Um Ano Solitário

Um Ano Solitário Alice Oseman

Resenhas - Um Ano Solitário

Fofox 07/02/2024

Meio assim
Não sei o que sentir com a escrita da autora, mas achei que algumas coisas aconteceram rapido demais e outras foram meio atropeladas, o final então nem se fala, mas no geral foi uma leitura legal.

Iristark 07/02/2024

Eu tava amando o livro e muito presa a história até a parte dois, até então eu estava me identificando muito com a Tori, toda a melancolia, o sarcasmo dela, ela também passou por bastante situações que foram "afundando" ela, mas a partir da parte dois eu fiquei mt confusa com as coisas, os personagens pareciam tomar umas atitudes meio sem sentido, fiquei um pouco perdida, apesar disso foi uma leitura muito boa, não fiquei muito feliz com o plot twist, mas foi o primeiro livro de Alice, acho que é compreensível. Acho que eu preciso reler a parte dois com mais calma pra absorver melhor.

Enzo 07/02/2024

Maravilhoso
Adimitir que quando me interessei em ler esse livro foi apenas por que eu amo a autora e ele estava disponível no KU. Porém me surpreende muito a história, um dos melhores livros nesse começo de ano.
A Tori é uma protagonista incrível, amo demais o jeito dela, como ela consegue sempre ser sarcástica, além do quanto é perceptível o quanto ela vai declinando conforme a trama. Achei muito bom o quanto ela deixa claro tudo o que ela sente e mostra totalmente dos seus sentimentos e seu conflito sobre ser amada e precisar cuidar, o quanto sua presença é importante para Charlie mas ela não dá valor algum a sua vida.
O livro tem muitos gatilhos ao longo da história, alguns abordados de maneira bem direta e que mexeram com o nosso emocional.
A tram é bem concisa e principalmente quando Michael aparece ele sempre brilha demais no livro, a presença e a química que rola entre ele e a Tori são incríveis. Gostaria que a Becky tivesse sido um pouco melhor desenvolvida, pois em alguns momentos ela pareceu perdida na trama, já o Lucas ele foi outro que no final se perdeu no livro e tinha um grande potêncial.
Em geral a história é muito cativante e te prende do início ao fim, é impossível não se identificar em algum momento com alguém. Eu diria que o maior problema são os últimos 4 capítulo, eles deram uma murchada na história e o plot final já estava muito obvio aquela altura. Entretanto, o prólogo é de aquecer os nossos corações.

mazerable 06/02/2024

............
Só dei duas estrelas por Alice ter a proeza de escrever um livro aos 19 anos e eu acho isso um marco bem difícil pra idade. Mas tudo nesse livro me irritou. Comecei por achar que seria interessante, mas tudo é bem banal e sem sal, arrastado e um final bem patético. A protagonista é simplesmente infeliz por ser infeliz. Os personagens são tudo CHATO (pra n dizer insuportável), as conversas entre eles são completamente irritantes, me deu vontade de dar um soco na cara de todo mundo ?

gabsreadings 06/02/2024

Solitaire
Bom, é um livro cheio de referências a cultura pop o que eu aprecio bastante, vi muita gente chamar a Tori de chata por sempre reclamar e falar mal de tudo mas meu deus, o ponto da personagem é justamente ela ser alguém extremamente pessimista e melancólica, vocês esperavam O QUE?
Gosto muito de como a Alice se aprofundou no universo nesse livro, Heartstopper, por mais q twnha momentos sérios e tristes, ainda trás uma visão muito alegre sobre tudo e Solitaire quebra isso, mostra mais a fundo a seriedade e o caos de tudo.
Sim, o plot é previsível, já esperava q o criador do solitaire fosse aquele e q o casal X se formaria mas mesmo assim eu gostei? foi uma leitura boa, triste, mas boa. Como hma garota adolescente, gosto de ler sobre personagens q passam sobre as mesmas confusões e dores q eu e eu acho q a Alice representou isso muito bem na verdade, quem nunca quis m*rrer e levar a escola no caminho né?
Enfim, recomendo esse livro, é uma leitura rápida e fluida, tem uma escrita bem coloquial o que deixa fácil tudo. Mas so um aviso: so você esteja querendo começar o Omensverse, comece com Heartstopper, depois vá pra Solitaire, vai fazer mais sentido assim.
Anna 06/02/2024minha estante
que resenha linda de se ler

