmente quando envolve crianças. Se você gosta de história, segunda guerra e/ou histórias baseadas em fatos reais, leia este livro!

kaique.kauA 30/12/2022

mt bom
mt bom

roubei esse livro da biblioteca da minha antiga escola, não me arrependo. leitura mt boa e divertida.