Confissões

Confissões Kanae Minato

Resenhas - Confissões

Lay 06/06/2024

Do tipo q prende do início ao fim
Desde q vi essa indicação numa lista de ?livros viciantes?, fiquei muito curiosa! Eu tava precisando ler um livro q me deixasse obcecada!
Indico muitoooo essa leitura!

Hadlla.H 03/06/2024

O final compensa o resto
"Confissões", de Kanae Minato, é um livro que, para mim, apresenta várias inconsistências em seu enredo. Vejamos, a premissa de uma história de vingança é muito interessante, o ar que se constrói causa muita expectativa, principalmente se falarmos da questão do sangue contaminado e a tensão que é gerada após essa revelação. Mas acaba que, esse enredo é mal construído.

O enredo central, que gira em torno da vingança de uma professora após a morte de sua filha, e isso possui um potencial significativo. Contudo, a maneira como a narrativa é conduzida é em muitos pontos desinteressante. A conexão entre os eventos as vezes é muito fraca, e muitas partes ao longo do livro são desconexas do enredo que se firmou ali no início, o que dificulta a criação de um fluxo narrativo coeso e envolvente.

A escrita de Kanae Minato é um ponto que também pode causar certas divisões. Embora eu não tenha observado nada fundamentalmente errado com seu estilo de escrita, acredito que ela não vá agradar a todos. Em particular eu observei que, a condução dos diálogos em certas partes da história é cansativa e confusa. Há uma sensação de que a narrativa poderia ser um pouco mais fluida e menos repetitiva.

No que diz respeito aos personagens do livro, a obra nos apresenta um desenvolvimento que é, ao mesmo tempo, interessante e frustrante. Os personagens são bem trabalhados quanto a questão da personalidade, mas há muitos furos no enredo que comprometem a consistência e o entendimento por parte do leitor de suas ações e motivações. Por exemplo, uma personagem inicialmente retratada como boazinha subitamente se transforma em uma figura "megalomaníaca" sem nenhuma uma justificativa sólida apresentada de forma clara na história.

A protagonista, uma professora cuja filha foi assassinada, é uma figura central que deveria ancorar toda a trama do livro porque ela é o pavio da história. No entanto, o desenvolvimento dos personagens que estão ali orbitando o entorno dela, como os alunos responsáveis pela morte de sua filha, sofrem de certas inconsistências. O desenvolvimento inicial desses personagens é promissor e é interessante, mas determinadas ações desses personagens ao longo do livro não se conectam de maneira convincente com a evolução apresentada anteriormente, principalmente se lembrarmos do início.

Apesar dessas falhas, o final do livro é surpreendentemente forte e eu diria facilmente que é um final meio "This is cinema" e talvez o ponto alto da obra. A conclusão da vingança da professora, sem a necessidade de ela mesma recorrer à violência direta contra os responsáveis, é um desfecho bem interessante e satisfatório. Os culpados são os que destroem suas próprias vidas, o que traz uma sensação de justiça poética.

Em resumo, "Confissões" é um livro que mistura elementos de suspense e drama psicológico com uma execução que pode não agradar a todos, e particularmente não me agradou muito. O enredo interessante é prejudicado por uma condução desinteressante e diversas inconsistências no desenvolvimento dos personagens. No entanto, o final marcante compensa, em parte, essas falhas, proporcionando uma reviravolta que deixa uma impressão duradoura e até que positiva.

Flavia_Lo 31/05/2024

Aí, que saudade que eu tava de ler um suspense diferente.
Não me lembro quem indicou, o que me contaram ou se eu só achei no meio da biblioteca do Kindle e gostei da temática.

Só sei que quando eu comecei a ler, já não lembrava de mais nada, comecei às cegas.

O livro é dividido em 6 capítulos, com confissões de 5 pessoas diferentes. O que a gente sabe é que a filha de uma professora morr&u afogada na piscina da escola e agora, uns anos depois, a prof volta fazendo um monólogo, contando que sabe que não foi acidente e sim um assassinat0 planejado.

Todas essas confissões são de pessoas próximas dos possíveis assassinos ou deles mesmo.

Eu gostei bastante, quando comecei o primeiro capítulo, jurava que ia odiar, que seria muito arrastado, mas depois disso as coisas fluem melhor, alguns acontecimentos são bem repetitivos, porque são narrados de vários pontos de vista diferentes, mas como eu li esse livro aos poucos, não foi algo que me incomodou.

Enfim, adorei, fiquei surpresa com o plot, não muito, mas fiquei, as crianças desse livro são bem perturbadas, que nem a família delas, eu amo (risos).
Samukk 31/05/2024minha estante
Esse final foi maravilhoso

Flavia_Lo 31/05/2024minha estante
samu, me surpreendi muito, até me perdi em quem é mais maluco kkkkkkkkk

Samukk 31/05/2024minha estante
Os japas devem competir quem é o mais maluco kkkk

Flavia_Lo 31/05/2024minha estante
crianças em geral ?????
crianças nesse livro ?????

JuliaAbreu19 02/06/2024minha estante
esse pareceu interessante em, já vô bota na minha próxima lista

Flavia_Lo 02/06/2024minha estante
Ju, esse livro mesmo não sendo o mais surpreendente que já li, tem uma proposta bem diferente, eu adorei

Isabelle.Prall 28/05/2024

Amei ! O livro conta a perspectiva de todos os personagens principais da história! Genial o final ?