Queen.of.Nothing 06/02/2024

Não gostei muito desse livro, achei meio chato e confuso, e acho que eu deveria ter terminado de ler heartstopper (li até o segundo livro) primeiro pra depois ler esse livro.

Titi 05/02/2024

...
Não gostei tanto assim.
O livro não me agradou muito, a linguagem não é o meu estilo e todos os personagens são muito chatos.
Foi uma leitura muito rápida e leve, mas a história não fez muito sentido para mim.
mazerable 05/02/2024minha estante
Tá sendo um sacrifício ler esse livro com o tanto de personagem CHATO mano ;-;

Titi 05/02/2024minha estante
Sério, quase não aguentei

mazerable 06/02/2024minha estante
Eu terminei hoje e eu quero me dar uma surra por perder tempo com esse livro kkkk é muito ruim mds

Sarita.Talmeli 04/02/2024

O livro de estreia da autora traz uma história interessante, bem escrita, com personagens cativantes e reais. É o tipo de livro que gostaria de ter lido quando adolescente, me vi na personagem principal muitas vezes, relembrei algumas passagens da minha própria adolescência, e foi uma ótima forma de revisitar o passado.

tiffany 04/02/2024

Tudo o que eu precisava
Amei, amei, amei.
Com certeza um dos melhores que eu li esse ano.
Já adoro livros que abordam assuntos importantes e delicados da adolescência.
Gostei bastante da Tori, apesar de várias cenas em se encaixa no estereótipo de "adolescente chata", mas em geral eu entendo a forma como ela age. O mistério do blog solitaire é até meio previsível, mas o desenvolvimento dos acontecimentos valeram a pena.

at_angel 03/02/2024

Sofri e amei
Amei, amei, amei.
Bem o livro q tu sofre com tudo e sai questionando toda a sua vida.
Incrível como Alice consegue descrever tão bem certos sentimentos e escrever sobre assuntos tão pesados de forma tão leve, ainda sem tirar a gravidade deles. É uma forma responsável e muito identificável de tratar a história.
A Tori é uma personagem tão complexa e que eu tive sempre muito interesse desde de Heartstopper e aqui da pra enxergar muito bem o que passa na cabeça dela, que é muita coisa.
E a relação dela com o Michael é tão genuína e complicada que é real. E os personagens são muito reais, e isso que eu amo sobre esse universo.
Paciência pode matar, mas um dia a espera acaba e vc percebe q nunca esteve tão sozinho como achava.

Kmil4_7 03/02/2024

10/10
Esse livro foi simplesmente perfeito, fiquei fascinada, a escrita é boa é satisfatória, me identifiquei em alguns trechos.
Posso imaginar que algumas pessoas não gostem pelo "drama" que a tori faz, mas consegui compreender perfeitamente os sentimentos dela.

Mari Mirandinha 03/02/2024

Legal conhecer a história da Tori depois de ter lido Heartstopper. Também é muito bom reencontrar o Nick e o Charlie. Apesar de ser o tipo da história adolescente que eu fujo, foi bom para sair da ressaca.

farofadecouve 03/02/2024

Não sei o que pensar
Gosto muito dos livros da Alice Oseman e pelo que eu saiba esse foi o primeiro lançamento dela. A leitura fui uma mistura de sensações, assim como todos os outros da autora foi bem viciante, não conseguia parar de ler. Porém, achei grande parte do livro bastante confuso, nao sei, as atitudes da protagonista são muito incoerentes e me irritei um pouco com essa de "odeio tudo e todos" no off eu sou um pouco assim, confesso.