Art.inexistente 26/05/2024

Moriguchi é fd ??
De início eu não gostei em muitas coisas na história. Como por exemplo a forma como é narrado, mas aos poucos fui me acostumando.
A história e a tensão em si ficam boas chegando pro final, pois no início vc fica tipo (ta mais... qual o mistério nisso?) E então a gente tem esse tapa na cara e um plot twist qie nos pega desprevinidos. Foi uma história curta e que se da pra ler em um dia, e o que salvou esse livro de inicio pra mim foi o plot mas... acho q a vingança da professora foi a chave de ouro.
Leiam!

Jessica 18/05/2024

A narrativa japonesa é um tanto diferente do que estamos acostumados, pois não são muito fornecidas as descrições dos cenários, ou sequer dos personagens. Também não dá muitas voltas, é bem direto ao ponto. E, mesmo assim, consegue nos prender a todo o momento e, pelo menos eu, conseguia visualizar tudo muito bem mesmo sem esse apoio.

Pense num livro que não dá vontade de largar! A cada pergunta respondida, outra surgia e eu precisava continuar para saber mais. E, mesmo não sendo o foco do thriller, ele nos mostra temas muito sérios - principalmente em relação à cultura japonesa, como bullying, machismo e relações familiares problemáticas - que são bem desenvolvidos e extremamente necessários para entendermos a trama central.

Minha única crítica é a respeito da forma leviana como tratam a doença HIV, foi de fato um desserviço.

Deixo aqui o alerta de gatilho, pelos temas que mencionei.

PAULA 17/05/2024

O livro conta a história da morte de uma garotinha com apenas 4 anos, filha da professora Moriguchi e a surpreendente descoberta que a morte não foi acidental, mas sim premeditada, um assassinato em busca de vingança e reconhecimento, praticados por dois alunos da sua turma.
Essa descoberta muda toda a sua vida e a busca por vingança, aliás, por ensinar uma lição de cida a esses alunos, passa a fazer parte da vida dessa professora e mãe dedicada que sempre foi para a sua filha.
É surpreendente o desenrolar dessa narrativa, a justificativa presente por parte daqueles que praticaram o crime, como se fosse algo aceitável, mesmo sabendo que nada,.por maior que seja a sua dor, nada justifica tirar a vida de uma pessoa inocente sem mais nem menos.
Fiquei impressionada.com cada detalhe e isso nos faz pensar em muitas coisas na vida, pois hostórias como essa não estão longe de casos que já ocorreram ou podem ocorrerem na sociedade.
Parabenizo a autora por cada detalhe, cada pensamento minucioso que cada um desses alunos tiveram na hora de viverem suas vidas e praticar seus delitos.
Nota 10.

Duarda 10/05/2024

Ensaio sobre vingança
História completamente bizarra sobre a perversidade humana, como já é de se esperar da autora (para quem já teve contato anterior).

Essa leitura conseguiu ser mais arrastada do que o último livro que li dela, Penitência, acredito que a repetição excessiva das informações (por causa dos diferentes pontos de vista) acaba cansando, apesar de eu compreender o objetivo da autora e que essa é a sua forma de escrita.

Apesar de tudo, eu realmente achei que a história dos acontecimentos já fossem sádicas o suficiente, mas o final ainda conseguiu me surpreender. Não esperava os passos finais da personagem ate a penúltima página. No final, é possível entender uma conexão entre os personagens principais da história através da relação deles todos com a família, em especial com as mães.

No mais, é uma leitura interessante, ler obras da Kanae só me fazem relembrar que por mais que eu ache tudo isso uma loucura, ainda há pessoas no mundo capazes de cometerem coisas piores.

Larissa Amaral 09/05/2024

As confissões mais bizarras que já vi
Só pela sinopse do livro você já é capaz de imaginar o peso que a história carrega e ao ler o primeiro capítulo narrado pela professora Yuko, mãe da criança que foi assassina é possível sentir toda a dor e revolta de uma mãe que perdeu sua filha.

Os demais capítulos são narrados por pontos de vistas de pessoas diferentes, incluindo os assassinos, e mostrando como cada um enxergava o que ocorreu.

Como a própria sinopse já deixa claro, é uma história que narra sobre o sedento desejo de vingança de uma mãe que perdeu sua filha, as consequências desse crime na vida de cada um dos envolvidos e um forte senso de justiça que acomete a todos que sentem que devem punir os culpados.

É uma história pesada mas também profunda que nos coloca pra refletirmos diversos aspectos de nossa sociedade. E nos faz sentir raiva e pena dos personagens envolvidos.

Obs: Ainda bem que li esse livro pelo Kindle Unlimited e não gastei dinheiro nele, porque honestamente não achei tão impressionante quanto esperava.

Clara.Okiishi 08/05/2024

Suspense com enredo muito bem construído! muito rápido de ler, ótimo pra sair de ressaca literária. muito interessante ser narrado por várias personagens e mostrar a perspectiva de cada um do mesmo do crime. recomendo demais

fbiaggioni 08/05/2024

Maravilhoso
Dois estudantes assassinam uma criança de quatro anos, filha de uma de suas professoras. O desenrolar da história conta como ela, de uma forma genial, se vinga.
O livro mostra o ponto de vista dos dois assassinos, da mãe da vítima, da mãe de um dos assassinos, e de uma aluna que acompanhou a história desde o começo.
Completamente sinistro e genial.

Mariana 06/05/2024

Gostei muito!

Um livro com a escrita fluida e gostosa de ler, posso dizer que me surpreendeu do começo ao fim.

Achei muito interessante a história ser contada por diferentes pontos de vistas.

Muitas reviravoltas, revelações e enredo bem construído!